| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 10:55 pm Assunto: Transplante de Ficus |
|
|
Dai pessoal do bonsai , que saudade de postar aqui no forum , mas a chuvarada aqui na terrinha nao permitiu que se fizesse nada , estavamos que nem umas corujas entocadas ,mas agora a chuva deu uma tregua ja da pra meter a "mão na massa "novamente
Hoje , aproveitando que o frio por aqui ja esta indo embora resolvi fazer o transplante de meu ficus.Na semana passada ja havia feito a desfolha total (mas nao achei a foto)
Desmanchando o torrão.
Vaso escolhido!
Substrato (Nipon Bonsai-Joinville/SC)
Trabalho finalizado.
Um grande abraço a todos.
Vamos comentar!!! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 10:23 am Assunto: |
|
|
Que beleza de planta, uma bela ramificação. Tem fotos dela antes?
que espécie é este ficus? Gostei muito _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 40 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 11:13 am Assunto: |
|
|
bela planta, ótimo nebari _________________ Munem Mushin |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Set 04, 2011 11:32 am Assunto: |
|
|
Nikkei , tenho toda a sequencia de fotos desqye que ela era apenas um toco
vou localizar as fotos e depois posto aqui no forum.
Valeu bernardo
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 07, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Valeu Leao! _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Joel, apesar de já termos trocado idéias sobre esta planta lá no Face, vou colocar aqui também para que os colegas de fórum acompanhem o raciocínio: Eu acho que aquele galho mais alto deve ser retirado, a fim de tornar a planta menos pontuda, com o ápice mais arredondado, o que combina melhor com esta espécie. Além disso, aquele galho tem uma conicidade invertida, o que não seria o maior problema pois quando a copa fecha este defeito fica envoberto. Mas com certeza retiorando no futuro outros galhos ocupam este espaço e a planta ficará mais compacta e mais adequada a espécie. Bom, depois disso veio a idéia de ao invés de simplesmente retirar este galho, aproveitar a época boa, e fazer um alporque ali one ele é mais grosso, e com a parte de cima pode fazer um belo Mame, pois a ramificação já está ali.
Independente disso, o amigo fez um belo trabalho até aqui, digno de admiração, agora é uma questão de melhorar para ficar um bonsai de qualidade superior.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 8:56 pm Assunto: |
|
|
Excelente trabalho!
Parabéns! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 9:08 pm Assunto: |
|
|
joellagunasc,
planta espetacular. Parabéns. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 07, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Agradeço os elogios , e as dicas do Amigao Elio , ja tinah recebido no Face como ele mesmo falou e com certeza ja foram anotadas.
Estou colocando as fotos do inicio deste trabalha , no total sao mais de 30 fotos mas colocarei aquelas que acredito darão uma ideia da sequencia do trabalho:
Espero qeu voces possam com esta fotos ter uma pequena ideia da evoluçao deste ficus. _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 10:49 pm Assunto: |
|
|
Fala Joel!!!!
Beleza de planta hein????
Realmente o Elio tem razão, a retirada daquele galho é fundamental, o ápice desta planta está no galho da direita. Optaria neste momento a efetuar uma poda drástica em todos os galho, com o objetivo de uma maior conicidade neles. Vc ganhará uma planta muito melhor do que já está.
Forte abraço brother!!! _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 08, 2011 5:22 pm Assunto: |
|
|
Muito bom a postagem das fotos desde o início, Joel. Isso é imporante para que todos tenham uma idéia de que de fato às vezes o melhor é partir do Zero. E isso que você fez é exatamente isso: partir do Zero.
Parabéns por toda a evolução do trabalho até aqui.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Set 08, 2011 8:03 pm Assunto: |
|
|
Legal ver da onde partiu e aonde foi parar!! Ta de parabens  |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 4:52 pm Assunto: |
|
|
Felipe , quando ela esta com folhas ela fica bem arredondada. Valeu as dicas.
Elio , eu tenho masi de 30 fotos dela , este ficus estava plantado na frente do meu trabalho , devia ter mais de 3 metros de altura e era bem reto , por isso eu cortei ele bem embaixo e deixei aquele galinho para ser o novo apice , realmente este saiu do zero.
Valeu Renan _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 9:21 am Assunto: bonsai |
|
|
Joel, como bem salientou o nobre amigo Elio, importante termos o "mapa da mina", mostrando o caminho correto para se chegar lá, com segurança e presteza. Vc executou um ótimo trabalho inicial, na minha opinião, que aos poucos foi perdendo o conteúdo, com uma finalização pouco usual. Sua planta, com o reinicio do ciclo vegetativo após as intervenções radicais, apresentou uma ótima brotação, permitindo uma criteriosa seleção dos galhos mais bem posicionados com que deu inicio a uma ótima construção area.
Por outro lado, em algum passo do longo caminho até o presente, vc se descuidou um pouquinho, e os galhos tomaram um rumo muito verticalizado, ao invés de terem sido conduzidos a uma posição um tantinho levemente horizontais, como vemos no primeiro galho e nos demais. A sequencia da formação do tronco no terço apical tambem não ajudou, vez que como bem salientou o Elio, ficou por demais alta e desigual em relação ao restante da planta, sendo a opção do alporque feita por ele a melhor nesse caso, com a escolha de um novo ápice para harmonizar o conjunto.
Ouso dizer porém que nem tudo está perdido. Assim como a formação de um novo ápice é possível e viável, a correção dos galhos a um reposicionamento correto e harmonico com o estilo proposto tambem o é. Para isso, claro, haverá que implementar certos cortes, visando reduzir o comprimento atual dos galhos que não se sugeitarem a mudanças via aramação (o ficus é bem flexível e aceita isso numa boa, creio eu).
As folhas podem até ocultar nossos erros, mas cedo ou tarde elas caem e tudo aparece, depondo contra nós, então.
Mas quero, apesar de tudo, parabenizar o nobre colega pelo ótimo e excelente trabalho, tenacidade em consegui-lo e paciência em executá-lo: a maestria na arte é uma busca constante, a que não podemos nos furtar de conseguir, independente das dificuldades do percurso. Termos bonsai de qualidade técnica superior é algo que depende inteiramente de nós, não de nossas plantas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|