FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que é necessario fazer????
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 7:08 pm    Assunto: O que é necessario fazer???? Responder com citação

Oi gente eu tenho uma caliandra bem velha e tambem tenho 03 reseda todos de cores diferentes e queria saber o por que deles nunca mais floriren depois de envasados, eu to usando adubo liquido 0-30-60. e nada de flores fico grato com quem puder ajudar.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 09, 2006 3:06 pm    Assunto: dicas Responder com citação

Mago, talvez fosse o caso voce trocar o adubo que está utilizando pela dobradinha Torta de mamona+farinha de osso. A caliandra responde bem a qualquer tipo de poda, e geralmente floresce nas extremidades dos galhos que são deixados sem cortar.
O resedá pede um período maior de exposição ao sol, alem do adubo, devendo tambem evitar a poda constante dos galhos. De qualquer dos galhos. Isto quer dizer deixar o bonsai perder a forma que voce trabalhou, tal qual ocorre com a azeitona. Em fotos mostradas pela revista Bonsai Pasion, p.ex., para que a azeitona frutificasse, foi aumentado em muito a quantidade de adubo, e restringido toda e qualquer poda, dada a dificuldade do produtor leigo (todos nós, exceto os formados em botânica, agronomia e similares), em distinguir os brotos de flores dos brotos de frutos. Assim, no caso das azeitonas, os galhos cresceram e cresceram muito, perdendo totalmente a forma, para que emitissem floração e, após, frutificação.
O resedá, geralmente podamos para manter uma forma pré-definida. Isso inibe a emissão das flores. Na calliandra, tambem ocorre o mesmo fenomeno vegetal.
Tenho tres bonsai de resedá que nunca floresceram, justamente porque, para mim, a forma é mais importante. Quanto às inúmeras calliandras que possuo, essas sempre florescem, pois limito a poda a apenas alguns galhos, geralmente os principais, deixando outros esticarem a perder de vista, surgindo nas extremidades os botões de flores.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2006 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Comigo aconteceu o mesmo com resedás, ai utilizei adubo quimico 10-10-10 e tanto os resedás floriram como as caliandras e outras espécies floriferas que tenho estão florindo direto.
Junior-Pr
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre Mattoso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2006 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Mago;

Primeiro gostaria de saber a quanto tempo você envazou sua planta. Depois que tipo de substrato foi utilizado. Você fez uma poda drastica de raizes?
Essas perguntas podem chegar a causa do problema.

No aguardo;
Alexandre
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 11, 2006 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Mago, infelizmente tem calliandras que simplesmente não florem, tenho várias, todas recebem a mesma adubação, ensolação e tudo mais, porém poucas dão flores. Quanto ao Resedá, o Nickfury está certo, quando eu parei de podar os meus, apareceçeram muitas flores, ou seja, vc tem que optar pela forma ou pelas flores...
Notei isso percebendo que as Resedás na natureza só davam flores nas pontas dos galhos maiores.
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 6:27 pm    Assunto: Tem coisa errada mais onde??? Responder com citação

Oi gente desculpa a demora pra responder é que deu uma zica no speedy em casa e no serviço que é minha segunda casa eu não tinha tempo de responder tava sem tempo até pra almoçar alguns dias.
Bem Alexandre eu envasei estas plantas a pelo menos dois anos e ainda não transplantei pois os vasos de treinamento que eu uso tem aproximadamente 80cm de diametro e 10 de altura e as raizes ainda não estão em estado critico para transplante, eu utilizo uma mistura de gama solo (argila expandida para aquario com 3mm) pedrisco, e uma mistura de fibras vegetais que funciona como humus mas sem reter excesso de umidade, a poda de raizes esta dentro do previsto e costumeiro destas espécies e sobre adubação eu uso quimica completa no inverno a cada 40 dias, no inicio da primavera eu uso tiamina, no retante da primavera eu uso a cada 30 dias quimico 4-14-8 e 0-30-60 intercalado com espaço minimo de 20 dias , no verão eu uso quimico completo a cada 30 dias e no outono eu uso estreco curtido de frango no primeiro mes e depois a mistura de torta de mamona e farinha de osso nos demais.Tem tambem a história da poda tem um reseda que eu nunca podei ta uma verdadeira touceira os outros eu fiz poda estrutural, eles toman sol desde as 6 até as 19h
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 10:13 pm    Assunto: Floração Responder com citação

Mago, de qualquer forma, caliandra e resedá, adubados de maneira correta, e deixados sem poda, costumam florir, desde que sob o sol, sem uso de sombrite, e com as regas costumeiras.
A distribuição de adubos que voce faz é interessante. Mas talvez não seja esse o problema. A idade das plantas também influi. Quanto ao resedá, vi um bonsai tamanho familia na chacara da Regina Suzuki, em Atibaia, estilo troncos multiplos, sem floração. E olha que a composição vaso e plantas deveria ter algo em torno de uns 80 cm ou mais de altura. Os troncos indicavam uma planta madura, isto é, não tão nova. E sobre o solo do bonsai, osmocote.
Faça como eu: continue tentando. Mude o vaso, mude o substrato, altere a adubação, evite podar em demasia, ou então faça tudo isto e observe. Se não mesmo assim nada disso funcionar, paciencia. Essa é a chave para o bonsai: paciência. Recomece, adquira outras plantas dessas especies. Faça alporques em plantas que voce já tenha observado floração. É certo que de alguma forma, com sucessivas tentativas, uma ora voce atinja sua meta.
Boa sorte.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: