FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

coleta de plantas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gilbertovm

MensagemEnviada: Qui Set 01, 2011 3:50 pm    Assunto: coleta de plantas Responder com citação

Pessoal

Esta é minha segunda postagem, desculpem-me se eu disser alguma bobagem. Quanto mais eu leio o fórum mais dúvidas tenho, portanto, vou lançar algumas perguntas de iniciante. Não sei usar os termos que o pessoal utiliza constantemente, como yamadori, nebari, etc. mas enfim, imagino que serei compreendido.
Tenho essas plantas no meu quintal, pois, retornei para uma chácara que morei há alguns anos. É uma chácara, e as coisas estão meio bagunçadas. Mas enfim, as plantas que imagino que teria potencial para bonsai são essas:

Goiaba

Esta planta está com os galhos meio abertos, mas acho que poderia aproveitar um deles e produzir uma planta meio inclinada.

Provável limoeiro

Acho que essa planta nasceu com vontade de ser bonsai, porque está meio retorcida em S; imaginei que poderia ser feito algo, nem que seja para testes. Acho que é um pé de limão e gosto de plantas com espinhos.

Ata ou pinha

Essa planta está com +- 80cm de altura, e está na sombra. Imaginei aproveitar sua sinuosidade e produzir uma planta de maior porte. Mais robusta ou menos delicada que as plantas menores.

Buxinho (?)

Estas plantas são buxinhos?

Foram podadas abruptamente com facão, pelo jeito, e estão muito feias. Mas gostei da rusticidade das bases dos troncos, e também acho que poderiam ser aproveitadas. Há muito galhos, por isso as fotos não são tão boas para avaliar. Mas pessoalmente elas transmitem maior empolgação. Pensei em fazer outras podas mais baixas. É melhor fazer isso no local que se encontram? ou é melhor transplantá-las logo, inclusive para que eu pratique mais esse tipo de técnica?
Na região que moro, é possível encontrar algumas plantas jovens com potencial para bonsai. Depois que eu pegar o ritmo irei postar bastante coisa.
- Então, com base nas fotos, faço as seguintes perguntas:
- A época é adequada para transplantá-las para recipientes?
- Qual melhor recipiente para esta etapa inicial?
-Um substrato feito com telhas quebradas (no fundo), mistura de areia+ latossolo+ matéria orgânica+um pouco de adubo NPK pode ser utilizado? Qual é o substrato mais apropriado?
- Como devo proceder a irrigação? 01 vez por dia? A noite (quando chego do trabalho).
- Daqui quanto tempo devo fazer alguma intervenção (retirar as folhas e podar, e talvez arriscar estilizar algo)?

Sei que fiz muitas perguntas, que talvez sejam claras ou simples demais para o pessoal de elite do bonsai, mas para os novatos são questões de se refletir vários dias e ainda correr o risco de fazer algo errado.
Outra coisa, o livro ABC do Bonsai explica essas atividades que tentei abordar neste post?

Grande abraço pessoal!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 01, 2011 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

já que essas plantas encontranse no seu quintal, talvez seja melhor trabalhar algumas coisas com elas no solo ainda pra posteriormente retira-las, me refiro as mais finas.
talvez seja o caso de vc retira-las do chão, cuidar da pivotante e dar um belo formato ao tronco alem de escolher alguns galhos principais e depois de uns 2 anos voltar com ela pro chão, assim vc consegue um bonsai de 1ª qualidade.

quanto a essas duas;

acerola (eu acho)

Jabuticaba(eu acho)

tenta tirar umas fotos que pegue os 50 cm do tronco mais proximos do solo, da um zoon... talvez seja bom prender ou segurar com as mãos alguns galhos quando for fazer isso... assim derrepente da pra orientar algumas intervenções nas plantas com elas ainda no chão, para posteriormente vc retira-las.

dessa forma elas vão responder mais rapido as intervenções e vc tera um resultado mais rapido tb.

nunca misture NPK no substrato em que ira colocar uma planta recem transplantada, alias não misture adubo nenhum. Teoricamente a terra nova já tem os nutrientes que a planta precisa sem necessidade de add mais.

comece a adubar no minimo dentro de 45 dias, principalmente se tratando de um yamadi, o ideal é esperar que a planta já tenha soltado uma quantidade boa de novos ramos e folhos...

abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei em especial destas duas que o Filipe postou. Tive a impressão de um deles ser pingo de ouro? Tire foto das folhas mais de perto.
Setembro é uma boa época para realizar o yamadori (retirada de planta que esta no chão).
Eu colocaria numa bacia plástica, bem perfurada para permitir aeração e boa drenagem das regas. A bacia é leve e facilita na hora de transportar.
NÃO misture adubo no substrato recém tranplantado. Forre o fundo com pedregulhos ou pedaçoes de telha com cerca de 1cm para faciliar a drenagem. Retire a(s) planta(s) com o máximo de raízes finas e de preferÊncia com o torrão de terra que envolve a planta, assim a recuperação da planta é melhor. Porém nem sempre é possível porque ao cavocar a terra começa a se desfazer. Faça uma cova funda ao redor da planta (a distância varia, mas para estas plantas eu diria uns 30cm do tronco da planta) e depois o fundo para retirar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 02, 2011 6:58 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gilberto, morando em Goiania voce tem acesso a dois ótimos clubes de bonsaistas: a BonsaiGyn, tendo a frente o grande amigo Elisvan e outro grande amigo, o Astolpho (que até particia, vez ou outra aqui no forum); e a AGB-Associação Goiana de Bonsai, com o nobre amigo Ronan no comando, secundado pelo grande (grande no coração e no corpanzil) Humbertão.

Essa turma costuma marcar reuniões acaloradas, onde todos levam material (plantas) para trabalhar e trocar informações e dicas, sempre muito importantes e interessantes, contribuindo para o engrandecimento e crescimento por igual de todos os participantes. Sempre que posso, aliás, gosto de participar desses memoráveis encontros promovidos por eles (moro em Brasilia/DF a uns 190km de distancia), bem como sempre que podem, alguns vem ao DF participar dos encontros que promovo.

Esse preambulo tem por finalidade indicar a voce pessoas que moram na sua cidade e que podem, sem cobrar nada por isso, ajudá-lo melhor em suas dúvidas e incertezas, guiando voce pela trilha correta do bonsai, sem susto nem percalços pelo caminho. Se falar que frequenta o forum, então, e que eu, nickyfury, indiquei, pode estar certo que terá um tratamento VIP.

Em relação as suas plantas, é importante ressaltar que há um grau de dificuldade em lidar com elas partindo do conhecimento obtido apenas em nosso forum, por mais boa vontade que se tenha nesse sentido. A época correta para a retirada de material do chão é sempre na primavera, para algumas espécies, ou no inverno, para outras. E a melhor forma de fazer e ter sucesso é termos alguem que saiba corretamente como proceder ao nosso lado, para que dessa forma voce possa estar aprendendo e não cometendo os erros primários que poderão levar à morte de suas plantas, que parecem ter um ótimo potencial e merecem uma chance de exito, a meu ver.

Por isso a indicação das duas grandes agremiações goianas, ambas com sites na net, onde terá acesso ao fone de contato dos associados, podendo estabelecer desde já um bom vinculo com todos eles, o que certamente irá facilitar em muito o seu aprendizado, além é claro de obter valioso auxilio na extração desse material.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Gilberto,
pelo padrão de saída da ramificação dos galhos eu apostaria em Pingo-de-ouro.

E esta, na minha opinião não está longe de ser outro pingo...

Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gilbertovm

MensagemEnviada: Seg Set 05, 2011 11:34 am    Assunto: Responder com citação

Estas duas fotos são duas plantas da mesma espécie. Realmente olhando assim parecem com outras plantas, tais como acerola, jabuticaba, etc. Mas não são estas.

Devido o antigo inquilino ter cortado totalmente as copas com facão, os galhos surgiram meio estranhos. Outra coisa, estas plantas pegam sombra boa parte da tarde, talvez por isso algumas folhas estão grandes.

Tentei aproximar uma outra foto:

Eu vi o site bonsaigyn, até me pré-inscrevi em um encontro, mas eu não tenho nenhum material ainda para levar e trocar idéias, etc. mas nos próximos me esforçarei para levar.

De toda forma, vou fazer algumas tentativas de transplante, conforme as dicas acima.

Depois vou postar novidades, e vou tentar encontrar mais plantas.

valeul pessoal
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: