FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Murta sem folhas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
jmorlock

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 10:46 am    Assunto: Murta sem folhas Responder com citação

Olá pessoal,

Meu primeiro bonsai é uma murta que fiz há uns 6 meses atrás, através de uma poda drástica, a qual ela reagiu bem, pouco tempo já estava brotando muitos galhos novos e folhas bem verdes e saudáveis, inclusive vários galhos que estavam verdes agora parecem madeira, no entanto faz umas duas semanas que de uma hora para outra ela perdeu praticamente todas as folhas, e até agora só teve pequenas brotações sem muita força, ele recebe sol toda a parte da manhã até pouco depois do meio-dia, não tenho regado pois está chovendo quase todos os dia por aqui e a terra está quase sempre úmida.
O substrato é de Terra vegetal com cascalho fino meio-á-meio, sei que não é o melhor mas foi oque eu pude fazer, no próximo transplante vou tentar melhorar isso, se ele viver até lá....

-Será que devo passar a regar com mais freqüencia ou evitar que pegue chuva todo santo dia, será que esta faltando água ou sobrando?
-Devo diminuir o tempo ao sol?
-Socorro! será que a coitadinha está morrendo???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, como vai?

Qual a sua localização??? Completa no seu cadastro essa informação.
Umas 2 à 3 horas de sol são suficientes para essa espécie...
Tem adubado? Com que e em que freqência?
Não esqueceu de regar, com certeza? Regou em excesso?
Desde que começou a secar, você notou alguma diferença? maior insolação, etc? Doenças ou pragas?

Abração
jmorlock

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe vou atualizar o cadastro, eu sou de São Jose dos Campos, aqui tem feito muito calor e chovido quase todo dia.
Ainda não fiz nenhuma adubação, exceto as folhas não notei nenhuma diferença, até mesmo um pouquinho (bem pouco mesmo) de musgo que formou no solo ainda está lá.
Eu mudei ela de lugar mas já faz uns 2-3 meses, antes ela pegava só o sol da tarde, tipo das 13 as 16, acho que vou devolvê-la para esse lugar.
Quanto a pragas ou doenças não reparei em nada diferente, ela ainda tem uns brotinhos pequenos bem verdes, será que ainda tem salvação, você recomenda algum adubo?
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

É quase certo de que tem... eu tenho uma que após fazer a mesma coisa, passou pelo mesmo processo... depois de 1 ano é que estão começando a despontar os brotos bem fraquinhos...
Te recomendo menos exposição ao sol enquanto a planta está debilitada, regar e borrifar folhas e tronco 5 vezes com Biofert Raiz (hormonio enraizador) com intervalo de 3 dias entre elas.
Por enquanto nada de adubo, até a planta emitir sinal de recuperação, logo em seguida entrar com adubação organica, se possivel em pastilhas e no verão, pelo menos 2 vezes por semana borrifar folhas e troncos durante a rega.

Não desista.

Abração
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Só para confirmar, sua planta é o Jasmim Laranja, certo?

Essa minha deu pena de ver... começou a nova brotação com todo vigor e depois fui só cortando os galhos que secaram e depois de 1 ano ela ficou lastimável... mas estou insistindo.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: