Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 11, 2009 11:36 pm Assunto: Ulmus- Bonsai Tanaka- Foto Nova- 22/09/11 |
|
|
Comprei esse Ulmus do Sr. Tanaka no Jardim Botânico de SP. Fiz uma poda para eliminar os galhos que estavam em locais errados e dei uma primeira aramada. O ápice ainda será trabalhado de forma mais compatível com o estilo. Sugestão são bem vindas.

Editado pela última vez por marco_avelar em Qui Set 22, 2011 6:48 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 7:47 am Assunto: |
|
|
O primeiro galho ficou um pouco baixo!
Mas mesmo assim acho q vai ficar bom!
Deixa um lider lá na copa!
boa sorte |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 10:19 am Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Ao meu ver você poderia replantar ela e dar uma organizada nas raízes, de forma à formar um bom nebari em certo tempo, pois as raízes estão meio enroladas umas às outras.
Outra coisa que eu faria se fosse meu, seria uma poda logo acima desse segundo galho da esquerda e elegendo aí um novo ápice, o que faria com que a planta ganhasse mais em conicidade.
O posicionamento do primeiro galho ao meu ver está bom, mas poderá melhorar um pouquinho mais se, após a reorganização das raízes, o amigo plantar ela um pouquinho mais alta em relação ao substrato. Mas isso poderá ser em um segundo momento, pois penso que seria melhor replantar ela na mesma posição que está até as raízes acostumarem a ficar na forma radial.
Abraços e boa sorte com essa planta, que tem uma casca linda... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 10:24 am Assunto: |
|
|
Já ia me esquecendo...
Esses galhos que vc cortou, que estavam na frente da planta (só as cicatrizes agora), poderia ter deixado eles e deixar a parte de trás que está na foto como frente, eles poderiam servir de galhos de fundo, pra dar profundidade à copa... mas com certeza a parte de trás não dever ser muito boa como frente não é mesmo?
Abraços |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Markus quando eu for estilizar o ápice a altura total da planta ficará um pouco menor ai esse primeiro galho vai ficar na altura certa. Obrigado!
Ezequiel realmente o nebari precisa ser trabalhado, com o tempo eu vou ajeitando isso. Essa ajeitada no ápice também já está nos planos só vou aguardar para ver com ela se adapta aqui em casa antes de fazer uma intervenção mais profunda. A parte de traz da planta não tem nenhuma condição de se tornar a frente, como você previu . A base da planta que é formada pelas raízes forma uma concavidade na parte de traz.
A casca realmente é muito bonita, o Sr. Tanaka me disse que as plantas dele crescem dentro de um vaso e as raízes saem pelos furos a atingem o chão. Essa ai ficou 8 anos sendo moldada pelo tempo, o resultado foi essa bela casca . Obrigado!
Abraço! |
|
|
 |
LORDCRAST
Registrado: 01/11/09 Idade: 37 Mensagens: 51 Localização: Sete Lagoas-MG
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 12:27 am Assunto: |
|
|
Fala ae marco_avelar!!!
Belo Ulmus, tem boas curvas, vai ficar super bacana...
Se me permite gostaria de saber o valor dessa planta pois tenho vontade de ter um Ulmus tb...
Se possivel me envie via MP o valor e a idade da planta..
obrigado abraço.. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 7:49 pm Assunto: |
|
|
LORDCRAST MP enviada. O bonsai tem 8 anos.
Abraço! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 8:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Apesar de ser bem sinuoso, essa sinuosidade não é harmônica. Veja, o tronco nasce reto (bom nebari), dá uma entortada para a esquerda e retorna ao mesmo plano retilíneo do início do tronco.
A figura, mais ou menos assim:
|
/
\
|
Mas, isso é fácil de corrigir. Eu podaria logo acima do primeiro galho à esquerda e inclinaria a planta para a direita. Ficaria uma planta mais, baixa, parruda, com boa conicidade e com bom nebari.
Isso se fosse minha.............rsrsrsrs!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 8:21 pm Assunto: |
|
|
Marco
Realmente você vai pracisar refaser o ápice, como explicou o amigo Ezequiel...
Fiz este desenho pra ajudar de alguma maneira:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
LORDCRAST
Registrado: 01/11/09 Idade: 37 Mensagens: 51 Localização: Sete Lagoas-MG
|
Enviada: Sáb Nov 14, 2009 12:15 am Assunto: |
|
|
Belo desenho Alexandre S. Coelho
se encaminhar desse jeito ai vai ficar show !!!
abraço |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 14, 2009 9:03 pm Assunto: |
|
|
Alexandre algum dia eu quero aprender a fazer isso que você faz, se é que eu iria conseguir .
Hoje a tarde eu fui dar uma olhada na planta para ver onde cortar e já tem um brotinho nascendo bem no local ideal para fazer esse projeto. O ulmus é mesmo uma planta maravilhosa para se fazer bonsai, eu a podei no sábado passado e uma semana depois já está cheia de brotos, inclusive para formar os galhos de fundo!!! E de quebra ainda vou ganhar um Hokidachi mame !!!!
Elio realmente a planta não estava tão harmônica e essa foto horrível não está dando uma idéia perfeita de como a planta é, mas com essa solução do Alexandre acho que vai ficar perfeita.
Muito obrigado pelas sugestões e pela projeção!!!
Abraço!!! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 9:12 pm Assunto: |
|
|
Desfolhado e com o ápice podado. Com as novas brotações vou escolher um novo ápice ou usar o galhinho sem desfolha que sobrou.
Aqui com o ápice já com a poda drástica:
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 7:12 pm Assunto: |
|
|
Atualizando:
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 6:46 pm Assunto: |
|
|
Atualizando.
Acho que vou mudar o lado, a parte de traz passará a ser a frente, devido a um melhor movimento do tronco. O nebari continua péssimo e eu ainda não decidi o que fazer com ele, estou começando a aceitar os defeitos que ele tem. Talvez no futuro eu enxerte algumas raízes para melhorar a aparência. O ápice ainda não está pronto, mas já apresenta uma boa melhora.
A nova frente:
A antiga frente:
 |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 9:45 pm Assunto: |
|
|
Pow muito bom!!! Ta ficando legal  |
|
|
 |
|