Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavão
Registrado: 06/08/11 Idade: 51 Mensagens: 24 Localização: Francisco Beltrão-PR
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 11:06 pm Assunto: ligustrão |
|
|
achado em um muro de pedra derrubado.
(o arame está enterrado no tronco)
vieram as brotações mas acho que também há brocas em atividade pois apareceu um farelinho em alguns buracos. o que eu devo passar?
A planta é grande e eu acho que cabe um trabalho com madeira morta.
achei um projeto viável:
é isso. sugestões? |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 11:53 pm Assunto: |
|
|
Grande achado, Gustavão.
Material que promete muito.
Esta sua idéia de trabalhar o tronco oco é muito boa mas se fosse minha aguardaria a recuperação e deixava brotar livre. Pode ser que ela apresente ouro "caminho". _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Gustavão
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 12:50 am Assunto: |
|
|
é verdade Ricardo.
De qualquer modo vai ter que esperar, pelo menos até eu arrumar ferramentas necessárias para trabalho desse porte.
agora minha preocupação mesmo é a saúde da planta. acho que vou afogá-la em água amanhã (li em outro tópico) caso o ataque seja de cupins, e depois procurar algum produto em casas do gênero.
abração. |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Esse eu queria, que Beleza. É um Ligustrum japonico nao é?
acompanhando os procimos capitulos.
até... _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Gustavão
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 8:11 pm Assunto: |
|
|
bad news.
consegui afogar a planta na água somente até a metade. não tinha bacia maior. começou a sair um monte de cupin por furos que eu não tinha limpado.
passei jimo cupim (o atendente do armazém falou que não prejudicava). depois de umas horas e uma boa limpada tentei penetrar um pouco o tronco com um formão e achei umas brocas vivas ainda.
de modo que a única solução acho que é fazer o tronco oco mesmo, para tirar toda essa invasão. vou ter que providenciar uma retífica logo.
bom, como estava nesse processo, aprtoveitei para fazer o mesmo em uma irmazinha desta, tirada do mesmo lugar, e gostei do resultado (as brocas fizeram um bom trablho nela eheheh, e não estvam mais lá). logo mais à noite abrirei um tópico para ela.
julio, não sei se é do japônico. é desses que vemos aos montes nas ruas.
abraços. |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
Bom material. E o caminho de tronco oco pode ser irreversível mesmo porque há bastante madeira morta e já apodrecida ou apodrecendo. Desta maneira é necessário retirar tudo que já estiver podre, não o que estiver apenas seco. Depois tratar com calda sulfocálcica para frear o apodrecimento. A parte aérea deverá ser feita depois. Creio que não adianta ficar selecionando e posicionando galhos agora, antes de fazer o trabalho de madeira morta pois isso vai dificultar a chegada nos locais necessários. Se não tiver retífica, vai de formão mesmo. É mais demorado, mas tem gente que considera um trabalho mais autênitco e pode ficar com um aspecto mais natural. Além disso o trabalho de escultura em formão é e deve ser um prazer para quem está realizando, podendo ser além de eficiente muito proveitoso.
Parabéns pela aquisição...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Gustavão
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 12:04 am Assunto: |
|
|
Elio.
Gostei da dica e incentivo ao uso do formão. vou começar aos poucos para sentir esse trabalho (haja calos nas mãos eheheh.). primeiro vou ter que visualizar um caminho a seguir.
a calda sulfocálcica já encomendei, estou esperando chegar. ainda vou afogar ela mais uma vez, caso algum ovo remanescente dessas pragas vingue.
quanto à aquisição da planta, foram alguns meses vigiando um muro de contenção que estava para ser derrubado. Um dia os ligustros estavam lá jogados no chão, no meio do entulho. ainda tem umas plantas lá para serem derrubadas.
Obrigado pelas dicas, são de grande incentivo para quem está percorrendo os primeiros passos na arte.
abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, a título de exemplificação veja meu ligustro, recolhido praticamente nos mesmos moldes desse seu, pois fazia parte de um conjunto que servia de cerca via a um lote residencial. Após retirar do solo e recuperar, segui orientação do bonsaista Carlos Tramujas, realizando todo o trabalho de escavação no tronco com martelo e formões:
As fotos acima mostram a planta logo após o primeiro envase. Sua parte aerea ainda estava numa fase bem inicial, inclusive. Compare por exemplo com imagens mais atualizadas:
A diferença de um trabalho com formões em relação ao trabalho com maquinas e fresas elétricas é apenas a rusticidade que resulta dos primeiros. Acredito que o ideal seja, agora, partir para o uso de fresas para melhorar o aspecto do tronco, deixando-o mais atrativo, com reentrancias, ressaltos e concavidades, obtidas apenas através do uso de maquinaria elétrica, pois o tronco dessa planta é extremamente duro para ser trabalhado com goivas menores. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rapharc
Registrado: 11/09/11 Mensagens: 5 Localização: Florianopolis-SC
|
Enviada: Seg Set 12, 2011 6:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo jamais utilize jimo cupim em suas plantas pois o mesmo é a base de querosene e irá queimá-las ou até mesmo contaminar suas seivas levando a morte de seu bonsai. Para retirarmos o cupim de um bonsai temos duas opções:
a)Podar o galho contaminado e passar calda sulfocaustica;
b)no caso deles se encontrarem nas raizes das plantas fazer uma cova ao redor da planta como se fosse aduba-la e colocar óleo de neem, este irá fazer com que os cupins se retirem das raizes.
Abraço |
|
|
 |
|