Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 12:28 am Assunto: ::: yamadori de acerola 1::: |
|
|
Ontem resolvi tirar uma planta na casa do meu tio. Essa planta sofria com constantes ataques de pulgões e outros parasitas alem de fungos que se alimentam do residuos gerados por eles. Acredito que isso seja consequencia do solo e baixa luminosidade do local onde ela estava.
Como ela estava plantada sob cascalho de obras, alem de ser caracteristica da especie, ela tinha bastante raizes superficiais e proximas ao tronco, com pivotante fina e facil de cortar, gastei pouco mais de uma hora pra tirar a planta.
Logo depois de desfolhada, fiz uma boa limpeza nela, esfreguei com agua corrente e escova na tentativa de eliminar qualquer parasita ou ovos depositados.
imagino que essa deva ser a frente, para aproveitar o tronco canelado e aparentemente o nebary por esse angulo é melhor apesar de ainda pensar em um alporque:
detalhe de alguns cortes brutos feitos a facão, tratei esses cortes cortando no serrote e passando pasta selante:
a frente que acredito ser a melhor opção com a planta já limpa e aramada:
minhas duvidas são, mantenho esse galho ou tronco a esquerda?
gostaria de fazer algo bem natural, e pensei em seguir algo parecido com esse pau ferro da praça costa pereira aqui de vitoria:
será que é um bom caminho?
tem algumas raizes no meio do tronco mas a maioria esta bem no fundo do recipiente, dependedo do projeto, penso em fazer um alporque pra diminuir o tamanho da arvore.
espero que de um belo bonsai.,..
Essa planta tem um valor imensuravel e um significado a mais pra mim, foi o ultimo presente do meu tio pra mim, ele faleceu a pouco mais de um mes. Pessoa extraordinaria, expero lembrar sempre dele com alegria ao olhar o bonsai!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Qua Jan 30, 2013 9:06 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 10:58 am Assunto: |
|
|
Na minha opinião, deve manter o galho sim.
Ficou bem legal a aramação, acredito que deve seguir com seu projeto.
Repare na planta que postou para inspiração que ela também tem um
galho na esquerda dela. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
Belo trabalho Felipe, a tempos não via uma acerola desse calibre. E acho que o caminho que você escolheu se adequa muito bem.
Parabéns e nos mantenha atualizados! |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar em Filipe!! Parabens amigo, aposto que em suas mãos terá um grande futuro!! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 5:50 pm Assunto: |
|
|
vlw galera,
Bom que muitos acharam viavel minha ideia inicial. vou postar mais fotos de outros angulos da planta alem de alguns rabiscos com projeções.
obrigado a todos por opnar!
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Jan 27, 2013 7:12 pm Assunto: |
|
|
Sim...tb acho que pode manter o galho. abs! |
|
|
 |

|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
MARCIO MACIEL

Registrado: 24/03/12 Idade: 45 Mensagens: 73 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jan 28, 2013 2:49 pm Assunto: |
|
|
Amigo felipe, fiz dois yamadori de acerola ontem, dia 26/01.. Sei que a época não é das melhores mas era inevitável, estavm no fundo de meu jardim eminha mãe ia arrancar. Na ora da retirada, perdeu-se muita raiz de alimentação, pois as plantas estavm em um canterio rente a parede! Coloquei as meninas em uma solução de tiamina por uns 15 minuitos e depois as plantei em um solo drenante e regue com superthrive!! E ai, vc acha que tem como vingar??
Sugestão de outros amigos serão bem vindas!!!!
Abraço a todos _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |
WFROTA 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 28, 2013 2:54 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jan 28, 2013 4:34 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que tem cara. _________________ Juniperus Procumbens |
|
|
 |
MARCIO MACIEL

|
Enviada: Seg Jan 28, 2013 9:55 pm Assunto: |
|
|
É meu amigo andré, vou orar pra que vingue.... uma delas veio com uma raiz bem radial, já a outra veio com muito pouca e a pivotante de ambas eram gigantescas!!!! tomara!!!! se vingar colocarei fotos para os amigos!!!
att _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |

|
|
|
 |
MARCIO MACIEL

|
Enviada: Ter Jan 29, 2013 3:51 pm Assunto: |
|
|
Valeu filipe, vou colocar depois nesse mesmo tópico a foto das meninas e pedir opinião sia com relação a copa, blz?? abração _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 29, 2013 7:31 pm Assunto: |
|
|
Também estou com uma no quintal da minha sogra, só esperando eu ter disposição para tirá-la do chão e ir pra bacia. Já reduzi a +/- 50cm e é mais grossa que uma garrafa pet... Monstrinho!!! hehehe |
|
|
 |
|