Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 4:19 am Assunto: Ficus Balsa - atualizado 16 janeiro 2011 |
|
|
Este ficus foi retirado de uma parede. Aproveitei algumas brotação e estou cultivando ele no estilo Balsa.
Depois de 1 ano para recuperação, foi para um vaso de treinamento:
Já brotado – dezembro 2009:
Maio de 2010:
Sugestões, inclusive para o novo vaso são bem vindas. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Sáb Jan 29, 2011 1:22 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 09, 2010 10:26 am Assunto: |
|
|
Ricardo, o seu trabalho com essa planta está indo bem, não há o que acrescentar para melhorar, além é claro do aprimoramento da estruturação aerea, mas isso vc está fazendo, é algo paulatino, gradativo, que virá com o tempo de cultivo.
Em relação ao vaso, creio que um vaso oval complementaria melhor o visual desse estilo, pois o vaso retangular força uma visão reta, subtraindo o olhar do observador do intem principal, que é a arvore. Um vaso oval, de bordas baixas, como aquele em que vc apresenta a nana penjing, ficaria muito bem com essa planta, a meu ver.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Maio 10, 2010 12:38 pm Assunto: |
|
|
Ficus de parede sempre tem um charme diferenciado, o trabalho realizado neste exemplar esta perfeito até agora, parabéns.
Sobre a dica do nick em relação ao vaso, assino junto, creio que um oval raso, ficaria com mais harmonia.
Até mais, tudo de bom _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 12, 2010 12:31 am Assunto: |
|
|
Obrigado pela sugestão de vaso Nicky e Ricardo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 22, 2010 3:44 am Assunto: |
|
|
Ricardo você e os seus fícus retirados de muros!!! Eu estou tentando, mas ainda não achei nada que valesse a pena...
Muito boa essa planta, eu gosto muito desse estilo. Não tenho nenhuma sugestão a fazer em relação à condução da planta, está ficando perfeita!
Minha única sugestão é em relação ao vaso. Não é uma sugestão com embasamento teórico, mas apenas a sensação que essa planta me transmite.
Na minha visão: Uma planta dessas na natureza seria uma árvore milenar e que de forma alguma seria uma árvore com outras similares em uma paisagem, por tanto, teria um destaque único, não seria um detalhe, mas o protagonista, transmitindo uma certa "majestade".
Então eu acho que o vaso deveria dar suporte a esse destaque e suntuosidade dessa árvore tão imponente.
Em minha opinião um vaso para tal seria retangular, com a altura, do fundo até a borda, um pouco inferior à altura do "nebari balsa" para mostrar a imponência. Seria comprido, mas não muito, para passar a impressão de que domina a paisagem, azul Royal, e os pés do vaso em cor bege formando um arco, como se estivesse sustentando o vaso acima do restante da paisagem.
Dois exemplos:
(Seria + ou - o Azul, com as cores do vaso e do pé, e com os pés do marrom, só que mais baixos)
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 22, 2010 11:52 pm Assunto: |
|
|
Marco, legal sua leitura da planta, é bem do estilo que faço.
O vaso sugerido é muito bonito mas como a beleza desta planta está no seu nebari, acredito que um vaso mais neutro realça o nebari. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 31, 2010 3:31 pm Assunto: |
|
|
Olha ele aqui desfolhada:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 1:29 pm Assunto: |
|
|
Atualizando - janeiro de 2011
Detaçhe nebari:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 1:44 pm Assunto: |
|
|
Que beleza Ricardo, está andando bem.
Ou melhor, já está bonita.
Parabéns. E segue em frente...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Jan 29, 2011 8:18 pm Assunto: |
|
|
Lindo mesmo
Um belo trabalho que nem parece ser tão pequeno... Parabéns Ricardo! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Élio e Alexandre, obrigado pelas palavras de incentivo. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 12:16 pm Assunto: |
|
|
Caro colega Ricardo, boa tarde!
Quando fez a retirada do muro, antes de acondicioná-lo no vaso, o colega fez fotos? (se sim, gostaria de ver). Ele veio com muitas raízes? Pós retirada, foi plantado em qual substrato? Arei grossa pura? Algum outro?
Coletei hoje um ficus também em um muro, de uma casa que estava sendo demolida, aquele ficus de folhas beeeemmm grandes...(não sei a espécie... )...
Estava pensando em plantar direto na areia grossa...será? Tive que cortar as raízes que eram mais longas, ficando apenas com algumas capilares menores.
Abraços!
Ricardo. _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 1:00 pm Assunto: |
|
|
Raoni Moraes, boa tarde!
Creio que o colega tenha acertado! Amanhã abro um post sobre ele!
Abraços!
Ricardo. _________________ "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar" |
|
|
 |
|