|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 5:09 pm Assunto: minha jabuticabeira |
|
|
Então, hj dando uma olhada em uma floricultura me deu uma vontade de ter uma jabuticaba, então dando uma olhadas entre elas achei uma que me agradou. paguei 25 reais $$$.
Queria sabe como se cuida dela, ja que nunca tive uma jabuticaba...
epoca de desfolia,epoca para transplante,poda trastica essas coisas basicas
(:
posso começar a podar ela agora?????????
segue as fotos abaixo
ideias são bem vindas....  |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 5:31 pm Assunto: |
|
|
ok, muito obrigado pela informação (: |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 7:45 am Assunto: |
|
|
alguen tem alguma ideia?? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 9:11 am Assunto: bonsai |
|
|
Bruno, apesar da dica do nobre colega Felipe, minha sugestão é no sentido de ser um pouco mais contido e não podar agora. Sua planta estava se desenvolvendo até há pouco em uma floricultura, onde o cultivo é sistematizado numa direção contrária a que nós, bonsaistas, usamos e promovemos. Então, aguarde ao menos um ano, ou seja, até o inverno do ano que vem, para promover cortes radicais em tronco e galhos.
Até lá, porém, não é preciso ficar parado. Dia 23/09 terá inicio a estação da primavera. Nela podemos implementar certas intervenções com vistas a melhorar a estruturação da planta, como o uso de aramação, desfolha total, dentre outras. Minha sugestão é que voce dê inicio a um cultivo adequado, promovendo uma rega diária, com um aporte regular de adubação orgânica, para favorecer sua planta, buscando saude e vitalidade, o que a tornará apta a responder satisfatóriamente, quando das intervenções.
Uma dessas intervenções será no sentido de analisar detidamente a planta por todos os lados, para definir qual ser a frente do futuro bonsai. Importante tambem elaborar um projeto, que atente para a altura e formato mais adequados ao tipo fisico da sua planta, buscando harmonizar o conjunto tronco/galhos desde logo. Talvez com um corte reduzindo o comprimento dos galhos, aramanão no primeiro galho da esquerda, corrigindo seu posicionamento, buscando uma leve horizontalidade nele, dentre outros.
Apenas com esses trabalhos que citei voce verá que sua planta irá apresentar melhoras, tanto na aparencia, quanto na emissão de novas e vigorosas brotações, que irão possibilitar a voce, ano que vem, no inverno, implementar outras como o reenvase após cortar raizes pivotantes (retas e compridas se houver), buscando o acondicionamento da planta em um recipiente de cultivo mais adequado que o atual, de bordas mais baixas (o ideal é uma altura maxima de 10cm). Mas isso só poderá ser feito no inicio do inverno (estamos no final, então deixa quieto!!). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 1:21 pm Assunto: |
|
|
ok tens razão nickyfury, vo seguir suas dicas (: |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 1:28 pm Assunto: |
|
|
ja que é pra espera ate o ano que vem vale apena tenta um alporque? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Set 11, 2011 6:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Melhor aguardar até o ano que vem para o alporque tambem. Os resultados, com sua planta plenamente restabelecida e saudável, serão bem mais garantidos, na minha humilde opinião.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 11, 2011 7:12 pm Assunto: |
|
|
meu, essa planta é chegada em um friusinhu né?
ahahahahaha |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|