FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Chão ou mamadeira (Jacaré)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
blzounem

MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2011 10:44 pm    Assunto: Chão ou mamadeira (Jacaré) Responder com citação

Pessoal,

Li por dias o forum, aprendi o que era realmente escorredor/mamadeira com um post do mcdonald, q explica muito bem.. Sei que esse assunto é muito discutido

de qualquer forma, ganhei da minha mulher uma tuia jacaré de 'supermercado'

Ae fiquei tao vidrado, e fui no Obonsai, e comprei um kit iniciante de um Mini Jacaré de 3 anos..

A minha pergunta, tenho possibilidade de plantar no chão.. devo preferir esse metodo ou a mamadeira eu teria resultados mais rapidos?

Outra pergunta, para plantar no chão, eu abro o buraco, e coloco o bloco com raiz e tudo.. e rego por uns 30 dias, e depois adubo como bonsai?

essa alternativa do chão vai me dar uma evolução mais rapida?

li li li, mas nao consegui chegar em um veredito, e qual substrato usar na mamadeira..

abs
E agradeço pela ajuda antecipadamente
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2011 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Belezounen..
Cara... SE eu tivesse a oportunidade de plantar no chão, opitaria com certeza, pois pelo o que eu ouvi aqui no fórum, o chão é sempre mais rápido do que mamadeira...

Agora o legal seria alguém mais experiente explicar o passo a passo pro nosso amigo...

Abraço
fermga
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

a recuperação da planta retirada do chão ou de uma mamadeira é a mesma? sempre tive esta duvida, acho que deve ser levado em conta...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, Fermga e blzounem!

De uma maneira grosseira, podemos dizer que o desenvolvimento de uma planta, conforme onde está plantada, tem a seguinte evolução:

Vaso de bonsai....................2
Vaso de treinamento............5
Solo..................................10

Fermga, com certeza a recuperação de uma planta de Yamadori é mais demorada porque sacrificamos mais as raízes, do que quando tiramos da mamadeira.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
blzounem

MensagemEnviada: Sáb Ago 27, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Elio,

Eu tiro do 'vaso'e coloco sem poda de raiz nem nada no solo? ou tenho alguma traquitana? depois sigo as adubaçoes padroes da especie?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2011 11:49 am    Assunto: Responder com citação

blzounem escreveu:
Elio,

Eu tiro do 'vaso'e coloco sem poda de raiz nem nada no solo? ou tenho alguma traquitana? depois sigo as adubaçoes padroes da especie?

Tem uma série de variantes:

1. Prepare a cova, preferencialmente com adubo orgânico e deixe uns 10 dias, curtindo.
2. Retire a planta do vaso e:
a. Se quiser que a planta desenvolva bastante, considerando que depois de alguns anos é que vc irá trabalhar o nebari, então plante sem mexer nas raízes.
b. Se quiser já ir adiantando o arranjo de raízes futuras, então faça a poda de raíz (pincipalmente a pivotante e as demais que estiverem debaixo do tronco. (Recomendo essa opção)
3. Como vc colocou adubo na cova, então não precisa adubar tão cedo.
4. Posteriormente pode seguir as regras de adubação, e recomendo o adubo orgânico pelo fato de que a planta está no solo (material orgãnico) assim é conveniente nutrir os microrganismos existente.

É por aí!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 12:03 am    Assunto: Opa Responder com citação

Acompanhandoooo
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Cara, se colocar num escorredor de macarrão quando for plantar no chão, fica mais fácil depois para yamadorizá-la, eu acho, pois é só desenterrar o escorredor, e cortar o que estiver por baixo, a pesar de que eu acho que isso retarda um pouco no crescimento, pois o escorredor, de qualquer forma, é uma barreira para o crescimento das raízes.

Só não sei se essa técnica serve bem para os juníperos. Alguém com mais experiência poderia confirmar?

Um abraço a todos.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 31, 2011 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, eu uso dessa técnica, também.
É fundamental trabalhar planta enquanto está no escorredor e, se o escorredor está no chão, fica difícil de trabalhar.
Vejo isso como maior desvantagem.

abraço

Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 01, 2011 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade, Elio.

O trabalho feito enquanto a planta está no chão jamais terá a mesma qualidade técnica que teria se estivesse à altura dos olhos.

Uma possível solução para isso seria um "canteiro", feito de alvenaria, para os que tem maior disposição aquisitiva, ou com um tambor grande, para os que como eu não tem tanta disposição de dinheiro para gastar assim.

Minha idéia seria cortar o tambor em ambos os lados (tampa e fundo), a fim de criar um tubo.

Esse tubo seria completado com a terra do próprio local onde seria colocado, ou mesmo, com areia grossa de construção ou o substrato de preferência do cultivador.

A idéia é que a planta tenha acesso indireto ao chão, proporcionando, no entanto, ficar a uma altura um pouco mais confortável ao cultivador.

Essa altura vai do gosto do cultivador, bem como da sua disposição de material para construir o canteiro.

Penso eu que uma altura boa para se trabalhar a planta é a do joelho do cultivador, sentando-se este em um banquinho para trabalhar as partes mais baixas do tronco, mas estando sempre acessível ao alto da copa, para melhor visualização.

Essa idéia eu acabei de ter, e ainda não tentei, portanto, se alguém quiser ser pioneiro, ou mesmo se já tiver tentado, seria bom que nos compartilhasse a sua experiência.

Um abraço a todos.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 6:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

As dicas referenciais passadas pelo nobre amigo Elio, em relação ao tempo de crescimento, considerando o manejo de cultivo (vaso, mamadeira e chão) levam em consideração algumas espécies, em detrimento de outras. Coniferas, de uma maneira geral, têm um crescimento hiperlento, quer seja um pinheiro, quer seja um junipero. O bonsaista deverá sempre levar esse aspecto em consideração, antes de optar pelo cultivo no solo. Shocked

Particularmente, em meu viveiro, observo que algumas variedades de junipero, como o procumbens (aqui chamado de "jacaré") tem um retorno mais rápido no chão, quando recebe adubação ininterrupta e rega diária, com crescimento livre (sem podas, nem aramação). Esse "mais rápido" é algo em torno de 6 a 8 anos, e não um, dois ou tres, como erroneamente se poderia pensar. E mesmo nesse período de 8 anos, não se deve esperar um engrossamento muito robusto no tronco, pois para isso seriam necessários bem uns 15 ou mais.

Por outro lado, o cultivo em bacia plastica perfurada, com uns 15 cm de altura, possibilita um cultivo mais controlado, com uma resposta até certo0 ponto rápida, vez que o aporte de adubação, rega e insolação é mais controlado, além de que o cultivador poderá estar realizando intervenções definidoras (podas de manutenção e aramação). Prefiro usar a bacia que o escorredor, por entender que mudas novas se desenvolvem melhor assim, deixando o escorredor para uma segunda fase, caso necessário, como a formação de capilares a partir de um pré bonsai definido (com um bom nebari, tachiagari robusto, etc).

Por outro lado, é sempre como costumo salientar: plantas como as que o nobre colega ora apresenta podem ser trabalhadas, desde agora, visando a formação de um bonsai pequeno, um shohin para a segunda planta, um mame para a primeira, o que encurtaria em muito a angustiosa espera (é sempre traumático para os iniciantes ter que esperar até dez anos para ter um material adequado de trabalho formado por eles), retornando com algo mais interessante em um curto espaço de tempo, inclusive com envase já em recipiente adequado (vaso ceramico para bonsai).

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: