FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bougainvillea - sugestões - ajuda.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 11:18 am    Assunto: bougainvillea - sugestões - ajuda. Responder com citação

Ganhei esta primavera da minha avó recentemente, transplantei a mesma neste vaso com pouca poda de raízes e apenas uma poda aérea leve. Pelas fotos percebe-se que os galhos encontram-se muito torcidos em direções variadas.
Apesar de não conhecer a espécie, pois sou iniciante, percebi que o tronco, na bifurcação do primeiro galho está "podre", seco. Nãon sei se pela prática de regas anteriores sempre molhando demasiadamente o tronco ou outro motivo.
É normal esta coloração de tronco? Pergunto pois como comentei tenho a impresão que ela está com o tronco seco d+.

No mais gostaria de sugestões diversas de como proceder? Condução, poda, etc, etc..

Agradeço desde já a atenção de todos. Sintan-se a vontade em opinar.

Cristiano Caetano.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 11:49 am    Assunto: Responder com citação

A princípio penso em 2 opções: fazer um litrerati ou dividir esta planat fazendo estacas ou alporquias para obter outras plantas
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, se minha fosse , trocaria este vaso por uma bacia grande e rasa , bem furada e com substrato nutritivo e drenante .
Ao transplantar reposicionaria a planta inclinando para a direita , tendo como referencia a primeira foto . Com a nova posição o galho que segue reto para cima seria o primeiro galho a direita , logo acima do jin que deve ser mantido e tratado com calda, este primeiro galho deverá ser encurtado logo apos as primeira brotações para que ramifique.
Seguindo a linha dotronco , na segunda curva selecione um galho e o posicione na horizontal , escolhendo logo depois o novo apce , antes da 3 curva do tronco principal ...

Não espere que o tronco engrosse , não acontecerá .

Aguarde as novas brotações e cuide da adubação após 45 dias do transplante .

Poste novas fotos dentro de 3 ou 4 meses ..

Boa sorte
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 2:00 pm    Assunto: Mais sugestões? Responder com citação

Nikkei 100 - Já tinha pensado na alporquia, mas não estaquia, pega fácil?
Muito obrigado pelas sugestões.

Bonsérgio - Coloquei ela neste vaso, pois era o único que tinha, mas vou providenciar a bacia. Teria problema já mudá-la? Coloquei ela neste vaso a 3 dias apenas. Minha intenção maior é manter a árvore inteira como você sugeriu.
" logo acima do jin que deve ser mantido e tratado com calda". Vou pesquisar sobre o que esta frase se trata, pois desconheço.
"Não espere que o tronco engrosse , não acontecerá". Não existe nenhumna forma de conseguir engrossá-lo? Ou você está falando mantendo-a neste vaso?

Muito grato pela atenção e sugestões, foram de grande ajuda, tendo em vista que pretendo manter a planta inteira, fazendo apenas as correções.

Att.

Cristiano Caetano.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

A estaquia é fácil nesta espécie.
Sugeri estas opções sob uma visão minha. Ela tem bastante movimento e interessante. As primaveras não engrossam em vaso, nem se for grande. Para engrossar teria que plantar no chão e depois retirar ela (yamadori).
Dá uma lida neste tópico que tem algumas informações interessantes sobre as primaveras:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18239
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 2:51 pm    Assunto: Nikkei 100 Responder com citação

Obrigado Nikkei 100. Vou dar uma lida no tópico.

Alguém poderia por gentileza fazer uma simulação da sugestão do bonsérgio?

Sendo que plantei ela neste vaso a apenas 3 dias, posso passar para bacia? No tópico sobre primaveras sugerido pelo Nikkei 100 fala que são plantas que pegam fácil por estaquia e de boa recuperação.

Valeu
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, alborque e estaqueamento são procedimentos que se justificam quando o material obtido atravez destas tecnicas for de otima qualidade, ou como estudos e aprimoramento das mesmas .
Apesar de parecer facil e rapido, qualquer tecnica utilizada exige conhecimento, experiencia e paciencia .

Quanto ao jin que sugeri manter e tratar, é aquele toquinho de galho seco a direita da planta , que imprime naturalidade e dramaticidade ao projeto.
Quando pensamos em bonsai devemos tentar transmitir toda uma historia contada atravez dos detalhes, e galhos mortos e secos {jin}, fazem parte deste processo. Mas para que resistam ao tempo e a umidade das regas é preciso trata-los com calda sulfocalcica para que fiquem impermeaveis e não apodrecam .

O ideal seria se vc conseguisse mais plantas , para que a ansiedade dos principiantes não te contamine..... Very Happy
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 5:17 pm    Assunto: Bonsérgio. Responder com citação

Estava lendo agora mesmo sobre a tal calda sulfocalcica e sua finalidade. Obrigado pela explanação. Como plantei a poucos dias, achei melhor esperar até a próxima primavera para passar para a bacia....=(
Como o tronco da primavera não engrossa, a não ser plantando no chão, vou tentar fazer o que sugeriu e vamos ver no que vai dar....
Tenho adquirido algumas mudas e pré-bonsai, mas todos muito pequenos. Coloquei alguns na mamadeira e vamos ver no que dá daqui pra frente. Tenho pouco espaço pois moro em apartamento, mas felizmente com uma grande sacada.

Obrigado mais uma vez pela atenção.

Abraços.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 5:39 pm    Assunto: Responder com citação

Vc é de Brasilia, entre em contado com NickFury aqui do forum , alem da vasta experiencia e de ter muito material para que vc possa estudar , tenho certeza que será bem recebido e encontrará nele uma otima pessoa para aprender sobre a nobre arte.
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 5:56 pm    Assunto: Bonsérgio Responder com citação

Muito obrigado, farei isso agora mesmo.
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

literati????

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 7:02 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

Obrigado pela simulação Laudir. Foi de grande ajuda, gostei muito. Vou aguardar mais uma semana pra decidir e não me preciptar.
Posto as fotos quando efetuar a mudança.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: