Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Set 08, 2011 8:56 pm Assunto: Poda em Resedá (ajuda atualizado 06/02/2012) |
|
|
Caros amigos comprei essa muda hoje e como estava muito caneluda tive que itervir logo no viveiro cortando para que pudesse traze-la no carro mas achoque deva baixar um pouco mais. o que vcs acham???[img]
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Editado pela última vez por Otoniel Santos em Seg Fev 06, 2012 6:40 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 9:06 am Assunto: |
|
|
Eu abaixaria uns 3 dedos acima da curvatura. Se utilizar este tronco como está vai ficar sem conicidade. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 12:50 pm Assunto: |
|
|
Eu também cortaria uns 3 dedos acima da curva. Cortaria em diagonal, deixando a parte alta do corte à esquerda.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 1:02 pm Assunto: |
|
|
Qual diferença entre o corte reto e o corta na diagonal? E quando saber qual dos dois usar? |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 1:29 pm Assunto: |
|
|
Eu sempre corto na diagonal, pra evitar acúmulo de água _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 2:06 pm Assunto: |
|
|
Quase nunca corto na transvesal. Em geral, com o corte diagonal pode-se aproveitar a brotação, já que a maioria das plantas tendem a lançar novos brotos no local do corte. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
Veja um exemplo de como utilizar o corte diagonal ao nosso favor:
As brotações (não é regra) tendem a aparecer na borda do corte. Neste caso estamos aproveitando duas brotações, uma para o ápice (parte mais alta da diagonal e outra como futuro galho (parte mais baixa)
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Eu abaixaria uns 3 dedos acima da curvatura. Se utilizar este tronco como está vai ficar sem conicidade. |
Galera eu cortei mais um pouco mas tenho dúvidas de qual seria a melhor frente acho que seria essa 1ª foto. o que acham??
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 6:05 pm Assunto: |
|
|
A principio nãop faz muita diferença, agora é aguardar as brotações. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 19, 2011 8:21 pm Assunto: |
|
|
postei 2 x a mesma coisa.
Editado pela última vez por Otoniel Santos em Sáb Out 08, 2011 8:38 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Set 19, 2011 8:49 pm Assunto: |
|
|
Otoniel,
a primeira foto me parece melhor como frente pois a cicatriz fica escondida...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 25, 2011 6:55 am Assunto: |
|
|
Otoniel Santos escreveu: | Galera eu me esqueci de de dizer que quando comprei a muda eu cortei e fiz várias estacas da haste e adivinha?? estão todas em uma brotação muuuito forte!!! maravilhoso. Será que vai dar certo?? é que serão muitas mudas. (estão numa estufa improvisada) ontem tirei o film para analisar como estão os brotos mas achei melhor recolocá-lo.
Uploaded with ImageShack.us |
Olha só as estacas brotando. Quanto tempo será que precisam para criar raizes??/ alguem por favor me oriente...replantio, tempo na estufa,substrato, etc. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 08, 2011 10:02 pm Assunto: |
|
|
Galera, boa noite, estou feliz da vida está brotando muuuito ja retirei alguns brotos mas gostaria de ouvir sugestões!!!![img]
Uploaded with ImageShack.us[/img] _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Out 08, 2011 10:17 pm Assunto: |
|
|
Não seria melhor plantá-la em um vaso mais largo e mais raso? Acho que por ser tão fundo e não muito largo, as brotações estão crescendo muito para cima aos invés de crescerem para os lados.
Abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 09, 2011 7:33 am Assunto: bonsai |
|
|
Green, brotações geralmente crescem para cima, nunca para os lados. Apenas quando o galho matura, isto é, fica mais "velho", e pesado, é que horizontaliza seu posicionamento. Durante essa primeira fase, como na planta do Otoniel, tanto faz o recipiente de cultivo, que os galhos irão continuar brotando verticalmente.
Daqui a algum tempo, quando a cor das brotações começarem a mudar de verde para levemente marrom, será então o momento certo de "educar", via aramação e poda de manutenção, os galhos para uma posição mais horizontal, preparando-os para se adequarem ao estilo pretendido pelo cultivador.
Por outro lado, como a planta tem um tamanho reduzido, no próximo ano, durante a primavera, o Otoniel deverá replantar usando um recipiente de cultivo de bordas mais baixas, para condicionar o sistema radicular da planta, adequando-o ao cultivo em vaso, num futuro próximo, após a formação finalizar. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|