Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 4:26 pm Assunto: Ficus Yamadori - Atualização 28-08-2011 |
|
|
Prezados amigos,
Coletei este ficus em cima de uma árvore há cerca de 13 anos. Há uns 2 anos este bonsai passou por por um grande aperto e quase morreu, perdeu todas as suas folhas e secaram mais de 80% dos galhos que faziam parte da formação da sua copa. Não sei como consegui recupera-lo e aos poucos venho trabalhando na recuperação da nova copa.
Gostaria da opinião de vocês sobre a condução atual e de possíveis alterações se necessário para melhorar esta planta, além de opiniões de um futuro vaso, que penso transplantar daqui há um ou dois anos.
Um abraço a todos.
Luiz Peregrino
Editado pela última vez por Luiz Peregrino em Dom Ago 28, 2011 6:01 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Marcos Jose Hereck 2.o PASSO

Registrado: 02/06/10 Mensagens: 237 Localização: Nova Alvorada do Sul-MS
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 4:52 pm Assunto: |
|
|
Luiz vc ja pensou em por uma pedra no espaço entre os dois troncos, ele esta com algumas raizes bem altas, daria pra emvolver bem uma pedra, na minha opinião ficaria bom.
att.
Marcos Hereck |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 4:56 pm Assunto: |
|
|
Sou da mesma opinião:
A pedra embaixo daquela raiz suspensa (ou segundo tronco) dará outra imagem ao seu bonsai. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 4:59 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde colega..
sou da mesma opinião, e so vim aqui pra lembrar você das pedras artificiais...
se procurar aki no forum ou no google mesmo achara muita coisa...
abraços |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 15, 2010 7:20 pm Assunto: |
|
|
sim,vou com os outros,procure uma pedra que se encaixe perfeitamente,nossa,vai ficar show |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 15, 2010 7:32 pm Assunto: |
|
|
Amigos Marcos, Laudir e Vhalveruth
Concordo com vocês quanto a pedra entre as raizes supensas, tanto é que este bonsai já tinha uma neste local, que foi retirada quando eu o transplantei para bacia no intuito de recupera-lo. Pretendo posteriormente colocar uma pedra no mesmo lugar. Vocês podem ver na imagem abaixo como este bonsai era em 1999, durante uma exposição que participei em Recife.
Abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 11:01 am Assunto: |
|
|
Luiz,
na foto de 1999 ainda se pode ver um espaço vazio entre a rocha e as raízes. A menos que você encontre uma outra que preencha todo este espaço, a confecção de uma pedra artificial é uma boa saída para deixar esta planta ainda mais bonita.
Abraço a todos.
Edson.
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 12:08 pm Assunto: |
|
|
Grande Edson,
Irei colocar uma outra pedra que preencha justamente aquele espaço vazio para parecer mais natural. O que pensei foi esculpir uma pedra com a Dremel para encaixar perfeitamente naquele espaço. Nunca tetei fazer uma pedra artificial, quem sabe esta oportunidade poderia ser o momneto de tentar alguma coisa assim.
Obrigado.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 6:15 pm Assunto: Ficus Yamadori - Atualização 28-08-2011 |
|
|
Prezados Amigos do Forum,
Depois de uma trégua da chuva, que foi bem acima da média neste inverno aqui na minha região, meus ficus começaram a emitir uma brotação intensa. Aproveitando este momento, realizei uma desfolha total, seguida de aramação para aperfeiçoamento da copa. Desta maneira, segue abaixo, as imagens da realização deste trabalho feito hoje. Gostaria da opinião de vocês...
Antes da desfolha, com a cabeleira açanhada:
Frente após a desfolha e aramação:
Costas:
Um abraço a todos.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 1:54 pm Assunto: |
|
|
opa
vou acompanhar
ta ficando mt bom este ficus
abraços |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 2:42 pm Assunto: |
|
|
Parabens ta otimo!!!
Acompanhando  |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:31 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth e Renan,
Que bom que gostaram do trabalho, este é um de meus xodós, tanto pelo tempo que o tenho, quanto por tudo que ele passou e quase o perdi. Por isto o apego é grande e aos poucos estou conseguindo reestruturar este bonsai.
Abraço,
Luiz Peregrino |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 12:44 pm Assunto: |
|
|
ta ficando bonitona mem...acompanhando... _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
|