 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 7:02 pm Assunto: Não devemos lavar as raízes... |
|
|
Amigos,
Gostaria de saber, quais das planta + usadas para Bonsai, não aceitam que lavemos as raízes?
Obrigado a todos e abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 44 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Set 10, 2011 6:28 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho lavado todas as que compro e estão em torrão de terra pois sem lavar fica muito difícil. Já fiz com primavera, ficus, duranta, ulmus, caliandra, azaléia, amora sem problemas. Depois que está em substrato drenante fica fácil tirar o substrato sem lavar. _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Moreno 3.o PASSO


Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rogério PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Dom Set 11, 2011 10:23 pm Assunto: |
|
|
Agradeço a ajuda dos amigos.
Antes eu também lavava as raízes de muitas mudas que adquiria e algumas morriam. Acredito que morriam pelo fato de uma poda errada das raízes tirando muito + que deveria ou um transplante em época errada ou outros erros comuns de iniciantes e desesperados para fazer todas as intervenções de uma só vez
Passei, então, a deixar uma boa parte do torrão para não correr o risco de perder a planta.
Isso acarreta em uma formação não muito interessante do nebari. Por isso do tópico.
Muito obrigado pela participação de todos...
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 6:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Evitamos lavar as raízes das coniferas, principalmente os pinheiros, pois jatos de agua removem além do substrato e das impurezas, os fungos presentes no sistema radicular, chamados de micorrizas. As micorrizas trabalham em simbiose com as raizes, auxiliando-as a carrear nutrientes para a planta de uma maneira geral. Por outro lado, evitamos lavar as raizes apenas de plantas mais velhas (com mais de 8 anos de cultivo, por exemplo), estando liberadas para isso as que forem mudas novas, com tempo de cultivo inferior a isso.
Algumas variedades de juniperos tambem devem ser evitada a lavagem, por razões semelhantes, conquanto plantas mais velhas e robustas, liberadas as mais novas, porém, dentro das condições citadas acima. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
henrique.medvet
Registrado: 17/09/10 Idade: 50 Mensagens: 15 Localização: Volta Redonda-RJ
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 17, 2011 7:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Henrique, o uso de micorriza está adstrito a aplicações em floriferas e plantas menos complexas, como hortaliças hidroponicas e similares. Ainda não há nenhum estudo comprobatório a indicar, com certeza, que a aplicação de produtos como esse tenham realmente eficácia garantida em plantas mais complexas, como as arvores, arbustos e trepadeiras que cultivamos na arte bonsai.
Claro que toda e qualquer experiencia nesse sentido deve sempre ser bem conduzida, com o uso de grupos de plantas separados dos demais, que possam receber o produto e, dessa forma, corroborar a eficácia ou não, o que só seria claramente observável, e que iria precisar de pelo menos uns cinco anos de uso ininterrupto para garantir que de fato o produto é recomendável.
Por isso julgo com cautela a aplicação desse tipo de "nutriente" nas nossas plantas, vez que não há nada conclusivo a respeito. Se não me falha a memória, a empresa espanho Mistral iniciou há uns seis ou sete anos uma grande pesquisa nessa área, inédita ainda quanto aos resultados efetivos, do uso controlado e eficaz da micorriza aplicada a pinheiros e outras coniferas. No que pese o produto comercial que voce adquiriu, ainda acho que deve fazer o aporte com certa restrição, aplicando-o apenas a plantas menores, isto é, que ainda não sejam bonsai nem pré, mas apenas mudas novas, de maneira a ter um espaço de manobra e poder verificar, pelos próximos anos e durante a evolução das plantas, se de fato houve o ganho de qualidade apregoado pelo fabricante. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
henrique.medvet
Registrado: 17/09/10 Idade: 50 Mensagens: 15 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Sáb Set 17, 2011 10:50 am Assunto: |
|
|
Olá nickyfury,
concordo plenamente que devemos ser criteriosos com estes novos produtos (produtos ainda não utilizado em bonsais). Existe uma publicação conduzida pela própria empresa que fabrica o produto de um estudo comparativo que inclui coníferas (pine), sei que não é um estudo completo e que foi conduzido pela empresa que fabrica o produto mais, deve ser levado em consideração também.
Link da publicação:
http://www.soilmoist.com/forms/Form_780.pdf
Tenho um lote de 100 sementes de pinheiro negro que de começar a germinar a alguns dias, não pretendo realizar/escrever um artigo com isso (nem é minha área) mais vou fazer alguns testes.
Abraços, |
|
Voltar ao topo |
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO


Registrado: 28/01/12 Idade: 39 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sáb Fev 04, 2012 9:20 pm Assunto: |
|
|
Em novembro lavei as raízes de uma das minhas caliandras e ela sofreu a bessa!! Só brotou agora!! VAi ficar o resto do ano "de folga" pra se recuperar |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|