FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda de podocarpo para jardim
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 11, 2005 2:20 pm    Assunto: Poda de podocarpo para jardim Responder com citação

Oi pessoal perdi o tópico, mas aprendi um pouco mais da última vez, pelo menos vou tentar colocar as fotos e tentar exprimir o que desejo.
Compro a muda assim:

Quero deixar assim:

Devo cortar o ponteiro para alongar os galhos?
O corte alternado de galhos, devo deixar somente um por ponto?
Não sei se me expliquei muito bem, sou iniciante e vou fazer um curso básico de bonsai ainda este mês.
Só que estou com a planta com dois metros quase e já vou colocar no jardim.

Obrigado pela ajuda dos companheiros

Seisdedos

Pode ser como acima, mas o tronco em S
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2005 8:44 pm    Assunto: muito legal mesmo Responder com citação

é isso ai va em frente esta no caminho certo.
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2005 10:51 pm    Assunto: Re: Poda de podocarpo para jardim Responder com citação

Olá Seisdedos,

1º - Primeiro elimine os galhos indesejados:

Galhos secos, que crescem para dentro da arvore, que se cruzam.

2º - Depois selecione os galhos:

Nunca galhos que nascem do mesmo ponto, fazendo um circulo ao redor do tronco como roda de carroça, sempre alternados, voce obsevou isso na foto. E outra coisa observe na ultima foto que postou que tem galhos em todas as direções, imagine uma estrela (vendo a arvore por cima) deve ter galhos em todos os locais, porem sempre alternados, aqui um desnho para voce entender melhor:

Árvore Vista Normal (Esuqerda) Árvore Vista por cima (Direita)

Depois de podados e feito tudo o que disse acima, demorara um tempo para ficar como os das fotos, pois terão de passar por todo um processo de refinamento da estrutura e ramificação da árvore, voce pode ver como isso funciona no Podocarpus pela planta de um de nossos amigos neste link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1969

Espero que de para entender mais. Qualquer outra duvida é so falar amigo. T+.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 3:13 pm    Assunto: Poda de podocarpo para jardim Responder com citação

Olá Illex,

Agradeço muito sua resposta e atenção, só não dei um alô antes, porque tinha perdido o e-mail com o link do tópico e não conseguia encontrar na busca. Vou procurar uma planta com bastante galhos e tentar no vaso primeiro, se der certo, compro outra e deixo crescer, para moldá-la quando atingir uns 2 metros. É o correto não é ? Já que é este tamanho que quero no jardim e assim posso fazer a triangulação com os galhos debaixo já maiores. Aprendi algumas coisas no curso de bonsai que fiz no dia 8 passado, foi meu primeiro passo, agora só falta descobrir a veia artística.

Um grande abraço,

Seisdedos
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2006 4:32 pm    Assunto: Re: Poda de podocarpo para jardim Responder com citação

Olá Seisdedos,

Parabens por ter feito seu primeiro curso amigo, é um grande passo. Sim, deixe crescer ate os 2 mestros e depois começe a trabalhar, será melhor, do que começar desde agora, a planta podera perder sua forma durante o processo e dara muito mais trabalho. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seisdedos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 29, 2006 4:36 pm    Assunto: Triangulação Responder com citação

Legal mesmo sua explicação Illex.

No curso vi sobre alternância de galhos e triangulação e é exatamente isso que você falou, acredito que este tópico ajudará muitas outras pessoas.
Consegui compreender melhor com sua explicação e exemplo.

Abraço

Seisdedos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: