Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rifle22
Registrado: 24/08/11 Mensagens: 73 Localização: Campos dos Goytacazes-RJ
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 8:02 pm Assunto: [Ficus] Me deem dicas oque fazer !! |
|
|
Nao tenho a minima experiencia com bonsais...a 3 anos atraz vi no walmart uma mudinha de ficus do tamanho de uma caneta ou menor...
.
Comprei e venho cultivando, recentemente venho me enterecando muito sobre o cultivo de bonsais e resolvi que quero transformar meu ficus em um bonsai !!
.
Ele ja esta o dobro do tamanho e acho q agora o tamanho esta bom ja..(altura 30cm)
.
Mas acho que o tronco dele nao favorece pois é duplo e ainda fino..
Me deem dicas por favor do que fazer com ele !!
.
[img] [/img]
[img] [/img]
[img] [/img] |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 4:23 pm Assunto: |
|
|
Acabei de desfolhalo... aguardo resposta !! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Ago 27, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
rifle22, bem vindo!
Cara, primeiro conselho que dou é ter calma e paciência.
Esta planta que comprou no Wallmart não é um bonsai, é uma mudinha ainda, uma criança.
Na fase em que ela está não justifica uma desfolha, pior ainda se retirar todas as folhas, pois corre o risco de secar algum galho.
Recomendo colocar ela numa bacia amior do que esta, bem perfurada dos lados e fundo com substrato drenante (telha moída que pode fazer em casa mesmo, pedrisco, terra granulada dura e carvão.
Plantando na bacia, com o substrato indicado a planta deve se recuperar da desfolha e reiniciar a brotação, deixe que cresça a vontade sem desfolha ou podas. Assim o tronco engrossa mais rapidamente, enquanto vai aprendendo e se aprofundando no mundo dos bonsais, em especial o ficus.
Não pode nada das raízes e tome cuidado principalmente com as mais finas, que devem ser preservadas na mudança de recipiente. Não pode nada também, o fato de ter 2 troncos próximo à base que te desgradou na verdade vai ser muito bom pois vai permitir uma base mais grossa, melhorando a conicidade.
Este arame que está nele não está exercendo nenhuma função, pode retirar por enquanto.
Gosto muito de ficus e foi também a minha primeira planta. Aconselho dar uma estudada nos tópicos do fórum para aprender mais e assim começar a adquirir outras plantas, pois sei que no começo queremos fazer de tudo e uma planta só não aguenta a ansiedade. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 1:38 am Assunto: Nikkei 100 |
|
|
Cara primeiramente obrigado pela atençao...
.
Em relaçao a desfolhar, ENTAO FIZ proibido o têrmo oO tirei todas as folhas pq pensei que ele iria voltar a crescer mas vigoroso...
.
A questao do arame é pq este ficus era totalmente diferente, ele era aberto os troncos bem sem ordem, antes de tirar estas fotos eu retirei eles e só sobrou aqueles, ficou uns 3 meses com eles e o formato da planta se tem devido a eles...
.
Eu acabei de colocalo neste vazo da foto, com as telhas britas, terra de minhoca e um poquinho de terra adubada !!
Tu acha melhor eu tirar ??
Agora estou até com medo de MATALO...
.
Esta de noite... amanha vou logo postar a foto dele como esta agora desfolhado !!
.
Obrigado ! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 8:25 am Assunto: |
|
|
Então não proceda mais com ele. Ficus é resistente, deve voltar. Como estavam as raízes, mexeu alguma coisa nelas? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Dom Ago 28, 2011 2:47 pm Assunto: |
|
|
Nao nao ele estava um um vazinho pequeno aqueles de plantinha de wallmart... ae peguei este vazo botei as misturas... e coloquei ele por cima e complementei.... nao mexi nas raizes nao... enclusive ele tem uma raiz muito grande e grosa, da grosura do meu dedo...
.
Se ajuda alguma coisa ele ja deu reaçao, ja ha varios brotinhos nascendo nos galhos !!
.
[img] |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 5:26 pm Assunto: |
|
|
Aguardo opnioes ! |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 4:55 pm Assunto: |
|
|
Alguem da opniao ae gente... estou com medo de matalo =( |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
Agora é aguardar ela se recuperar e deixar crescer a vontade. No mais, paciência... _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 6:27 pm Assunto: |
|
|
um ... mas tu acha melhor eu furar o vaso ?? pra tipo fazer escorredor algo assim !! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 01, 2011 8:11 am Assunto: |
|
|
O vaso não aparece nas foos, mas parece uma jardineirnha?!
Pode fazer furos com a furadeira dos lados e embaixo. Mas não com a inten~ção de virar escorredor, não precisa. Os furos são para melhorar drenagem e aeração. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 9:20 am Assunto: bonsai |
|
|
Além das ótimas orientações do amigo Nikkei, sugiro que voce retire as pedrinhas brancas da superficie do solo. Além de não servirem para nada ainda atralham a correta observação do solo. Faça uma rega diária, após verificar se o solo está levemente seco, mas sem encharcar, pois o excesso de agua poderá matar as raízes por asfixia. Ponha a planta num local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, sem exceção e nada de adubação agora, só daqui a uns trinta dias, quando a planta apresentar novas e vigorosas brotações. O adubo deverá ser um rico em Nitrogenio e fósforo, para estimular novas brotações e melhorar as folhas e raizes capilares, que são as que alimentam a planta.
Além de fazer o que estou sugerindo, deixe a planta quieta, sem aramar nem podar mais nada, até que esteja bem recuperada e saudável. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 5:15 pm Assunto: |
|
|
Opa.. entao ta gente ... Nikkei 100 é sim, vou pegar minha maquina de fura e encher de buracos nas laterais !!
nickyfury vou deixar ele quieto agora... molho ele todo dia 1 vez..
mesmo pq o tempo aq esta bem frio...
.
obrigado qdo começar a brotar as folhas eu vou postar ms fotos ! |
|
|
 |
rifle22
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 3:47 pm Assunto: |
|
|
Bem gente nao sei se nas fotos vao da pra ver pq este celular que tirei as fotos tem resoluçao muito ruim, mas em todos os galhos ja estao nacendo brotinhos e folhas oque me deixa mas tranquilo...
.
Queria que voces postasem pra mim um modo de poda ou formato, nao tenho a minima ideia como regular os galhos ou quais tenho q retirar aguardo !!
.
.
.
.
.
 |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
rifle22,
faça como o Nicky falou: deixa sua planta quieta por uns tempos para poder se recuperar. Sou iniciante como você, e também passei um tempo querendo mexer a todo momento na planta. A melhor maneira que encontrei para controlar esta ansiedade foi adquirindo outras planatas e plantando sementes. Faça isso e você vai ver como é gratificante acompanhar o crescimento de uma plantinha desde a semente.
Caso queira um trabalho mais rápido adquira uma planta mais adulta em algum viveiro.
Abs., Paulo _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
|