Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 9:48 am Assunto: como fazer a germinação de adenium???! |
|
|
então, estou pensando em compra algumas sementes de adenium pelo mercado livre; na minha opnião parece ser seguro.
mas então, queria saber como é feita a germinação e o substrato usado,
e tbm os cuidados com essa especie. |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 11:52 am Assunto: Re: como fazer a germinação de adenium???! |
|
|
bruno matorizen escreveu: | então, estou pensando em compra algumas sementes de adenium pelo mercado livre; na minha opnião parece ser seguro.
mas então, queria saber como é feita a germinação e o substrato usado,
e tbm os cuidados com essa especie. |
Tb tenho essa vontade, vou acompanhar o Topico ;D |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 28 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 9:56 pm Assunto: |
|
|
Ao receber suas sementes, deixe de molho por um período de 2 a 4 horas em água limpa.
Após o molho, elas hidratam e ficam mais cheinhas. Com a ajuda de uma pinça, coloque-as delicadamente sobre o substrato umido, cubra com uma camada fina de substrato.
Forre o vaso com filme de PVC, lembrando de borrifar as bordas do vaso para que o filme cole. Caso não tenha o filme, não se esquente(pergunte o que fazer) , o filme serve para acelerar o processo de germinação. Coloque o vaso numa área protegida do sol.
Depois de 2 ou 3 dias, as sementes começam a germinar.
Retire o plástico após a germinação das sementes ou quando as plantas ameaçarem tocar no filme. Até então, voce não tinha que molhar. Nesse período, molhe usando um borrifador de jato fino sempre que a superficie do substrato estiver seco, ou no mínimo em dias alternados. Nesta fase, os Adenium são muito sensíveis a água, tanto a falta como o excesso.
Quando estiverem com 2 pares de folhas formadas, é hora de começar a tomar banho de sol. Inicialmente 1 hora pela manhã, depois de uma semana, deixe mais tempo, de 2 a 3 horas.
Depois de 3 meses já pode trocar de vaso. Nesta etapa use um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado, uma sugestão é: 50% de areia de rio grossa, 20% de terra preta de jardim e 30% de material orgânico, esterco, humus ou outro.
esse texto foi retirado do site: http://adeniumbahia.blogspot.com/2009/01/como-semear-adenium-passo-passo.html |
|
|
 |
EnfBreno
Registrado: 25/07/11 Idade: 36 Mensagens: 33 Localização: Guanambi-BA
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Perfeita explicação, ajudará bastante. Apesar que muitos dizem que essas sementes que vende no Mercado Livre não pega. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 12:26 am Assunto: Re: como fazer a germinação de adenium???! |
|
|
breno, as dicas dos colegas são verdadeiras eu só coloco 01 colher de água sanitária em 1/2 l de água e pulverizo as sementes para evitar ataque de pragas e não rego depois de colocá-las para germinar. Tenho várias e muitas foram compradas no ML taxa de germinação muito boa desde que vc tenha o cuidado com exesso de água.Lembre-se o apelido Rosa do Deserto não é a toa tratamento similar aos dados aos cáctos. [img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
|
|
 |
EnfBreno
Registrado: 25/07/11 Idade: 36 Mensagens: 33 Localização: Guanambi-BA
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 2:48 am Assunto: Re: como fazer a germinação de adenium???! |
|
|
Otoniel Santos escreveu: | breno, as dicas dos colegas são verdadeiras eu só coloco 01 colher de água sanitária em 1/2 l de água e pulverizo as sementes para evitar ataque de pragas e não rego depois de colocá-las para germinar. Tenho várias e muitas foram compradas no ML taxa de germinação muito boa desde que vc tenha o cuidado com exesso de água.Lembre-se o apelido Rosa do Deserto não é a toa tratamento similar aos dados aos cáctos. [img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] |
Ah sim, valeu pela dica. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 5:53 pm Assunto: |
|
|
mais olha só, depois q eu do uma molhada no substrato do vaso eu planto as sementes etc... Depois disso quando eu ver q a agua esta cessando eu dou umas borrifadas com a agua e a sanitaria???
ou na mesma hr q eu plantar as sementes eu ja fasso issu? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 5:54 pm Assunto: |
|
|
sanitaria q eu falo, é 8 partes de agua linda com 2 ou 1 de agua sanitária
hehe |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 7:07 pm Assunto: |
|
|
bruno matorizen escreveu: | mais olha só, depois q eu do uma molhada no substrato do vaso eu planto as sementes etc... Depois disso quando eu ver q a agua esta cessando eu dou umas borrifadas com a agua e a sanitaria???
ou na mesma hr q eu plantar as sementes eu ja fasso issu? |
bruno, eu borrifo a mistura (01 colher de sopa ou até 2 de água snitária em meio litro de agua) nas sementes logo após colocá-las no substrato detalhe mesmo que vc não enterre as sementes elas germinarão desde que estejam protegidas pelo insulfilm assim não perderá umidade fazendo com que não seja necessárias regas até a retirada do insulfilm após 2 ou 4 folhas. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 7:27 pm Assunto: |
|
|
ah muito obg
agora entendi muito melhor
heheh |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 07, 2011 11:50 am Assunto: |
|
|
então depois de quase um mes
olha como a bixinha ta!
ate agora so algumas protaram, mais dei uma cavadinha para ver as outras sementes, e elas ja tão saindo umas minusculas raizes
segue as fotos:
[/url] |
|
|
 |
|