FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira com problemas.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 8:08 am    Assunto: Pitangueira com problemas. Responder com citação

Olá pessoal do fórum, venho através deste recorrer aos amigos para me ajudarem com um probleminha em uma das minhas pitangas, ela tem uma coloração acinzentada no tronco e em alguns galhos, nesse lugar tem umas listrinhas pretas, parecem veias e em alguns lugares uns pontinhos pretos também. Hoje observei um galho que estava bem infestado por isso esta morto, ja podei e queimei, passei um jato de água bem forte mas em alguns lugares não saiu. Podem me ajudar a decifrar o que é, haja visto que em nenhuma de minhas plantas ocorreu isso e nunca tinha visto.
Fotos para ajudar a identificação do problema:

Desde ja agradeço.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 09, 2011 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Junior,
Aqui eu já tiver este problema, passei uma escovinha de aço e resolveu o problema.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 7:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Alcides, dentre as diversas pragas que atacam nossas plantas, há uma em especial que costuma "grudar" e não largar, a famosa COCHONILHA. Há inumeras variedades, e nem todos os cultivadores sabem disso, pensando, erroneamente, que apenas existem as de cor branca.

As COCHONILHAS são insetos com a forma de pequenos casulos e ficam colados nas cascas das plantas. São freqüentemente confundidos com protuberâncias vegetais. As fêmeas são completamente incapazes de deslocar, pois não têm asas nem pernas, e muitas vezes nem olhos. Permanecem coladas nos galhos das plantas, com o rosto na casca, de onde sugam o alimento, até morrerem. Os machos são alados e movimentam-se. Sua vida adulta é muito curta e não conseguem alimentar-se por ausencia de boca. Em algumas espécies os machos são tão raros, ou inexistentes, que as fêmeas se reproduzem por partenogênese (isto é, os óvulos não são fecundados pelo macho).

A coloração pode ser branca, marrom, avermelhada, verde ou NEGRA. Algumas espécies possuem corpo mole e se depositam sobre as plantas como se fosse algodão, enquanto outras têm uma CARAPAÇA DURA. Sempre em conjunto, os insetos normalmente se instalam nos pontos onde as folhas encontram os caules, sob as folhas, nos ramos e troncos das árvores e até mesmo em frutos e raízes (esta ultima sendo a mais dificil de ser detectada).

As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras.

A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas. Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos.

Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas.
Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire. As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados é necessário a utilização de um inseticida organofosforado.

Dentre as inumeras variedades existentes, uma se destaca: a que é conhecida por "cabeça de prego", que tem esse nome por ter ligeira semelhança com isso, graças ao seu formato de placa. Seu nome correto é Chrysomphalus:

[img]http://saberesdojardim.files.wordpress.com/2010/09/cabeca-de-prego.jpg?w=275&h=261[/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Luiz Fernando, muito obrigado, eu realmente nesses 12 anos de bonsai nunca tinha visto dessa espécie. Andando hoje pela manhã observando as plantas ja localizei mais algumas infectadas.
Vou comprar o óleo mineral agora.
盆栽、ライフスタイル。
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

nicky...eu tenho uma caliandra com a cochonilha branca..posso usar calda sulfocalcica 20 ml por L d'agua?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, me permito aconselhar!

Não use calda sulfocálcica!

Precisa saber qual cochonilha. Nas Calliandra costumam aparecer 2 tipos:

Cochonilha de raíz. So se consegue acabar usando inseticida sistêmico, pois se originam nas raízes.

Cochonilha farinhosa ou lanosa. Inseticida resolve.

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

as cochonilhas estao nas folhas apenas..sao identicas as da primeira imagem..e agora?qual inseticida usar?
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo!
Um que usei e foi muito eficaz é o Confidor. é difícil de se conseguir, já que precisa cadastro como produtor rural. Veja se consegue em alguma casa agropecuária. Qualquer outro inseticida sistêmico, serve.
Diluir, e regar bem o substrato, depois de regar a planta normalmente.
Caso não consiga o inseticida sistêmico ( o de contato não serve) uma solução(não 100% garantida) é retirar a planta, lavar bem as raízes, retirar as raízes que estiverem pretas e replantar.
O inseticida normal, de contato, pode ser passado na parte aérea, que irá matar as cochonilhas adultas.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 8:29 am    Assunto: Responder com citação

Para essas cochonilhas brancas, uso dimmy.
盆栽、ライフスタイル。
Gustavo Gonçalves
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Elio obrigado pelas dicas, mas por facilidade comprei o dimy..

Aplico ele uma vez por semana durante 3 semanas?
(ps:borrifando nas folhas e regando o substrato?) Very Happy
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 5:38 pm    Assunto: Responder com citação

Isso! Regue bem o substrato para acabar com as que ainda estão nas raízes.

abraço

marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

ola amigos minha Adenium obesum ou Rosa do Deserto tem o mesmo problema alias identico aos da foto, até então não dava importancia para isso mas como o amigo alcides disse que secou o galho estou preocupado, então pergunto que danos pode causar a planta? esse oleo mineral onde encontro para comprar? e como usar ele?
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

marcio gabiatti escreveu:
ola amigos minha Adenium obesum ou Rosa do Deserto tem o mesmo problema alias identico aos da foto, até então não dava importancia para isso mas como o amigo alcides disse que secou o galho estou preocupado, então pergunto que danos pode causar a planta? esse oleo mineral onde encontro para comprar? e como usar ele?

Marcio, eu tenho algumas adeniuns em casa e acho que suas adeniuns podem estar recebendo pouco sol.
Quanto ao oleo mineral quando eu uso com moderação, faço uma mistura de:
20 partes de água para 1 do oléo e acrescento um pouco de barrage ou k-otrine e detergente neutro e finalizo com 1 comprimido de cetoconazol. Desses ingredientes o óleo mineral se aplicado em ecesso queima a planta assim eu aplico sempre no final de tarde para evitar o sol.
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado Otoniel Santos vou tentar fazer isso e realmente fiquei mais de dois anos sem ter contato com essa planta pois me mudei de cidade e dei ela para minha sogra cuidar e este ano peguei ela de novo só que minha sogra cuidava dela de maneira errada só na sombra dai o problema rsrs mas ela ja esta a sol pleno e brotando muito , uma coisa que ainda não acertei é o substrato que tipo vc usa nas suas???
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

marcio gabiatti escreveu:
obrigado Otoniel Santos vou tentar fazer isso e realmente fiquei mais de dois anos sem ter contato com essa planta pois me mudei de cidade e dei ela para minha sogra cuidar e este ano peguei ela de novo só que minha sogra cuidava dela de maneira errada só na sombra dai o problema rsrs mas ela ja esta a sol pleno e brotando muito , uma coisa que ainda não acertei é o substrato que tipo vc usa nas suas???

Eu uso 50% de perisco,30%terra vegetal e 20% esterco bem curtido.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: