|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
malaqias

Registrado: 01/09/11 Idade: 37 Mensagens: 5 Localização: Porto-PORTUGAL
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 7:09 pm Assunto: Ligustro- e Agora? |
|
|
Olá a todos.
Há uns meses recebemos um pequeno bonsai cá em casa de presente.
Após alguma pesquisa e paciencia, descobri que era um ligustro.
o menino esteve perto de morrer, mas depois de mudar os habitos de rega e sol, ele está melhor, cheio de pequenos rebentos.
O problema é que não sei o que fazer com ele, nao me parece certo. Corto? mudo vaso? desfolho? podo... etc.
Ele está engraçado e tem um nebari interessante mas parece-me muito compacto.
Alguem tem ideias? nao para fazer já mas para como é que este bonsai pode ficar no futuro.
(sou de Portugal e estamos no VERÃO)
Abraço,
malaqiaS |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 10:39 pm Assunto: |
|
|
Diogo, a princípio ele está pedindo uma desfolha para que a estrutura dos galhos seja melhor avaliada.
O estilo dele parece não estar definido, a copa parece ter sido formada como um hokidachi, mas o tronco me parece apresentar uma continuação mais adequada para um moyogi, mas, isso, só uma desfolha dirá.
Eu fico receoso em te aconselhar uma desfolha agora, já que ele passou por problemas, mas acredito que quando ela for feita (talvez na próxima primavera) você terá que decidir qual estilo pretende para podar os galhos e aramá-los de acordo com o pretendido.
Me parece que ele está apresentando o que chamamos de conicidade invertida, o que quer dizer que há uma parte superior do tronco mais grossa do que a inferior e, isso, é um defeito que deverá ser corrigido com uma poda ou alporquia.
O nebari está pedindo uma reeducação para ficar melhor, isso você fará na primavera, replantando-o em uma vaso mais largo e raso com as raízes distribuídas de forma mais radial.
Abraço. |
|
|
 |
malaqias

Registrado: 01/09/11 Idade: 37 Mensagens: 5 Localização: Porto-PORTUGAL
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 12:34 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas opiniões Marco!
vou esperar para uma melhor altura entao, e entretanto vou estar atento no forum a coisas que me possam ajudar.
Obrigado mais uma vez. abc |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|