Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Pontes 3.o PASSO

Registrado: 31/12/09 Idade: 38 Mensagens: 462 Localização: São Luís - MA
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:24 pm Assunto: Bouganvillea gigante yamadori [Atualização 16/10/12]- RPP |
|
|
E aí galera! Estava meio sumido por causa do pouco desenvolvimento das minhas plantas nesse inverno, mas agora to de volta e preciso MUITO da ajuda de vcs!
Principalmente dos mais experientes que já tiveram e tem exemplares desse porte!!!
Hoje de tarde, eu estava em casa me preparando para sair quando passei pela varanda e resolvi dar uma olhada na obra que está tendo aqui na escola em frente. A uns 2 dias começaram os trabalhos pesados de retirada de um barranco com uma escavadeira. Um Salgueiro e vários pinheiros (não sei qual espécie) já haviam sido assassinados nesses ultimos meses com o andamento da obra por ali, ams uma enorme "moita" de bouganvillea rosa ainda sobrevivia. Até que hoje ela foi brutalmente esquartejada e arrancada pela escavadeira. Quando cheguei na varanda eles estavam começando a "podá-la" com a pá da escavadeira. Por alguns minutos fiquei ali sem saber o que fazer, mas como eu já havia conversado com a coordenação da escola a respeito das plantas que seriam removidas, não pensei mais e corri até lá. Nos ultimos dias tudo que poderia ser aproveitado já havia sido "jogado no lixo", misturado à terra que enche 2 caminões a cada 10min. Só a bouganvillea que ainda estava lá e por sorte eu cheguei a tempo.
No exato momento que cheguei no canteiro de obras o operador da escadeira tinha acabdo de arrancar o que sobrou dela da terra e estava preparando para jogar no caminhão. Depois de alguns acenos de braços e gritos de aviso ele nos viu (eu e um empregado da escola) e despejou a pobre vítma perto de onde estávamos.
Era um verdadeiro monstrinho que apelidei de Mobdick. Enorme e cheia de raízes grossas, pesada e difícil de carregar. Esta é a foto dela depois de arrancada:
By luzernejf at 2011-08-24
Na hora o que consegui para cortar um pouco as raízes foi uma foice. Depois de muita foiçada, foi a parte mais difícil: levá-la pra casa. A minha sorte é que moro em frente, mas carregar uma criança dessas (de uns 30Kg no mínimo) foi muito penoso. O maior problema é a falta de jeito pra segurar...
Deu bastante trabalho, mas consegui trazer ela pra dentro. Quase que ela não passa pela porta estreita da varanda!!!
Em seguida a dificuldade era mante-la pelo menos um pouco umida. Por perto não tinha nada onde coubesse ela, nas redondezas nenhuma loja onde eu pudesse encontrar uma bacia... Por fim arrumei umas sacolas grandes, colei +ou- com superbonder, amarrei e coloquei um pouco de terra.
Aí está ela de duas visões diferentes:
O modo como os galhos foram "podados" deixou ela com essa aparencia de esquartejamento, não sei se serro estas partes ou deixo assim até que ela se recupere...
Aqui está ela com as sacolas pra reter a terra em volta do que sobrou das suas raízes:
Amanha vou comprar uma bacia, um arco de serra pra podar as raízes grossas e um ferro de solda baratinho pra furar a bacia!
Então amanha já posto novidades!
Será que tem futuro?
Essa eu realmente preciso de MUITA ajuda, pois mesmo que não modele ela como um bonsai (gigante) quero que ela sobreviva e quem sabe vire uma bela árvore num sítio ou algum lugar que tenha espaço pra isso!
Agradeço desde já todos que puderem me ajudar! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Editado pela última vez por Rafael Pontes em Ter Out 16, 2012 11:19 pm; num total de 7 vezes |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:36 pm Assunto: Re: Bouganvillea Monstrinho (Mobdick) - RPP |
|
|
O Cara que arrancou ela tb, poderia ter tido um pouco mais de cuidado, ele destroçou a pobre!!! Acompanhando!!! |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 9:48 pm Assunto: |
|
|
Pois é Renan... foi tudo feito na base da escavadeira...
foi uma dessas aqui ó:
Se desse eu tinha ido lá, podado ela e tirado com cuidado... mas eles não iam me deixar parar a obra só pra isso hehehehe _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 11:15 am Assunto: |
|
|
Rafael, atualiza as fotos pra gente com os procedimentos que fizeste.
Muita paciência, areião, água, enraizante e sombra.
Esquece a Mob por bastante tempo...
Ela está bem detonada mas quem sabe não?
Primaveras são bem resistentes!
Abraços e boa sorte. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 11:43 am Assunto: |
|
|
a escavadeira e sinistra mesmo!!!!
kkkkkkkkk
Mais postas mais fotos ae pra gente ve a bixona planta agoraa...
e boa sorte com elaaa!!
Abraxx |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 5:09 pm Assunto: Atualizando 25/08/2011 |
|
|
Aí vão os trabalhos de hoje:
Comprei uma bacia (a maior da lojinha), um ferro de solda baratinho só pra furá-la e um serrote pra quebrar o galho (literalmente) já que aqui eu não tinha nada do tipo.
By luzernejf at 2011-08-25
Depois de furada a bacia ficou assim:
Axo que dá uma boa drenada.
Serrei, serrei, serrei e serrei mais... Depois de algumas bolhas na mão e um braço muuuito cansado, cheguei nesse ponto:
A raíz mais grossa do fundo, que deixava ela muito alta ainda para a bacia que eu arrumei seria impossível de serrar manualmente com aquele serrote cego, ainda mais depois de todo o esforço que eu já tinha feito. Por sorte aqui do lado da minha casa tem uma obra e o encarregado me emprestou uma serra circular manual que me ajudou bastante. O ponto mais grosso que serrei devia ter uns 15cm de diâmetro!!!!
Então enfim ela ficou assim:
Na hora de tirar a fot cortei a parte de baixo e acabou não dando pra ver ela toda, ams já dá pra ter uma idéia. Reparem no fundo o tanto de raíz que foi retirada.
Preparei um substrato com 60% pedriscos e 40% terra de onde ela veio
E depois de plantada ficou assim:
O problema é que cometi um "pequeno grande erro". Não passei pasta cicatrizante nos cortes das raízes...
Estou com medo de isso prejudicá-la muito, fazendo com que ela apodreça de baixo para cima e que por fim ela venha a morrer.
Outro detalhe é um buraco bem fundo que só fui reparar depois de envasada.
E então, o que acharam?
Será necessário retirá-la da bacia para passar a pasta cicatrizante nos cortes das raízes, ou dá pra ficar assim?
Agradeço a ajuda de todos! E aguardo comentários! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 7:40 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael;
Pela minha experiência em bugas, elas pegam fácil, mesmo um tocão destes...
Um amigo me disse que bougainville pega até se a gente bater no liquidificador hehehe...
É só ter muito cuidado com a rega, não deixe faltar agua para ela agora que está se recuperando.
Na minha opinião, os galhos "esfiapados" pela retro vão deixá-la mais interessante no futuro, quando vc for trabalhá-los.
Olha só essa buga da Bonsai Morro Velho, repare que quase nem sobrou tronco:
 _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 9:10 pm Assunto: |
|
|
Pelas fotos da pra ver que é um otimo materia, com fé vai pegar mesmo... e essa parte dela meio amassada ae fica tranquilo que nada que uma retifica não possa cuidar!!!
Vai que vai da certo!!
Abraços e sorte com ela ae  |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 9:26 pm Assunto: |
|
|
Valeu pelo apoio pessoal!
Vou cuidar direitinho dela e ficar de olho! Hoje já coloquei +ou- 1,5l de solução enraízadora e daki a uns 2 dias vou repetir a dose.
Vejo potencial como uma possível frente essa foto aqui:
Mas agora tenho mesmo é que me preocupar e focar no enraízamento e em seguyida brotação!
Abraços! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 10:20 pm Assunto: |
|
|
boa noite, grande Rafael nas minhas eu prefiro plantar só no pedrisco e com hormonio enrraizador, é mais segura quanto áos fungos e outros males nas raizes, mas vai com fé irmão vai pegar!!
Háa olha a minha romã de hoje a noite...[img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 25, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
pPo Otoniel valei pela dica.
Eu queria ter feito isso, mas o volume de substrato era muito grande e eu não ia ter pedrisco suficiente, ainda mais com os vários reenvases que terei que fazer nessa primavera hehehehe
Mas vamos torcer que pega sim!
como diz o pessoal: "Oremos" hehhe
abração! _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
grandinha ela hein.... a minha é um palito de dente perto da sua _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rafael Pontes 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 1:38 pm Assunto: |
|
|
Valeu galera, continuem espiando que assim que tiver novidades eu posto aqui!
Ah esqueci de colocar as medidas dela.
Ela tem 75cm de circunferencia, o que dá +ou- 12cm de diametro e consequentemente 6 de raio)
Beeeeem grandinha ela! hehehehehe
Com certeza se ela "pegar" vai ficar crescendo à vontade por um tempo e quem sabe na próxima primavera eu dou uma trabalhada nos brotos dela! =P
Abração galera _________________ Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 3:47 pm Assunto: |
|
|
daqui uns 8 meses...
planta ela no chão....
bastante areia misturada ao substrato _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|