|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Jan 12, 2006 9:28 pm Assunto: Minha Acerola |
|
|
Plantei a semente desta Acerola em outubro de 2000, em Cuiabá-MT, de lá para cá, fiz muitas besteiras com ela (nem sei como não morreu).
tirei as fotos dos quatro lados de visão do vaso e nem sei qual é a frente
Agradeço a ajuda de vcs.
detalhe da poda de raiz, tive que tirar toda a terra, pois no último replantio em 2004, não sabia que deveria ter outros elementos no substrato alem da terra (isso foi um dos erros), mas estes detalhes já corrigi e agora não sei que forma dar a ela, pois já "entortei a coitada" de tudo quanto foi jeito.
em tempo: estes galhos compridos já foram cortados no segundo par de folhas _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
kaquinho

|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 11:56 pm Assunto: Olá Claudio!!!!!! |
|
|
Caro Claudio pelas fotos vc já curvou bastante sua acerola, bem não está muito nítida a estrutura principal da árvore (tronco principal e galhos principais) mas pelo que notei a estrutura atual poderia evoluir muito se estilisada em "Bankan", porém pelas torções que ela sofreria até chegar ao Bankan seriam bem penosas...
O interessante é após uma poda (quando vc visualísa melhora a estrutura da planta com menor quantidade de folhas) vc tentar identificar um estilo q a deixe bela e bem definida... A acerola é uma planta com podas de bons resultados no início da primavera, pq nascem novos brotos repletos de flores no verão e frutos no otôno.
Infelizmente não tenho grandes conhecimentos para ajudar mais, mas desejo boa sorte e muito sucesso!!!!!!! |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 11:25 am Assunto: Re: Olá Claudio!!!!!! |
|
|
Olá Claudio,
Analisei todas as fotos de sua Acerola, e me identifiquei com uma parte em potencial, a d terceira foto, esta aqui:
Fellini Acerola
Acredito que seria muito bom trabalhar esta como se fosse a frente, vou mostrar algumas fotos que editei (ficaram horriveis, foram feitas no Paint, mas da para ter uma noção), para ver o que visualizei.
Fellini Acerola Galhos
Nesta foto editada acima, to mostrando para voce ques galhos eu tiraria e quais deixaria, para trabalhar a copa futuramente, a Acerola tem uma formação de copa bem rapida, na foto seguinte vou mostrar minha ideia para a copa.
Fellini Acerola Copa
Agora voce pode ver como deste lado da para visualizar uma boa triangulação da copa e dara para formar uma boa massa, o desenho nao precisa ficar realmente assim, estou dando somente uma ideia.
Felini Acerola Futuro
No futuro apos uma boa engrossada no tronco dela acho que o trabalho ficaria otimo, muito bom mesmo. Para desenvolver mais a copa teria de deixar crescer muitos galhos e ter um bom trabalho de poda e pinçagem de brotos novos, recomendaria voce coloca-la em um escorredor, em 2 ou 3 anos podera conseguir o resultado desta copa.
Amigo por essas edições "porcas" tentei passar um pouco do que vi na sua Acerola, gostei muito dessa leve cruvatura dela, deu um ar de graciosidade. Alguns outros amigos poderao dar mais sugestoes, ou melhor desenhar, pois nao sei muito bem como viu. Espero que tenha ajudado. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 12:18 pm Assunto: Maravilhoso |
|
|
Illex,
Fiquei maravilhado!!!
é a primeira vez nesses anos todos que mostro ela publicamente, teria feito antes se soubesse.
Quanto a edição, não sei se faria melhor, mas o importante é a idéia que vc me passou, vou tentar também com algumas fotos de outros, visualizar alguns estilos diferentes.
Muitíssimo grato pela atenção e só mais duas dúvidas:
1ª: esse estilo teria um nome?
2ª: tem umas pedras que estão embaixo da raiz, não muito grandes, mas já devem estar bem presas, devo deixá-as a mostra?
Ao amigo Kaquinho, meus agradecimentos e concordo com vc, já torci ela demais, brigadu. _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 4:07 pm Assunto: Re: Olá Claudio!!!!!! |
|
|
Olá Claudio,
Este estilo esta mais proximo ao Moyogi (Ereto Informal) e a inclinação no inicio do tronco sugeriria um Shakan, mas por enquanto nao definiria um estilo, deixaria esta preocupação mais para frente, este esta forma que editei nao é muito natural para cerolas (porem pode ser aplicado), no entanto foi so uma ideia, cabe agora a voce estudar as melhores possibilidades. Se a pedra ja estiver bem presa pode expo-la, caso contrario deixe-a debaixo do solo ainda por mais um tempo. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 4:29 pm Assunto: Veja como ficou |
|
|
Fiz a poda dos galhos baixos, deu uma dó!
Fiz também uns implantes de galhos nos lugares que faltava, são os pontos pretos da pasta cicatrizante na primeira foto:
Valeu
 _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 6:40 pm Assunto: Re: Veja como ficou |
|
|
Olá Claudio,
Outra dica no momento, de atenção especial a esta area que marquei com o risco verde:
Claudio Acerola
Trabalhando esta area ja será meio caminho andado. Qualquer coisa estaremos por aqui amigo. T+.
Abraços:
Illex
P.S.: Depois de trabalhar nesta area tera somente que trabalhar a densificação e compactação da copa, por isos é importante. T+. _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 6:54 pm Assunto: Blz |
|
|
Illex, Valeu muito.
Vem cá, devo me preocupar somente com a frente do bonsai?
pergunto isso porque vc sabe, na foto dá uma impressão diferente do tridimensional e vejo que em outras posições tem outros formatos, como tratar um bonsai deste ponto de vista, ou seja de (todos pontos)?
Sei que sou principiante, mas coloquei esta dúvida aqui por causa das fotos e do assunto em questão. _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 7:43 pm Assunto: Re: Blz |
|
|
Olá Claudio,
Todas as posições da arvore devem transmitir harmonia, de frente, costas, lado e lado. A parte de tras sempre deverá ser mais cheia (mais folhagem,ter profundidade) do que a da frente, e a da frente deverá mostrar mais o desenho e a linha do tronco e a posição de alguns galhos (os tres primeiros sao os mais importantas). Por isso voce pode notar que na foto que editei o tronco esta muito bem visivel, justamente por isto. Vendo os outros angulos da sua arvore, tenho certeza de que o resultado será satisfatorio amigo. Va postando fotos da evolução dela. Tentei resumidamente te falar sobre isso, espero ter ajudado. T+ amigo.
Abraços:
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 08, 2008 1:34 pm Assunto: |
|
|
Ola amigos,
Esta acerola ficou praticamente dois anos quase parada, não dava resposta nenhuma, resolvi plantá-la em um vaso maior, deu flores e frutos pela primera vez, logo posto fotos deste ano.
esta foto é do ano passado
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7403_16.jpg
Abraços _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
anderson pedro da silva
Registrado: 08/03/11 Idade: 44 Mensagens: 23 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 11:45 am Assunto: Re: Blz |
|
|
opa bom dia todos aqui no forum especial a esta parte sobre como estilizar uma acerola tenho uma como esta que deixei crescer bem e agora gostaria de dar uma mudança nela e gostaria se possivel de uma ajuda ...
se alguem puder me ajudar |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|