FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primeiro Bonsai - Shimpaku (Atualizado 27/09)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nightblood

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2011 2:02 pm    Assunto: Primeiro Bonsai - Shimpaku (Atualizado 27/09) Responder com citação

Olá pessoal...
Sou novo aqui no fórum e também no cultivo de Bonsai...há uns 10 dias atrás comprei um Shimpaku de 10 anos numa feira de flores de Holambra, e estou tentando aprender um pouco a arte do Bonsai...queria a opinião de vocês sobre estilo, poda, etc, para que eu possa melhorar ainda mais meu bonsai. Vou colocar algumas fotos aqui, em vários ângulos, para que vocês possam fazer uma análise e sugestões ok? Obrigado desde já.

P.S.: Se quiserem outras imagens, com foco em alguma região específica, ou as mesmas fotos ampliadas e talz, é só pedir que eu posto.

Att. Felipe de Aguilar

Editado pela última vez por nightblood em Ter Set 27, 2011 3:38 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 8:09 am    Assunto: Responder com citação

ninguém se habilita a comentar? ^^
Leo_
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Calma que a galera aqui demora mais comenta.
Sou novo aqui tbm.... Ainda nao me atrevo a comentar.
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:34 am    Assunto: Responder com citação

hehhehehe...ok então...vou aguardar...^^
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Night, alguns passos que recomendo, neste início:
1. Faça uma pinçagem para abrir mais essa copa, a fim de que o sol possa penetrar bem, no interior da planta.

Mais ou menos assim:

ANTES

DEPOIS

2. Depois. com uma escova de nylon e água faça uma escovação para retirar esse musgo do tronco e galhos.
3. 3º passo, arrume um vaso maior e transplante, sem mexer nas raízes. Tire essas pedrinhas brancas.
4. O substrato deve conter 40% de matéria orgânica e 60% de matéria inorgânica.
5. Deixe na sombra por uns 15 dias e depois passe para o sol (Se o sol é muito forte na tua região, opte em colocar num lugar que pegue sol somente pela manhã)
6. Comece adubar dentro de uns 45/60 dias.

Enquanto isso estude ESTILOS DE BONSAI.

PS.: Não estranhe que a tua planta irá sentir muito em função da mudança de região (Holambra x Itabuna). Ela irá demorar a se aclimatar.

É isso aí, véio!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigo, achei seu apelido meio pesado...rsss mas tudo bem, vamos a planta em si.
Observei pelas fotos que ele precisa de uma limpeza no tronco e também na parte foliar.
No tronco você deve passar uma escova para limpar bem.
Quanto a parte foliar, deve primeiramente retirar todas as agulhas amareladas, depois ir selecionando os galhos que estão atrapalhando visualmente. Depois disso você deve analisar bem para ver o que quer fazer com ele. Aproveitaria para trocar o substrato do seu exemplar, pois esses que vem geralmente são pouco drenantes.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

1º: Vi q tanto o Alcides quanto o Elio sugeriram retirar o musgo...o musgo é anti estético assim é? hehe...achei q ele tava ali de propósito pra dar um ar de árvore envelhecida, por isso nao tinha retirado.

2º: Alcides, eu retirei todas as agulhas secas, só estão aih as verdes, porém, nao tinha aventurado limpar a copa, por nao saber como ficaria o resultado visual, pq incialmente, eu axei q poderia deixar ela parecida com uma árvore frondosa etc...

3º: Elio, eu até dei uma boa olhada sobre estilos de bonsai...mas nao consigo imaginar possibilidades de alteração pra esse meu bonsai, já q ele tem o caule relativamente curto e bem grosso pra alterar com aramação...e também, nem sei se eu saberia e se iria querer aramá-lo para alterar...nao me sinto mt apto...hehe...inicialmente, comprei este bonsai para decoração e talz...mas comecei a axar bastante interessante a arte do bonsai...e estou dando uma boa lida para ver se eu entro de vez nessa arte...^^

4º: Sobre as pedrinhas...pelo visto, todo mundo é contra neh? hehehe...jah tinha visto em outros comentários, mas parece q em geral não são favoráveis à utilização delas, nem para decoração...mas eu já tinha pensado em retirar mesmo...

5º Quanto à rega, tenho molhado diariamente, às vezes, qd axo q o solo está úmido, molho dia sim dia não...Como moro em apartamento, deixo ele do lado de fora da janela do meu quarto, assim, ele pega sol até umas 10:30, 11:00...até pq o sol aqui é fortinho...se eu colocasse em algum lugar q pegasse sol depois do meio dia, axo q ele ia torrar...

6º Quanto à adubação, comprei um adubo N-P-K 10-10-10, que, na caixinha, diz ser para orquídea...até tinha um de Bonsai na loja, mas a concentração era 8-9-9, e nas minhas lidas na internet, quase todos os lugares recomendavam o 10-10-10...porém, ainda nao utilizei e nao sei quando e quanto utilizar...e também, se seria necessário utilizar outros adubos...pq, qd eu comprei, nao tive informações sobre qd começar a adubar, uma vez q ela poderia ter sido adubada recentemente...

7º Quanto ao substrato, tenho medo de trocar e não dar certo e eu perder meu bonsai...este parece até ser drenante...utilizo normalmente uma xícara de água e ela já vaza pelos furos...

8º e último: Transplantar para um vaso maior é necessário de fato? pra qual utilidade? Só axo q ficaria meio complicado pq moro em AP, e como ele fica geralmente em meu quarto, qt maior o vaso, pior, até pq nao daria pra por na janela pra pegar sol...esse é praticamente o limite do tamanho para caber na minha janela...

Desculpem por escrever tanto...hehe...mas, obrigado desde já...em breve postarei novas fotos com as possíveis alterações...
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 9:52 pm    Assunto: MINHA ÁRVORE A SUA OPINIÃO Responder com citação

Sou novo por aqui mas, resolvi comentar.

Tive o meu primeiro bonsai muito parecido com esta sua árvore, mas infelizmente acabou secando, ela estava morrendo quando comprei e por falta de conhecimento acabei comprando gato por lebre rsrsrs.

É uma espécie um pouco difícil o Shimpaku! Mas uma das mais belas.

Para retirar as pontas amarelas e abrir a copa deve usar as unhas ou uma pinça, não use tesoura senão as agulhas (folhas) ficarão queimadas.

O musgo deve ser retirado para valorizar o tronco, além de deixar a árvore com mais higiene pois, pode criar fungos e comprometer a saúde de sua árvore.

Segue os conselhos do Elio e do Alcides que eles tem experiência e sempre dão opiniões e dicas valiosas para nós iniciantes na arte bonsai.

Quanto as pedrinhas o problema delas é que alguns tipos de pedrinhas deixam o PH do solo mais ácido, o que não é favorável ao desenvolvimento de algumas espécies entre elas o Shimpaku.

Quanto a adubação tome cuidado com a quantidade que vai utilizar, aqui no fórum tem várias dicas que podem ser utilizadas, mas se transplantar segue a dica do Elio.

Quanto a rega Itabuna na Bahia é muito mais quente que aqui no Paraná, tenho um Shimpaku e aqui molho sempre que o substrato está meio seco por cima, quando está muito quente as vezes tenho de molhar de manhã e à tarde (o vaso do meu é muito pequeno). A rega é uma das principais causas de perda de bonsai quando somos principiantes.

Quanto ao vaso maior ele pode ser um pouco maior e de cerâmica o que ajuda a mantar a umidade do substrato, isto não quer dizer que tem de ser um bem grandão rsrsrs.

Abraço e desejo sucesso! Se escrevi algo de errado, o pessoal mais experiente pode com certeza me corrigir.

Nicolau Copérnico
nightblood

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Uhm...obrigado Luiz Arthur...

