|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 42 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 11:00 pm Assunto: molhar bonsai |
|
|
se o bonsai tem que passar o dia todo no sol (frutiferas) posso aguar ele sob sol quente?
porque se o sol esta muito quente o substrato vai secar muito...
obrigado. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 1:48 am Assunto: |
|
|
Diogo
Não tem problema algum, muito pelo contrário. Contanto que vc espere sair a água que sai quente no início (a que fica dentro da mangueira armazenada sob o sol) e depois jogue a água fresca. Suas plantas irão agradecer e muito.
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 8:53 am Assunto: |
|
|
Só evite de molhar as folhas sob sol quente que pode ser prejudicial, regue só o solo. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Mateus 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 3:32 pm Assunto: |
|
|
Eu tbm tinha essa duvida...Ainda mais aqui que a umidade fica abaixo de 15% em alguns dias e anda fazendo muiito calor.
As vezes tenho q regar minhas plantas ao meio dia senão de tarde elas ficam muchas...
Abçs |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 7:51 pm Assunto: |
|
|
Diogo Afonso em regiões onde o clima é muito quente e a úmidade do ar é muito baixa o ideal é regar de manhã bem cedinho e no final da tarde...  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 9:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Moro no DF, onde o clima atualmente está com um indice de umidade comparavel ao do deserto, ou seja, extremamente baixo. O calor solar bate sobre plantas, animais e pessoas como um malho quente, que chega até a "doer", como dizem. Rego minhas plantas, todas expostas o dia inteiro ao sol, apenas no final da tarde, por volta das 16:30, uma vez ao dia apenas. Não rego nas horas mais quentes, pois como dizem estudos cientificos, nesses horarios as plantas fecham seus estemas e xilemas, suas células vegetais, presentes nas folhas, caule e raizes, para evitar a perda excessiva de agua através da transpiração.
Com isso, as folhas até ficam um pouco murchas, mas a planta garante sua sobrevivencia até que chegue a agua. O solo nos recipientes de cultivo bem como nos vasos, chega a secar e ficar totalmente sem nada de umidade, aquecendo-se um pouco tambem. Mas isso não impede que eu continue a manter meu padrão e opção de cultivo, e desde que nenhuma planta fique mais de um dia sem regar, nunca perdi nada.
Com o fechamento das células, ao irrigar as plantas a agua passa por elas como se fossem um capa plastica: escorre e vai para o solo ou o chão. No solo do vaso ou recipiente, essa agua poderá causar perdas nas raizes capilares, por excesso de calor decorrente da exposição solar agindo na agua. Se o solo não contiver liquidos, o calor é suficiente para manter as raizes estabilizadas, sem prejuízo danoso a elas. Ao adicionar agua, porém, estaremos contribuindo para aumentar o calor no interior do substrato, podendo levar à morte das raizes por asfixia.
Por isso, aconselho não regar nas horas mais quentes do dia, mesmo que as folhas murchem. Essa reação delas é uma resposta de defesa natural, e é comum agirem assim para se autopreservar. Ao intervir, regando, estamos não contribuindo em nada, a não ser em aumentar as chances de perdas conforme descrevi acima.
Em viveiros e floricuturas vemos os irrigadores automáticos serem acionados pela manhã, ao meio dia e à tarde. Eles tem agua em abundancia para gastar, mas muitos o fazem para manter as plantas sempre "despertas", para atrair a atenção de possíveis compradores. A não ser que nossas plantas estejam expostas, participando de algum evento, exposição ou similar, não vejo razão para agir de outra forma.
Aos que contrapõe, alegando que as folhas murchas "voltam" o viço após a rega, devo salientar que isso é normal, mas não significa, por outro lado, que a agua "renovou" a planta, e devemos considerar que as raizes, no interior do solo, após a rega ao meio dia, irá continuar a "cozinhar" em fogo brando, depois da rega, ao longo da tarde que fluí. É nelas que penso, e não no "viço" das folhas. Folhas secam e morrem, outras brotam no lugar. Raíz seca não volta, nem permite a emissão de novas, nesse sequenciamento, infelizmente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 2:50 pm Assunto: |
|
|
Cada caso é um caso, eu sempre reguei meus bonsai ao meio dia, horário que tenho disponibilidade para tal, mesmo sob forte sol nunca mudei o horário e também nunca perdi nenhum exemplar por causa disso.
Agora, tenho que discordar de uma colocação do amigo Luiz Fernando: "Ao adicionar agua, porém, estaremos contribuindo para aumentar o calor no interior do substrato, podendo levar à morte das raizes por asfixia".
Quem sabe a água que o amigo adiciona é muito quente, ai pode acontecer o fato, mas eu uso água de torneira, vem bem fresquinha, acredito eu colabora para refrescar o substrato e tornar melhor a vida dos bonsai nos mesmos. Talvez o clima do nosso Brasilzão contribua para tal evento, mas eu acho que aguar a planta não aumente a temperatura, haja visto que a temperatura da água é menor que a temperatura do vaso, do ambiente e da planta em si, a não ser que esta água esteja armazenada em um local que proporcione alta temperatura a ela. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|