|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 41 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 10:19 am Assunto: Posso chamar esta acerola de mame, oque vcs acham? |
|
|
este e um mame de acerora tem um ano oque vcs acham...
  |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 11:56 pm Assunto: |
|
|
amigo algumas coisas que notei em sua acerola
tronco muito reto
conicidade invertida
e ela não tem praticamente ramificações
esta é a minha opinião vale lembrar que sou iniciante na arte. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
igorfr
Registrado: 16/05/11 Idade: 28 Mensagens: 48 Localização: Tarumirim-MG
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 8:25 am Assunto: |
|
|
Concondo com fermga, não sei se o alporque da certo mas acho vale pena tentar. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 9:11 am Assunto: bonsai |
|
|
Diogo, para voce chamar sua planta de MAME, que é um termo que classifica bonsai pequenos, é preciso um pouco mais que o plantio num vasinho de dimensões reduzidas. Geralmente, cuidamos primeiro de formar uma estrutura mais adequada, priorizando a construção da parte aerea, por exemplo, organizando uma ramificação dos galhos. Para formar isso, busca-se a ramificação lateral dentro dos galhos e uma aproximação das brotações junto ao caule, evitando esses "pompons" de folhagem nas extremidades apenas.
Nesse sentido, teria sido mais interessante manter a planta dentro do vasinho plastico em que estava, até alcançar um ponto dentro do que estabeleci acima, para só depois então proceder ao envase. Galhos ramificados são conseguidos a partir das novas brotações dentro dos galhos primários. Geralmente, nascem a partir da emissão de dois a quatro pares de folhas, por isso é interessante não "limpar" o galho desses ajuntamentos de folhas, pois podem originar novos galhos laterais a partir deles. Cortamos apenas as brotações que nascem na parte de cima e na parte de baixo dos galhos, mantendo os galhinhos laterais.
O problema da conicidade invertida, que é a base mais fina que a parte superior do caule é de dificil solução em plantas tão pequenas. O certo é aguardar que venham brotações na base do tronco, quando então as deixamos se desenvolver bem, crescendo bastante, o que favorece a concentração de auxinas na base, "engordando" o tronco nesse ponto e corrigindo o defeito. Mas as brotações têm que ser na base, isto é, próximo do solo, não nas raizes. As brotações nas raízes têm que ser cortadas tão logo surjam, pois podem comprometer o desenvolvimento da planta.
Como sugestão, acho que voce pode cortar o tronco fora um cm acima do primeiro galhinho, aramando ele e reposicionando para cima, para formar a nova estrutura aerea a partir dele. Com isso, sua planta ganha conicidade adequada na parte superior e força as novas brotações a virem ajudar na formação adequada da planta, principalmente quanto à correção da base invertida. Isso pode ser feito com a planta no recipiente em que está (vaso), sem precisar replantar novamente no recipiente plastico.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 2:01 pm Assunto: |
|
|
Pelo tamanho que aparece na foto parece mais um Shohin. Seguiria a dica do Nick em cortar logo acima do primeiro galho, vai melhorar bastante.
Uma coisa que observei é que nos galhos que têm, não está ocorrendo ramificaçao próximo ao tronco. Isto é ruim pois não vai permitir uma ramificação e adensamento bom para formar o bonsai. Eu podaria estes galhos curtos, deixando cerca de 1 cm de toquinho apenas, assim as ramificações que vierem começam a bifurcar a parir deste ponto. Se for seguir a dica de cortar logo acima do primeiro galho, deve seguir também esta bifurcação próxima ao tronco. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|