|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 12:43 am Assunto: ::: yamadori especie desconhecida ::: |
|
|
fds passado fui a um municipio vizinho fazer umas coletas com o pessoal de viana, peguei duas plantas, uma goiba araça e essa outra a qual se destina o topico que u não sei qual é a especie:
essas folhas parecem estar bem reduzidas em relação ao tamanho normal delas, acho que elas fazem parte do cardapio dos bois, e por estar em SOL pleno sem nenhuma arvore em volta, acabou tendo o tamanho das folhas reduzido naturalemente.
detalhe das folhas com referencia:
Antes de desfolhar:
depois de desfolhada:
das caraciteristicas mais marcantes que pude notar são:
apresenta pequenos espinhos bem escassos.
tem folhas bi pareadas com 2 a 3 pares de folhas por ramo, em alguns ramos apresenta 2 pares de folhas e mais uma na ponta.
tem um cheiro fortissimo, as vezes parece coentro, mas concetrado e forte, o cheiro definitivamente não é bom.
tem uma madeira de lenho muito duro! ia passar a faca nesses galhos a meis ou menos um palmo de altura, mas desisti, vou pegar uma serra circular emprestada para fazer o serviço!
espero que alguem conheça a especie...
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 6:45 pm Assunto: |
|
|
não conheço não mas só de ver as imagens já me dão dor nas costas rsrs, deve ter dado trabalho retira la mas o resultado é muito satisfatório... belo exemplar _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 8:08 pm Assunto: Re: ::: yamadori especie desconhecida ::: |
|
|
filipe, eu não sei qual é a espécie mas gostaria de entender como vc inventou o sistema "avançado" de prateleira onde apareçe suas plantas ao fundo...rsrs achei interessante!!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 11:17 pm Assunto: |
|
|
Otoniel Santos,
rapaz, as prateleiras estão em construção ainda... vou postar em breve!
já que despertou a curiosidade é pq devem ter ficado boas! rsrsrs
cada uma foi feita de um jeito, eu usei cantoneiras e grades de proteção de jardins da prefeitura de vitoria ( haviam sido retiradas e estavam destinadas ao lixo).
outras eu usei caibros de paraju que faziam parte do telhado que eu eliminei quando comecei a usar a laje como viveiro pras plantas.
esses parajus tem cerca de 40 anos e ainda estão super bem conservados... bom, vou explicar melhor quando postar as fotos do viveiro pronto.
agora com mais espaço estou buscando plantas com mais potencial, estou dando preferencia pra yamadoris devido ao custo.
gradativamente pretendo ocupar os 50m² de area bem organizada para receber os novos materiais que pretendo trabalhar.
nas prateleiras mesmo só gastei com as cantoneiras, parafusos, buchas e pregos. o resto é tudo 0800, resto de obra.
fermga,
por incrivel que pareça, o barro tava bem mole, a pivotante era fina e a planta tem bastante raizes superficiais e capilares!
no total tiramos 6 plantas e esta apesar de ser a mais robusta foi a mais facil!
vou postar mais fotos da galera e dos outros yamadoris que naõ são meus...
só pra resaltar, todas as plantas retiradas estão dentro de uma area que será um condominio, portanto não ouve prejuizo para naturaza.. ao contrario, estamos salvando algumas plantas.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Nato 1.o PASSO

Registrado: 31/05/11 Idade: 46 Mensagens: 112 Localização: Vila Velha-ES
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 12:10 am Assunto: |
|
|
Filipe, que ferramentas você aconselha para coleta das árvores? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 12:24 am Assunto: |
|
|
ih rapaz, sou novato nisso aew.
to pra te dizer que esse foi o 1º yamadori.
acho que seria bom ter o seguinte, pelo que pude notar:
cavadeira normal.
enxadão, pode ser aqueles mais curtos
picareta talvez seja util, me ajudou muito no segundo que fiz.
serrote de poda
facão.
uma tesoura pra podas mais britas tambem pode ser util.
,disposição pra c#$%ö
rs
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 6:49 pm Assunto: |
|
|
Otoniel Santos,
confundi as postagens e acabei postando as fotos das prateleiras no forum central, segue a parte referente a sau pergunta:
prateleiras;
Tem uns negocios meio fora de esquadro e outros meio tortos, mas esta em contrução ainda, fora que não sou marcineiro ou carpinteiro...rsrs é tudo no vontade mesmo.
vou preparar um topico pra mostrar tudo em breve as prateleiras, e as novas plantas que estou adquirindo.
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
blzounem
Registrado: 22/08/11 Idade: 46 Mensagens: 51 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 7:50 pm Assunto: |
|
|
Fico muito bom mesmo
mas te pergunto como voce faz caso role uma chuva forte ou uma ventania? |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
filipe o negorcio aqui são as plantas. Ficou shou de bola!!! muito bem aproveitado. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 9:06 pm Assunto: |
|
|
vlw brother... faltão mais 3 ainda.
uma, a maior vou fazer com vigotas pra laje pre moldada, as outras duas são iguais a estas da pónta direita na foto:
a base já ta pronta, falta só os caibros, mas como acabaram os que eu tinha aki e não tenho mais plantas pra colocar por enquanto, vou esperar um pouco mais pra fazer e da um caprixo nestas que já estão em funcionamento, da um acabamento e passar ipermeabilizantes...
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 9:18 pm Assunto: |
|
|
Felipe, beleza de coleta. Não sei a espécie mas o material é MUITO bom.
Quanto as prateleiras ... já vi que estão quase todas cheias, já devias ter feito umas a mais, hehehehe. Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Emerson A

Registrado: 22/08/07 Idade: 51 Mensagens: 20 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 9:42 pm Assunto: |
|
|
Tambem não sou marceneiro, rrrssss mais tenho algumas ferramentas que podem ser uteis ai no seu projeto, se precisar e so chamar que te dou uma ajuda ai com o mair prazer. _________________ Emerson Alves |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 9:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, tambem não sou marceneiro, por isso minha opinião será apenas em relação a sua planta: sugiro cortar todos os galhos, reduzindo um pouco mais a altura geral, e cortar fora alguns, para deixar o tronco com uma estrutura mais limpa e visivel, o que irá permitir incluso emitir melhor opinião sobre a futura condução dessa magnifica planta. O ideal, nesse caso, é selecionar os troncos/galhos que tiverem melhor movimento, eliminando os muito retos ou que cruzem, para facilitar.
Parabens pela ótima aquisição. Espero ver aí um lindo bonsai daqui a alguns anos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 10:23 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
vlw brother!
pode estar certo que essas prateleiras já não tem espaço sobrando com as plantas que estão quardadas do sol apos o transplante... sei que sabes como é!
rs
Emerson,
Vamos marcar ai pra fazer as outras, boa compania é sempre bem vinda. Derrepente vc tem alguma ferramenta ai que facilite a poda sugerida pelo nick, a madeira dessa planta é incrivelmente dura!
nickyfury,
A principio eu havia pensado em proceder como sugerio, mas não consegui com as ferramentas que tenho, será que agora apos uma semana de coletada seria razoavel proceder essa intervenção?
acho que as novas raizes já devem ter começado a sair e penso no risco de quebra-las balançando a planta para podar os galhos.
oq vc sugere, podo agora ou espero ela recuperar?
vlw
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 10:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, por garantia, sugiro que voce aguarde ao menos um ano, ou seja, até a primavera do ano que vem (2012), antes de mexer novamente nessa planta, garantindo que ela se recupere adequadamente, fortalecendo e retornando mais vigorosa, o que irá favorecer bastante qualquer intervenção que quiser realizar, sem susto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|