|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Seg Mar 21, 2011 12:04 am Assunto: Utilizaçâo dos fertilizantes ?????? |
|
|
Oi gostaria muito que pudessem me explicar como devo utilizar estes fertilizantes e se posso intercala-los químicos com orgânicos, e com qual frequência, segui a lista
Nitrato de Cálcio N 15% Ca 19%.
Uréia.
NPK 2-24-12 9,305%Ca; 4,778%S 0,090%B 0,056%Cu 0,090%Mn 0,507%Zn contem aditivo 0,2% óleo vegetal fertilizante mineral misto.
P 10-00-00 granulado
NPK 10-10-10
Biofert raiz 5-5-5+8
Verde Foliar 15-00-00
TM+FO Vitaplan N 2% P 8%
Como utiliza-la em frutíferas e qual quantidade:?:
O guerreiro sabe que é livre para escolher o que
deseja; suas decisões são tomadas com coragem,
desprendimento, e às vezes com uma certa dose de loucura. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 8:11 pm Assunto: Re: Utilizaçâo dos fertilizantes ?????? |
|
|
Lucinei Reis escreveu: | Oi gostaria muito que pudessem me explicar como devo utilizar estes fertilizantes e se posso intercala-los químicos com orgânicos, e com qual frequência, segui a lista
Nitrato de Cálcio N 15% Ca 19%.
NÃO USE
Uréia.
NÃO USE
NPK 2-24-12 9,305%Ca; 4,778%S 0,090%B 0,056%Cu 0,090%Mn 0,507%Zn contem aditivo 0,2% óleo vegetal fertilizante mineral misto.
[b][b]BOM. PRINCIPALMENTE AGORA NO OUTONO EM QUE AS PLANTAS PRECISAM DE P e K[/b][/b]
P 10-00-00 granulado
[b]NÃO USE
NPK 10-10-10
LÍQUIDO? PODE USAR
Biofert raiz 5-5-5+8
PODE USAR
Verde Foliar 15-00-00
AGORA NÃO É RECOMENDADO. SÓ NA PRIMAVERA
TM+FO Vitaplan N 2% P 8%
OK, PODE USAR
Como utiliza-la em frutíferas e qual quantidade:?:
OS LÍQUIDO USAMOS METADE DA DOSE RECOMENDA PELO FABRICANTE. AGORA NO OUTONO, A CADA 30 DIAS. NA PRIMAVERA, A CADA 15 DIAS.
FRUTÍFERAS PEDEM MAIS P e K
Lucinei, respostas em negrito!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bernardo Amaral

Registrado: 08/03/11 Idade: 39 Mensagens: 71 Localização: Pelotas-RS
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 8:11 pm Assunto: |
|
|
O nitrogênio não é recomendado utilizar em excesso em bonsai, porque ele age nas folhas também, deixando as folhas largas e graudas.
para frutíferas use fósforo para auxiliar na floração, e potássio para auxiliar na frutificação, mas não adube quando as plantas estiverem nestas condições, o ideal é adubá-las no início da primavera, quando elas estão saindo do estado de dormência do inverno.
Eu tenho utilizado um adobo químico da marca vitaplan (não ganho comissão por divulgál-os) especial para bonsai, com a seguinte composição:
nitrogênio 8%
fósforo (P2O5) 9%
óxido de potássio (K²O) 9%
Calcio 3%
Enxofre 2%
Magnésio 1%
Boro 0.03%
Cobalto 0.005%
Cobre 0.2%
Ferro 0.2%
Molibdênio 0.005%
Zinco 0.35%
ele contém uma série de outros elementos, vale a pena, custa R$ 3,50 a 4,00 aqui na minha cidade.
quanto a uréia (NH2)2CO (é rica em nitrogênio..), use uma dosagem pequena dela, pois em excesso queima as raízes da planta.
Espero ter lhe auxiliado em algo. _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 8:26 pm Assunto: |
|
|
Elio e Bernado obrigado por terem me respondido, posso utilizar o NPK 2-24-12 com FO+TM, e com qual frequência agora no outono  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 8:44 pm Assunto: |
|
|
Também uso este adubo da Vitaplan, apesar de não ter nada de especial para bonsai.
Adubo minhas plantas a cada 15 dias, exceto no inverno, será que estou fazendo certo...?  _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 10:14 pm Assunto: |
|
|
Lucinei Reis escreveu: | Elio e Bernado obrigado por terem me respondido, posso utilizar o NPK 2-24-12 com FO+TM, e com qual frequência agora no outono  |
Lucinei! Eu não uso TM+FO. O único orgânico que uso é o Bio Bokashi líquido.
Contudo o que vc tem, 2.24.12, está ótimo para o outono.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 22, 2011 10:28 pm Assunto: |
|
|
Elio mais uma vez muito abrigado pela informacão
Um grande abraço amigo
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 11:54 am Assunto: |
|
|
minha duvida quanto a estes adubos e sempre como usar, ja vi centenas de topicos falando qual e bom e pra q serve, mais nada de modo de usar. sei q em arvores la no chão agente cavava um circulo em volta da planta e tals e colocava la, no bonsai num da pra fazer isso, então como eu uso, coloco 1 colher ou 1 copo disolvido em agua ou alguns grãozinhos no vaso? seis falam de adubar de 15 em 15 dias e tals, mais isso seria usar akela agua adubada 1 vez a kda 15 dias ou usa tipo os 2 litros a kda 15 dias, duvidas desse tipo q me deixam incucado, matei 4 plantas minhas usando diretamente no vaso apenas 1/4 da dose indicada no rotulo la, e ele num fala outro metodo de aplicar (meu 10-10-10 e a ureia) |
|
|
 |
Bernardo Amaral

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 1:19 pm Assunto: |
|
|
Deve se ter cuidado com adubos químicos, pois eles causam queimaduras nas raízes da planta, deixando-a debilitada.
Adubos orgânicos são mais seguros, porém deve-se ter o cuidado de não deixá-los fermentar nas raízes da planta.
O que vejo que está sendo muito usado são os Osmocote, inclusive tem uns porta adubos que vai liberando eles aos poucos no solo.
Osmocote: http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=1305
Porta Adubos: http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=104 _________________ Munem Mushin |
|
|
 |
Marceljp
Registrado: 25/08/11 Idade: 43 Mensagens: 18 Localização: Sao Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 9:15 am Assunto: |
|
|
O osmocote tem 15 de nitrogenio, pelo que andei vendo. Isso nao acarreta problemas p tamanho das folhas ou posso usar usar sem medo? tenho dois acer, um palmatum e um kaede... Li que nao deve ser usado em pinheiro negro... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 29, 2011 9:40 am Assunto: |
|
|
Marcel eu uso Osmocote há +ou- 5 anos, em todas as plantas, inclusive nos PN.
Nas plantas de crescimento lento, creio que a dubação orgânica é melhor.
Minha opção em usar químico é pela facilidade de manuseio, aplicação etc.
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Pode-se enterrar o NPK no solo ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 29, 2011 12:48 pm Assunto: |
|
|
Osmocote?....... Pode! _________________ Elio
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Set 29, 2011 1:11 pm Assunto: |
|
|
realmente esse assunto é como (política e Religião) infinito. Mas sempre se aprende um pouco quando o tópico entra em pauta.Legal!!!!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|