FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de guabiju,Myrcianthes pungens.
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2006 10:29 pm    Assunto: Bonsai de guabiju,Myrcianthes pungens. Responder com citação

Prezados amigos do bonsai;
Procuro alguém que já tenha trabalhado com árvore guabiju,da família Myrtaceae.Sinônimos vernáculos:Guabiju-guaçu,guabira-guaçu,guajarai-da-várzea,etc.Sou iniciante e ainda não houvi comentários do seu aproveitamento para bonsai.Possuo uma árvore no quintal já frutificando, seus frutos são arredondados,bastante apreciados pela fauna e tidos pelo homem,como muito saborosos.Suas flores são brancas e tenho muitas lembranças da árvore na época de sua frutificação nas matas do interior da cidade de Nova Prata nos meus tempos de garoto.
Aguardo contacto de quem tenha experiência no aproveitamento como bonsai.Algumas informações obtive com:www.cepen.com.br

Ivaniil Pimentel Vieira

ivanilpimentel@yahoo.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ivanil !!!! Laughing Laughing Laughing

Nunca ouvi falar em GUABIJU.....

Será que é parecida com GABIROBA ?????

Peça ajuda ao mestre Sergivaldo.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre Mattoso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil;

Consegui essas informações espero que te ajude.

Características da planta: Árvore com até 20 m de altura com tronco tortuoso e nodoso, de casca lisa acinzentada. Folhas com ápice pontiagudo. Flores de coloração creme que surgem de outubro a dezembro.

Fruto: Grandes, globosos, de coloração roxo-avermelhada, com I ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro.

Cultivo: Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada pela avifauna. Pode ser utilizada como planta ornamenta, apesar do desenvolvimento lento. Um quilo de sementes pode conter até 4 mil unidades.

Entre os muitos exemplares da família das Mirtáceas brasileiras, o guabiju é árvore rara num país de extensão continental. Ocorre, basicamente, na região sul do país, desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde é nativa. Pode ser encontrada, na verdade, em toda a área coberta pelos altos do Rio Uruguai, atravessando o norte do Uruguai e alcançando a Argentina, o Paraguai e a Bolívia.

Árvore delicada e de aparência rígida, uma das principais características do guabiju são suas folhas: pequenas, duras, de coloração verde profunda, as folhinhas do guabiju terminam por finos, curtos e pontiagudos espinhos, parecidos com pequenas pontas de agulha.

O guabiju demora a frutificar, o que ocorre pela primeira vez apenas 10 anos após o plantio. Quando novo, tem frutificação bastante farta, embora esta se manifeste apenas de 2 em 2 anos, aproximadamente.

Segundo Maria do Carmo C. Sanchotene, a palavra guabiju originou-se da língua indígena guarani, em expressões que querem dizer "fruta que se come" ou "fruta de casca rija". De fato, seus frutos, escuros e de polpa consistente, de acordo com Eurico Teixeira, constituem-se de "uma massa açucarada, aromática, agradável de gosto, embora adstringente".

Os frutos saborosos do guabiju são apreciados tanto pelos homens como pelas aves silvestres e pela fauna em geral, sendo ótimo chamariz para os pequenos animais. Por esse motivo, o guabiju é, algumas vezes, encontrado em cultivo em pomares domésticos.

Apesar de todas as qualidades que o caracterizam tais como: sua grande longevidade, o sabor de seus frutos, a delicadeza, o porte e a beleza da árvore - o guabiju não é cultivado com freqüência, nem mesmo em suas áreas de ocorrência natural. No entanto, em virtude de suas raízes não serem agressivas e de seu crescimento ser muito lento, o guabiju é árvore bastante indicada em projetos de tratamento urbanístico na arborização de ruas, pragas e parques.

Um abraço;
Alexandre mattoso
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 8:05 pm    Assunto: bonsai de guabiju Responder com citação

Amiga Angela;

Agradeço sua participação , informando que seu fruto tem alguma semelhança com os da jaboticaba. Detalhes; o guabiju produz seus frutos nas pontas dos galhos,quanto aos da jaboticaba são nos troncos.Quntoaos frutos os do guaviju são mais preferidos pelas aves.

Amigo Alexandre;

Sua participação tornou-se uma grande fonte de informações até então
por min desconhecidas. Excelente trabalho digno dos meus elogios e
agradecimentos.
Sou muito grato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 6:54 am    Assunto: Responder com citação

Tambem achei q se tratava da Guabiroba, a qual tenho algumas mudas que formei a partir de sementes e gostaria de saber quanto tempo mais ou menos demora p/ frutificar?
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 8:23 am    Assunto: Bonsai de guabiju,Myrcianthes Pungens Responder com citação

Caro amigo Junior;

Fico felix em saber do interesse dispertado pela planta guabiju.O Alexandre efetuou um grande e completo trabalho ref. ao assunto que servirá para muita pesquisa, eu mesmo aprendi muito com o seu trabalho.O trabalho divulgado informa que a frutificação ocorre aos 10
anos, mas mimha árvore começou a produzir aos 08 anos.Amigo, se tiver
mais para perguntar, responderei em tudo que estiver ao meu alcanse.

Seja feliz!

Ivanil Pimentel Vieira
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Também sou fã das mirtáceas. O guabiju, embora não o conheça pessoalmente, já o conhecia através de livros, revistas e via net. Há alguns anos tentei consegui sementes dessa espécie para expirimentá-la como bonsai mas, infelizmente, não fui bem sucedido.