Assim...eu já tirei as pedrinhas agora a pouco...e tbm comecei a retirar o musgo do tronco..aproveitei e retirei quase todo o musgo do solo tb, já que ele tava concentrado na base do tronco e já nao tava verde vivo...sobre transplantar, eu fico meio receoso...nao quero perder esse Bonsai nao...já são 10 anos de resistência e 54,50 investidos, e de repente ele morre? heuashe...aih eh sacanagem...por isso, por enquanto, estou observando-o, tentando aprender aos pouquinhos pra nao fazer uma alteração drástica q o mate...

Axo q essa semana ainda eu vou me aventurar na pinçagem...espero conseguir fazer certinho...a copa realmente está mt densa, o q até dificulta a pinçagem...mass...vamos ver...hehe...

Assim que eu tiver um tempinho, tiro umas fotos depois das mudanças e posto aqui. Vlw
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2011 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Night e Arthur!

O que o Arthur escreveu está correto.
Faço apenas uma ressalva: Clareamento.

Pinçagem é uma coisa e clareamento (para entrada de sol), é outra

Na pinçagem, fazemos com os dedos nas pontas dos ramos, conforme o Arthur citou.

No teu caso é clareamento, para entrada de sol, ou seja, poda mesmo de ramos pequenos e isso se faz com a tesoura.

Comece num galho, de dentro para fora. Vai cortando pequenos ramos e deixando os ramos com poucas agulhas nas pontas, como mostrei nas fotos.

Quanto ao transplante, vai estudando até criar coragem......rsrsrs! Só não demore muito para não fazer no verão porque daí o shimpaku pode não resistir. Eu diria: ou faz ainda neste mês ou não faça. Faça um transplante sem mexer nas raízes.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
nightblood

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 1:40 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, pessoal!

Ontem à noite comecei a implementar as mudanças sugeridas, de retirar o musco, as pedrinhas e de fazer o clareamento. Tenho que confessar que de todas, a que tive mais receio de realizar foi o clareamento, com medo de "esculhambar" meu Bonsai...espero nao ter feito nada errado. Seguem as fotos em anexo.

LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

legal, já fez o clareamento que o Elio indicou! Se não se sentir seguro em trocar o vaso e substituir o substrato aguarda o final do inverno do ano que vem.
Deixa a planta se recuperar agora do clareamento feito.
Quanto a adubação dá um tempo pois, pode estar bem adubada já a planta e se colocar adubo em excesso pode secar.
Vai pesquisando aqui no fórum que tem muita coisa interessante e que podemos aprender é só usar a ferramenta busca, além é claro da internet onde tem bastante conhecimento disponível. Qualquer dúvida põe no fórum.

Abraço!!!

Nicolau Copérnico
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 10:29 am    Assunto: Responder com citação

Night, por ser a primeira vez que vc faz uma poda de clareamento, posso te afirmar que foi 90% bem feita (no caso de shimpaku).

Vejo na 2ª foto uma excelente frente para o teu bonsai.

No outono faria a aramação (poste foto na época para o pessoal oreintar)

No final do inverno faria o transplante.

abraço

nightblood

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez, obrigado pelos comentários. Só uma dúvida. Qual deveria ser meu próximo passo? Devo fazer algo por agora? Por incrível que pareça, parece que já começaram a aparecer novos brotos, em tão pouco tempo. Ou então to ficando doido e não vi. Hehehe. A propósito, Elio, se quiser, pode me chamar de Felipe também...hehehe. Olhando pelas fotos, dá pra melhorar os 10% restantes? Ou pequei por excesso ou por má localização na retirada dos ramos para o clareamento? hehehe
Me aconselham a usar qual tipo de adubo e daqui quanto tempo? Comprei o Bonsai dia 10/09 e já tenho aqui um adubo N-P-K 10-10-10 que ainda não usei. É esse mesmo que tenho que usar? E devo aplicar no dia 10/10?

Att,
Felipe
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

OK, Felipe!

Fica difícil, por foto, e por fórum "mostrar" o que poderia ser melhorado ou o que foi em excesso. Por enquanto, está bom.

Próximo passo, adubar. Pode ser o 10-10-10 diluindo em água na metade da dose recomendada pelo fabricante, a cada 30 dias.

Por ora é isso!

abraço

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: