|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 7:43 pm Assunto: Bougainville |
|
|
Pessoal essa Primavera eu adquiri num viveiro há uns 2 anos se eu não me engano. Ela possuía uma boa parte de madeira morta que nunca tinha sido trabalhada até o II Encontro Capixaba de Bonsai no ínicio do mês.
Eu fiz somente podas para reduzir os patamares, estimular brotações mais baixas e trabalhei a parte do shari aplicando a calda (do Braz) após o trabalho.
Não aramei a planta ainda, pois não decidi se vou retirar algum galho, se vou manter como está com 3 galhos, se vou reduzir o tamanho sei lá! Por isso estou postando ela aqui para sugestão dos bonsaistas de plantão!
A princípio eu gosto dela neste formato com 3 galhos e um pouco alta, porém estou disposto a acatar qualquer sugestão.
Infelizmente não fiz fotos antes do trabalho...
By futricorsz at 2011-08-30 |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:49 pm Assunto: Re: Bougainville |
|
|
Eu acho que ela esta bem assim, se fosse vc plantava ela em uma bacia, ate uns 15 cm de altura e o mais larga possivel, para ajudar o nebari... dava uma olha nele para ver com estar e plantava ela em cima de um disco de madeira ou pode ser um pratinho da queles que ficam em baixo de vasos normais, isso iria ajudarr na formação de um bom nebari!!
E vai fazendo as devidas podas pq daki uns tempos a copa dela vai tar bem densa, e prencher esses espaços!!
Mais mesmo assim espere os mais esperientes sou apenas um iniciante e é meu ver esse!!
Abraços e sucesso ae |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:50 pm Assunto: Re: Bougainville |
|
|
Outra observação aquele galinho mais fino poderia ser retirtado ou então dar um movimento nele... ate o subindo levemente |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 10:11 pm Assunto: |
|
|
teria ainda que corrigir a inclinação no reenvase, replantado de forma que ela fique levemente inclinada pra frente, em direção de quem olha...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 8:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, meus parabens pelo ótimo material. Essa bouganvillea tem um potencial enorme e na minha modesta opinião deve ser mantida exatamente como está, buscando apenas a formação estrutural de cada um dos troncos, visando a complementação neles graças a novas brotações laterais e ramificações planificadas, o que pode ser conseguido facilmente ao longo dos anos de cultivo.
Para começar bem, com o "pé direito", faça um reenvase na próxima primavera (que começará dia 23/09), transplantando para um vaso, que poderá ser oval ou redondo, de bordas de no maximo 10cm de altura para menos até. Nesse recipiente será mais fácil obter os resultados necessários a conclusão do trabalho nessa planta, pois permitirá o desenvolvimento de um sistema radicular mais controlado (graças a uma boa rega diária e um correto aporte de adubação). O adubo inicial deverá ser centrado numa concentração maior de fósforo e menor em nitrogenio, pois visa a estimular o crescimento e aumento de raizes capilares que irão então incidir em novas e vigorosas brotações. O contrário, porém, só irá aumentar o tamanho das folhas, algo inconveniente nessa fase de aprimoramento.
Enquanto a primavera não chega, vá alimentando a planta, fornecendo um pouco de adubo organico, o que irá estimular novas brotações e emissão de folhas em areas onde elas estão fracas agora. Faça uma rega controlada, evitando encharcar o solo, mas mantendo uma leve umidade nele. Exposição solar a maior parte do dia tambem irá ajudar. Com isso, sua planta irá ganhar em saúde e vigor, permitindo as intervenções decorrentes do replantio, sem sofrer estresse nem risco de perda.
Replantar em bacia grande e alta não irá favorecer nada na planta, pelo contrário, irá atrasar caso opte por manter a estrutura atual. O estilo sugerido pelo Filipe seria interessante se os outros dois troncos estivessem negativados, por brotações secas e mortas, o que não é o caso. O ideal, porém, é buscar a qualidade técnica nessa material excepcionalmente bom e otimizar isso nela.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 9:59 am Assunto: |
|
|
Rodrigo, veja uma idéia.
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 11:30 am Assunto: |
|
|
é, mesmo sendo muito teimoso, tenho que dar o braço a torcer, gostei muito do projeto apresentado pelo Nikkei 100.
com ele vc pode explorar mais as flores que é o maior charme da especie.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|