|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
blzounem
Registrado: 22/08/11 Idade: 46 Mensagens: 51 Localização: Campinas-SP
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 01, 2011 11:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Blzounem, minha sugestão é fazer uma poda de limpeza, cortando fora um pouco dos galhinhos que estão excessivos na planta, deixando apenas um minimo de galhos com que formar algo interessante com ela. Os galhos mantidos, por sua vez, deverão receber podas de redução, visando manter apenas um ou dois pares de folhas, para que a planta possa estabelecer melhor uma densificação nos galhos.
A densidade irá dar para a planta uma caracteristica mais bonita e interessante, além de aumentar a qualidade técnica do trabalho, pois quanto maior for, mas robusto e ramificado ficará o galho, não importanto sua grossura nem o tamanho da planta para isso. No entanto, é preciso desistir da aramação por enquanto, pois ela atrapalha nessa correta formação estrutural, devendo ser usada apenas em ultimo caso nessa espécie.
Ao longo dos anos em que venho cultivando serissa, a maioria das que tenho em meu viveiro foram quase todas moldadas apenas com esse tipo de poda, sem usar aramação. Exceto, é claro, quando o estilo exige, como por exemplo as formadas em kengai e han kengai. Veja a densificação de uma delas, para ter idéia de como poderá e deverá deixar a sua:
Para conseguir densidade, use uma tesoura de pontas finas e sempre deixe um ou dois pares de folhas apenas, buscando a redução no comprimento dos galhinhos até atingir esse ponto minimo, passando a trabalhar nele dessa forma, a partir daí. Isso significa que todas as novas brotações, principalmente as longas, devem ser imediatamente eliminadas. Eu podo todas as serissas que tenho a cada 20 ou 30 dias (mais de 200, para vc ter uma idéia, não todas de uma vez, é claro).
Por ultimo, a adubação: deve ser controlada, evitando o excesso de nitrogenio, que aumenta o tamanho das folhas, bem como exposição solar o dia inteiro, evitando local sombreado ou com excesso de umidade. Prefira adubos ricos em fósforo, pois incidem mais nas raízes capilares, fortalecendo-as, o que será transmitido depois para a planta como um todo.
A rega deve ser diária, mas apenas ao final da tarde, sem encharcar. O solo deve ser bem drenante: caco ceramico e pedrisco. Adubação a cada 45 dias ou mais. De resto, não há mistério no cultivo. Na poda de manutenção, elimine as flores secas, bem como seus talinhos depois que elas murcharem e as flores espinhosas secas, que são flores que não vingaram e que ao secar ficam parecendo uma mini coroa de espinhos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sex Set 02, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
Nick , sonho com estas serisas sua todas as noites !!! haha.. sao PERFEITAS !!!!
abraço!! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 02, 2011 5:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gustavo, agradeço seus elogios ao meu trabalho. Certamente, com as dicas que passei, voce tambem poderá ter as suas com a mesma qualidade técnica que eu tenho conseguido obter nas minhas. É uma das melhores espécies para se formar lindos bonsai, nos mais variados estilos, resistente a pragas e a parasitas.
Espero que, seguindo as informações e construindo suas serissas, poste aqui no forum oportunamente, para que todos possamos apreciar detidamente. Um abraço e qualquer dúvida é só dizer, estou a postos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
blzounem
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Nicky,
Dei uma limpada na quantidade de galhos que tinham e tentei deixar o mais longe da base. só nao mexi no topo, pq é um emaranhado e fiquei com um pouco de medo de estragar, pq ainda nao decidi qual vai ser a frente pq os dois lados são bonitos.
Uma duvida sobre a poda das folhas, neste exemplo de baixo, eu deveria deixar apenas duas folhas dessas?
Untitled by blzounem, on Flickr
achei uma larva no tronco principal
segue as fotos da nova serissa, ainda vou podar para triangular ela, ta meio cabeluda, será que fiz a poda dos galhos errado?
Untitled by blzounem, on Flickr |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 4:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não consegui visualizar nenhuma mudança na sua planta após voce ter podado. Para mim, as imagens parecem mostrar a mesma planta. Não foi o que eu sugeri, devo ressaltar. Veja, na imagem abaixo, o que deve cortar fora para melhorar:
Não precisa ter medo de passar a tesoura nela. Novas brotações irão surgir e sua planta ficar não só mais bonita que está atualmente, mas ganhará qualidade ao final do processo. Vc deve cortar cuidando sempre de manter dois a quatro pares de folhas em cada galhinho. Isso ajuda a reduzir o comprimento dos galhos. Os galhos que não tem folhas mais próximo do tronco, não tem problema: corte eles tambem, para forçar novas brotações. Nesse caso, reduza o comprimento dos galhos sem folhas deixando-os com uns dois cm apenas, e depois que vierem as brotações, então reduza para o par ou quadruplo de folhas. Com isso, irá favorecer não só novas brotações no galho, como brotações laterais, e aumentar a area de densificação da planta, ou seja, galhos com mais folhas e não tão espaçado como agora.
Onde nascem varios galhinhos no mesmo ponto, corte fora o excesso, deixando apenas um galhinho no local, e assim mesmo, corte esse galhinho reduzindo seu comprimento conforme indiquei acima. Não precisa ter medo: sua planta não irá secar e morrer por causa disso. É só manter a rega diária, que ela continuará firme e forte. Usando uma frente que julguei melhor, veja só onde cortar, nas linhas vermelhas:
Agora, se prefere manter como está, então tudo bem, fazer o quê, né?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
blzounem
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 9:13 am Assunto: |
|
|
Nicky passei a faca nela, mais ou menos como voce falo, mas acho que deixei mais curto, e provavelmente fiz uma caquinha e não deixei folha alguma.. agora é esperar florescer tudo de novo
Untitled by blzounem, on Flickr |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 10:37 pm Assunto: |
|
|
seria bom aproveitar e dar uma aramdaa nela, não conheço a especie, mas se for flexivel, aproveite pra modelar os galhos..
belo trabalho!
na minha opnião, substitui esse segundo galho que sai da parte interna da curva, pelo 4º que esta crusando a frente do bonsai.
talvez com arames não de pra puxar, mas podando curto da pra refazer puxando pro lado oposto onde ele se encontra.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 05, 2011 6:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Cara, voce realmente radicalizou, ao retirar todas as folhas!!! A serissa não é o tipo de espécie que nós devamos proceder uma desfolha total, mesmo por que não há nenhuma razão justificável para realizar esse tipo de intervenção, mas como está feito, agora é aguardar e torcer para que novas brotações venham logo.
Minha sugestão é no sentido de manter a planta em local sombreado, até que despontem as novas brotações, quando então poderá conduzir a planta para um local onde receba luz e calor solar o dia inteiro. Até lá, mantenha uma rega minima, pois sem a folhagem o substrato fica umido por mais tempo, e o excesso de umidade sempre pode não só atrasar as novas brotações como tambem causar morte das raizes por asfixia. Só regue após observar que o solo está bem seco. Não adube, pelas mesmas razões apontadas acima. Adubação só daqui a uns 30 dias.
Filipe, sua sugestão é ótima, no sentido em que irá melhora em muito a estruturação aerea, deixando-a mais "limpa" e proporcional, mas o uso de arame agora, em que a planta está desfolhada, é melhor evitar. Pelo menos até virem as novas e vigorosas brotações. Os cortes necessários que voce menciona, porém, podem ser executados sem problemas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|