|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 7:36 am Assunto: bonsai |
|
|
Mac, os sulcos são uma decorrência natural do crescimento. No espaço existente entre as voltas do arame, não há pressão. Logo, haverá um desenvolvimento nessa área maior que na área pressionada pelo arame. Assim, ao final do trabalho, quando retirar o material, isto é, o arame e a borracha, verá que houve esse resultado, por menor que seja.
Alguem colocou algo a respeito do trabalho do Naka. Ele incluso apregoava que um tronco nejikan poderia ser construído justamente com o recurso do arame, formando sulcos profundos, que mais tarde, com a retirada do arame, permitiria ao cultivador escavar os sulcos, criando um shari nejikan. NEJIKAN, então, é o tronco retorcido. Um shari que sobe desde a base até o alto, como se fosse uma cobra enrolada ao longo do tronco, resulta nesse tipo de estilo, indiretamente aplicado com essa técnica de formação.
É como se a casca inchasse, por causa da pressão do arame, ressaltando o espaço livre e aprofundado o espaço preso sob o arame. Na verdade, ocorre o crescimento do material, a expansão da casca resulta do desenvolvimento/engrossamento do tronco, que por menor que seja, como é o caso do shimpaku, que é bem lento em relação a outras variedades de junipero, ainda assim acontece.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 11:11 am Assunto: |
|
|
Beleza então..... vou fazer como disse.... 2 a 3 anos... passa rapidinho... hehehe
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 11:53 am Assunto: |
|
|
Mc, a câmara não vai atrapalhar nada, com certeza!
Ah, desculpe pelas minhas observações! Foi no sentido de ajudar para futuros trabalhos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 4:07 pm Assunto: |
|
|
Fala Gde Mc,
Saudações aos amigos Elio e Nickyfury, sempre nos auxiliando.
Ótimo trabalho, mas se por acaso ñ tiver gostado pode levar ele pra minha casa, já conhece o caminho, rsrsrs. O duro é aguentar todo esse tempo p/ voltar a mexer, rsrsrs _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jun 23, 2011 7:08 pm Assunto: |
|
|
Elio.... não precisa se desculpar de maneira alguma, aprecio muito a sua opnião... vc tem muita técnica e uma visão bem ampla, sem contar na grande ajuda que nos dá. Sinto-me mt honrado com suas dicas e sugestões.
Marcião..... vai ser duro mesmo.... 2 anos sem mexer, hehehe, mas é por uma boa causa, tenho certeza. Hoje fui na casa da minha mãe e fiquei namorando ela... hehehehe.... se eu enjoar dela te levo sim...kakakakaka, o que vai ser meio difícil...rs.... mas... a esperança é a última que morde....rs...
Abração grande amigo.. e vamos ver se dá certo o que combinamos pro fds....
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 18, 2011 11:07 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal....
Como estamos no quase no início da primavera e depois de pegar algumas dicas na eebb de São Paulo, resolvi dar uma mudada nesta mudinha de shimpaku. Achei que tinha ficaro muito estranha a planta da forma que estava, portanto mudei seu tronco e dei uma aramada com os galhos que sobraram.. uma pena que andei cortando demais. Mas o que deu pra fazer foi isso....
Críticas e sugestões serão muito bem vindas.
Aqui depois do reposicionamento do tronco e antes de aramar os galhos.
Percebam que pela primeira vez me atrevi a fazer uma pinçagem em shimpaku.. Não tinha nem idéia, apenas as dicas do grande amigo Nick Fury. Se fiz caca, me puxem a orelha por favor
Abraço a todos. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Set 18, 2011 11:59 pm Assunto: |
|
|
carah,
achei muito maneiro o projeto e a forma como conduziu.
tenho uns que estou moldando parecidas com essa sua, mas são projetos de longooooooooooooo prazo...
a meu ver, vc ta criando um tipo de material que não se consegue comprar facilmente de muito bom nivel.
eu tambem tenho muito disso, de fazer e refazer algumas plantas por estar insatisfeito com alguma coisa, mas oq posso dizer é que ta muito bom.
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 19, 2011 4:56 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | carah,
achei muito maneiro o projeto e a forma como conduziu.
tenho uns que estou moldando parecidas com essa sua, mas são projetos de longooooooooooooo prazo...
a meu ver, vc ta criando um tipo de material que não se consegue comprar facilmente de muito bom nivel.
eu tambem tenho muito disso, de fazer e refazer algumas plantas por estar insatisfeito com alguma coisa, mas oq posso dizer é que ta muito bom.
grande abraço |
Filipe muito obrigado pelas palavras...
SEi que tem bastante experiência por isso fico muito grato a vc pelo elogio.
Como disse, este é um material pra ser trabalhado daqui uns 2 ou 3 anos, ai sim teremos um pré bonsai de qualidade....
Um abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Set 19, 2011 10:43 pm Assunto: |
|
|
Muito bom. O futuro já promete. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Júlio César M
Registrado: 30/08/11 Idade: 45 Mensagens: 8 Localização: Americana-SP
|
Enviada: Qua Set 21, 2011 8:49 am Assunto: Muito bom ....... |
|
|
Nossa Mac , ficou muito bom mesmo, parabéns...
Vou te diser uma coisa... Da outra vez que li este post, li as dicas do Nick e a sua coragem numa mudança radical, eu me inspirei.... Tinha um shimpaku aqui em casa que não tinha oque fazer ,muito parecido com o seu, então vc me deu coragem e torci tanto o coitado que achei que fosse morrer , mas não morreu e pra acelerar o crescimento eu plantei ele no chão.
Detalhe: quando eu li o post, eu não tinha me dado conta que era câmara de ar... Então por dedução achei que fosse fita isolante, pois é agora todos os bonsai com curvas acentuada eu passo fita isolante neles kkkkkk
Obrigado pela inspiração, e Parabéns pelo trabalho! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 1:31 pm Assunto: |
|
|
Po que legal que este post te ajudou Julio.... Já aconteceu comigo várias vezes tb....
Agora essa da fita isolante... kkkkkkkkkk.... eu usei câmara pq não encontrei ráfia.... tá difícil aqui na minha região....
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 3:27 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, minhas experiências!
Eu já usei ráfia. É muito boa na questão funcionalidade, mas difícil para tirar. Incrustra na madeira e ao raspar, às vezes, sai um pouco da casca.
Já usei a fita isolante Auto-fusão. Ótima também em funcionalidade mas para tirar só cortando com estilete, o que, às vezes, fere a casca.
Hoje uso câmara de pneu de bicicleta. Fácil de aplicar, fácil de tirar e protege bem a casca na hora de "entortar".
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 8:07 pm Assunto: |
|
|
Grande Elio....
Nada como a voz da experiência...
Agora me responda uma perguntinha... Ouvi dizer que quando usamos câmera, matamos as gemas que sobram. Isso é verdade? Um amigo disse que quando usamos ráfia, depois que retiramos e voltam a brotar onde ficou coberto. No caso da câmera não... Tenho esta duvida.... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 21, 2011 10:46 pm Assunto: |
|
|
Mc, sobre gemas latentes não posso te afirmar nada mas, num shimpaku em que deixei 6 meses com câmara, ao retirar havia raízes, ou seja, quase foi uma alporquia e sem substrato.
Eu acredito quen ão deva matar gemas latentes.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|