Aproveitando este tópico, gostaria de saber do amigo Ivanil qual é o tamanho das folhas pois se forem pequenas não tenho nenhuma dúvida que dará ótimos bonsai.

Como gosto muito das imagens, não poderia deixar este tópico, tão interessante, sem fotos:

Um abração,

Sergivaldo
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 1:52 pm    Assunto: bonsai de guabiju,Myrcianthes pungens Responder com citação

Amigo Sergivaldo;

O companheiro chegou no momento e hora oportuna.A amiga Angela sugeriu a procura de tua ajuda, mas o companheiro chegou antes mesmo de ser contactado.Que disponibilidade!.Eu também sou um grande
admirador de toda a família Myrtaceae, pois foi subindo nelas e desfrutando de seus frutos em meu tempo de guri em Lagôa Vermelha eNova Prata,R.S.,que eu coloquei o Guabiju para saber se alguém já realizou experiências na Arte de Bonsai. Me dou por satisfeito pela atenção que o Tópico mereceu,mas ainda espero encontrar com já possua
um Bonsai ou até mesmo um pré.Fui medir suas folhas, a imformação que eu tinha ; folhas simples,glabas, de 3-7 cm de comprimento.A minha
verificação constatou;Guabiju,6,5 e num pé de Jaboticaba,6,8 cm.Mas um detalhe: a folha do Guabiju, com 2,5 cm de largura a jaboticaba 1,9 cm.
Caramba, dão tréla para gaúcho e é isso que acontece;fala,fala,fala e ainda desconfia que não disse nada,eh.eh.eh..Não devo me esquecer dos companheiros que me incentivaram a colocar o Tópico.Um grande abraço ao Mario Leal, ao Andrade e o Kalu.
Agradeço tua participação.

Seja Feliz!
Um grande abraço,
Ivanil
--------------------------------------------------

Não importa a idade, nunca é tarde para aprender.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 4:02 pm    Assunto: guabiju Responder com citação

Ivanil, creio que seria interessante para todos nós, foristas, se voce pudesse fazer a gentileza de postar fotos de sua arvore, que voce diz possuir em seu quintal, ainda que fora do período de frutificação.
Se possível, fotografe a folha bem próxima, seus galhos e divisões de galhos, o tronco e as raízes, caso a arvore tenha "nebari". Uma foto da planta, como um todo, e fotos menores registrando esses particulares, nos permitirá, a todos, compormos uma idéia do que seja essa espécie.
Agradeço.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 5:22 pm    Assunto: bonsai de guabiju Responder com citação

At/: nickyfury

Companheiro;

Eu esperava que solicitariam algumas fotos.Não as coloquei antes em virtude de meu filho não estar presente.Já ajudou bastante as colocadas pelo Sergivaldo.Estivemos batendo algumas , passados alguns minutos.
Serão expostas a partir de segunda feira, pois estou se saida e voltarei
segunda feira.Vou ver o que já temos e efetuaremos as demais atendento suas orientações.Não sei se saberei interpretar tudo,pois ainda
estou apenas iniciando.Olha,muitas emoções gratificantes estão acontecendo comigo.

Obrigado companheiro,

Ivanil

--------------------------
Não importa a idade, nunca é tarde para aprender...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 10:18 pm    Assunto: guabiju Responder com citação

E com certeza muitas outras emoções estão aguardando a oportunidade de se manifestarem para voce, principalmente nesse nosso Universo do Bonsai.
Estaremos no aguardo das fotos bem como à disposição para qualquer esclarecimento, não só referente a esta planta, mas a qualquer dúvida que voce tenha e que não só eu mas tenho certeza, todos os colegas foristas, poderão contribuir com sua parcela de esclarecimento.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 7:28 pm    Assunto: Dificuldades para enviar fotos. Responder com citação

At. nickifury

Prezado amigo,

Em duas tentativas não consegui enviar as fotos. Amanhã vou pedir ajuda
de um amigo.Tenho uma quantidade que julgo suficiente.Quanto à frutifica
ção, existem apenas alguns frutos na árvore, por sorte tiramos fotos
delas ainda na semana passada.Houve uma invasão de aves que não sei
de onde sairam.Segundo dados levantados, os frutos ficam maduros en
tre janeiro e março, nas acho que houve uma antecipação em virtude da
grande estiagem que ocorre em minha região.

Ivanil
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 11:45 pm    Assunto: guabiju Responder com citação

Ivanil, desculpe meu excesso de curiosidade. É que tenho duas mudas envasadas de espécie que sei ser frutífera, mas que desconheço o nome. Vendo sua árvore, poderei comparar, quem sabe não descubro ser da mesma espécie com a qual estou apanhando?
De qualquer forma, não se apresse. Poste fotos, se puder e quando quiser.
Um abraço.

Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2006 9:23 am    Assunto: Àrvore de guabiju-fotos Responder com citação

Prezado amigo;

Se existe interesse de sua parte,ainda é maior a ajuda que o amigo e os
demais bonsaistas estão prestando.
Estou no aguardo da presença de um amigo para postar as fotos.

Abraços.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2006 9:27 am    Assunto: Àrvore de guabiju-fotos Responder com citação

Prezado amigo;

Se existe interesse de sua parte,ainda é maior a ajuda que o amigo e os
demais bonsaistas estão prestando.
Estou no aguardo da presença de um amigo para postar as fotos.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: