Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Flavio Janones
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 10:42 am Assunto: |
|
|
Laudir, obrigado.
Edson,
Esse é um problema que estou tentando corrigir, esse limoeiro tem crescimento muito apical... o que acaba dificultando engorssar o primeiro galho. Logo, esse galho é meio fino em relação ao restante da planta.
Já a parte superior da planta engrossa bastante se eu não ficar podando.
Vou tentar fazer uma desfolha pra facilitar a visualização. |
|
|
 |
Isaias 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Idade: 66 Mensagens: 222 Localização: Suzano SP
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 3:13 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio,poderia me tirar uma duvida qual adubação você usa eo substrato.tenho varias mudas de limão mas não quer desevolver.
MUITO GRATO!!! _________________ aprendiz |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 4:42 pm Assunto: |
|
|
Ola Flavio ..Otima planta.. bem vigorosa e sem aquelas pragas que atacam os citricos com facilidade..
Acredito que para engrossar o primeiro galho vc deva desfolhar toda a planta , menos o tal galho ... Enquanto a planta esta sem folhas toda a seiva se direciona para aquele galho , engrossando-o.
Fazendo apenas as podas nos ponteiros vc estimula as ramificações altas e o surgimento de mais brotos no alto que geram mais folhas e puxam a seiva para elas , enfraquecendo os galhos baixos ...
Se minha fosse eu faria uma desfolha total para que se veja o posicionamento dos galhos , escolhendo os ideais e aramando-os ... em menos de 30 dias as folhas estaram de volta .
Ai sim , faria a desfolha parcial a cada 4 ou 5 meses , mantendo as folhas do galho que vc quer engrossar .
Mas espere a confirmação desta tecnica com outros foristas...
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Sáb Jan 16, 2010 7:51 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 8:24 pm Assunto: |
|
|
Oi Flavio
Parabéns pelo belo desenvolvimento que tem até agora...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 5:35 pm Assunto: |
|
|
Isaias,
Nesse limoeiro utilizei como substrato um terço de areia grossa, um terço de terrra normal e um terço desses substratos pra jardinagem.
Quanto a adubação, é basicamente 60% torta de mamona + 40% farinha de osso.
Bonsérgio,
A desfolha do restante da planta deixando o primeiro galho me parece uma ideia interessante. Talvez faça isso no final de semana.
Alexandre, obrigado. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 50 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 6:42 pm Assunto: |
|
|
MUITO LEGAL... EU QUERO FAZER UM BONSAI DE LIMÃO... ACHO MUITO LEGAL A COR DA FRUTA JUNTO COM A COPA... SEM CONTAR QUE O FRUTO NÃO FICA IMENSO....
QUANTO AS DESFOLHAS... ACABARAM INDO DE ENCONTRO COM A MINHA DÚVIDA PARTICULAR.... EU TENHO UMA JABU... BEM SAUDÁVEL... TEM FOTOS NOS PRINCIPIANTES.... E LÁ PERGUNTEI SOBRE DESFOLHA E AINDA NÃO RECEBI RESPOSTAS MAIS PRECISAS... TENHO DOIS GALHOS BAIXOS QUE NÃO DESENVOLVEM... COMO OS DO TOPO... TIRO TODAS AS FOLHAS (SÓ AS FOLHAS, METADE DELAS OU TB OS PECÍOLOS) PARA QUE ESTES GALHOS CRESÇAM?
AINDA DÁ PARA FAZER A DESFOLHA?
OBRIGADO E PARABÉNS NOVAMENTE PELO LIMOEIRO... _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
Leandro-Morais

Registrado: 10/08/11 Mensagens: 12 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 1:34 am Assunto: |
|
|
Então com que esta ele ? |
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 5:22 pm Assunto: |
|
|
Então Leandro, recentemente tirei esse limão da mamadeira e passai para um vasilha plastica bem mais rasa, para já se ir se adaptando a altura do vaso. Agora ele esta em uma fase de recuperação.
Vou tentar tirar umas fotos hoje e posto pra mostrar como esta agora. |
|
|
 |
Leandro-Morais

|
|
|
 |
Flavio Janones
|
Enviada: Sex Set 02, 2011 1:19 pm Assunto: |
|
|
Ela começou a rebrotar e apresenta uma recuperação razoável considerando que tive de reduzir bastante as raízes. Talvez ainda nem fosse o momento de tirar do mamadeira, mas o subtrato dela já não estava muito bom. A época talvez nem seja a melhor também, visto que o replantio aconteceu a umas 3 semanas em pleno inverno, mas ainda apanho um pouco com essa questão da época certa para cada coisa.
Essa é a foto dela agora:
Nessa foto pode ser observado o problema do crescimento muito apical. Vou seguir o conselho do Bonsérgio e fazer desfolhas deixando a do primeiro galho. Pra tentar melhorar isso.
Por causa de crescimento a parte de cima da planta teima em ficar quase da mesma grossura da base.
Se alguém tiver mais alguma sugestão.
Ahh.. estou com um outro problema, algumas folhas estão doentes e não sei exatamente o que é. Se alguém souber o que é, e principalmente, como curar eu agradeço muito.
 |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 2:55 pm Assunto: |
|
|
A minha mexeriquinha também costuma apresentar esses aspectos, e junto com essas enrrugadas, eu já vi alguns bichinhos preto.
Foi me sugerido aplicar o DIMMY notei que deu uma reduzida, mas só quando aplicava, rs... acabou e voltou a aparecer essas folinhas.
Mas, de ante mão sugiro a aplicação do DIMMY.
Abraço e sucessos. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 5:41 pm Assunto: |
|
|
Muito show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Coincidentemente eu comprei, há uns meses, uma muda de limão e o seu me servirá de ensinamento e inspiração!!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 02, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
Flávio e João Paulo!
Essa praga é a lagarta minadora.
Como combater:
1. Retirar todas as folhas que apresentem essa aparência e queimar.
2. Quem põe os ovos dessa minuscula lagarta é uma mariposa. Assim, é conveniente borrifar a planta com inseticida.
Essa praga é comum nos cítricos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Leandro-Morais

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 12:58 am Assunto: |
|
|
Bom minha laranjeira não apresentou nenhuma dessas, pelo que notei ela parece bem, quero acompanhar ela não esquece de nos deixar informado sobre ela,
vou esta sempre acompanhado
abraços |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 1:26 am Assunto: |
|
|
Nossa cara parabéns.
Ta com um ótimo desenvolvimento!
Continui postando!
Acompanhando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
|