Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Jan 16, 2006 9:56 pm Assunto: Uma história para contar.... |
|
|
Creio ter sido em 2000, que recebi um convite do meu amigo Jorge Torres, para coletar uma casuarina a beira-mar. Quando a vi pela primeira vez, pude perceber que era algo divino feito mesmo pelas mãos de Deus. Mesmo que ela tenha sido plantada por um mortal, por que permanecia daquele tamanho ?
Era um terreno grande e várias outras da mesma espécie foram plantadas ao redor, mas ela permanecia pequena.......divina, perfeita miniaturização natural.
Apreciem.
As irmãs só se vêem os troncos
Ao centro Jorge, de camisa azul o meu filho Jean ainda pequeno, de roupa marrom a Marisete e o braço do ceramista Sami.
Jorge inclinando a planta, para que eu pudesse cavar por baixo com a enxada.
Depois de retirada o amigo ficou impressionado com as raízes, que eram bem apropriadas para o tamanho do bonsai natural.
Por fim, eu me deleitando pela última vez com o belíssimo exemplar.
Abraços, |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 1:11 am Assunto: |
|
|
Bom-dia, Ratto. Tudo bem?
Incrível! Parece o sonho de todo bonsaísta se tornando realidade.
Estilizar e educar um bonsai é uma das coisas mais interessantes que encontrei ultimamente. O contato com a natureza, a interação com a planta tentando entender a melhor direção, o namoro com a muda na hora de escolher entre tantas. Dá uma sensação de poder, em mudar o destino de um ser vivo.
Agora, ter a oportunidade de levar para casa uma obra totalmente feita pelo criador, isso é para poucos. Essa casuarina (uma das espécies que mais gosto), foi realmente feita para agradar um bonsaísta. Fico feliz que tenha sido o contemplado.
Tenho que parabenizá-lo, mais uma vez, pela qualidade das suas matérias. É um provilégio poder contar com elas. Em tempo, como está esta planta hoje em dia?
Um grande abraço e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 10:33 am Assunto: |
|
|
Grande Ratto!!!
faço minhas as palavras do Fernando... obrigado pelas lindas matérias que postas no fórum
agora ficou aquela curiosidade... como está este belíssimo exemplar hoje
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 10:49 am Assunto: |
|
|
Grande LITLE MOUSE !!!!!!!
Lembro-me bem desta casuarina !!!!! A anciã também estava presente...
Há uma história sobre esta planta. O dono do local já havia sido sondado por várias pessoas e sempre dizia que a planta era dele e pronto.
Num sábado muito chuvoso, Jorge Torres e eu fomos para lá comer sardinha frita e beber umas cervejinhas (era um bar). Passamos umas boas 3 horas "cantando" o tal senhor. Acho que ele ficou tão "cheio" das nossas caras que disse: "venham dia tal e tirem, a planta é de vocês".
Aí todos já sabem o que ocorreu !!!!!
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Zorer 1.o PASSO

Registrado: 22/04/05 Idade: 61 Mensagens: 133 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:04 am Assunto: |
|
|
Parabéns Claudio Ratto,
um quintaldori de respeito, por favor poste também fotos de como está o andamento atual da planta.
Abraços!
Zorer |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:20 am Assunto: |
|
|
Ainda ontem estava pensando que faz tempo não via um post do Ratto...
Essas empreitadas são o ponto alto dele.
Angela, estou pensando em uma jaboticabeira nessas condições aqui na região... que tal um chopp? eu não bebo, mas deixo você fazer o trabalho duro... só que o dono do local é chatoooo.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 11:58 am Assunto: |
|
|
Olá Ratto,
Que maravilha de exemplar, certamente o sonho de todo Bonsaista. E tambem fica aqui a curiosidade de todos, como esta este exemplar hoje em dia? Tem fotos dele? T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Alexandre Mattoso 1.o PASSO

Registrado: 15/12/05 Mensagens: 160 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 12:48 pm Assunto: |
|
|
Ratto;
Não entendi a moral da historia. Manda as fotos da planta hoje. Vamos marcar um dia para que voc~e possa visitar a minha loja e para que eu possa visitar o seu viveiro.
Abraço;
Alexandre _________________ Alexandre Mattoso - 11 anos de Bonsai - Proprietário da Kaku Bonsai a 6 anos |
|
|
 |
SAMI KHOZAM 2.o PASSO

Registrado: 16/06/05 Idade: 72 Mensagens: 306 Localização: Niteroi - RJ
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 1:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Ratto
Meu braço acusa meu abraço. É verdade, estive presente nesta empreitada. Na época faziamos parte do Grupo de Bonsai de Niteroi, e
a coleta desta planta foi uma atividade que o grupo foi convidado pela
Angela Fernandes e o Jorge Torres. Foi um dia muito legal, regado a
muito papo e cerveja. É uma casuarina com muita historia para ser
contada, e cantada em prosa e verso.
Abração a todos
Sami |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 3:09 pm Assunto: |
|
|
Grande Ratto,
Suas histórias são sempre estímulo para muitos.
Esse é o clamor que não quer calar...
MOSTRA PRA NÓS A EVOLUÇÃO, please!!
Grande abraço,
Daniel |
|
|
 |
Rodrigo Bitú

|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 3:30 pm Assunto: |
|
|
Grande Ratto,
Parabéns pela matéria... Sempre tiver vontade de fazer um bonsai de uma casuarina... Aqui pelas ruas do Recife encontramos bastante.
Agora fica aquela curiosidade gostosa: "como será que ele deve está?"... afinal, já faz um bom tempo que vcs o coletaram, não é?
Então, mate nossa curiosidade Tenta arrumar umas fotinhas recentes desse bonsai lindão
Abraço,
Rodrigo Bitú |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 7:06 pm Assunto: Magnifica árvore. |
|
|
Oi pessoal;
E eu que estou iniciando, me sinto mais curioso que todo mundo!
Estou aguardando para ver o trabalho dos amigos bonsaistas.
Ivanil
----------------------------
Não importa a idade, nunca é tarde para aprender... |
|
|
 |
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 9:46 pm Assunto: |
|
|
Pois é pessoal, como disse anteriormente aquela foi a última vez que mexi na planta, nunca mais tive a oportunidade de ver como ela está. Quem a detém é o Jorge. Ele tem trabalhado muito, as vezes fica 15 dias fora. Hoje por exemplo eu liguei pra casa dele e o mesmo já estava dormindo. Prometo que vou tirar umas fotos dela para mostrar para vocês, ok ?
Eu também estou muito curioso para saber como ela está !!
Essas fotos antigas eu achei quando estava fazendo uma busca de imagens nos cd´s.
Abraços a todos, |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 11:41 pm Assunto: |
|
|
Muito linda mesmo, Ratto!
Afinal de contas, a quem pertence este bonsai? Pertence a todos vocês?
Que lugar é este, Ratto? Niterói?
Eu gosto demais dessa espécie... Me amarro em ouvir o chiado do vento nelas.
Aqui também é o paraíso das casuarinas!
Um abraço. _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jan 19, 2006 11:05 am Assunto: |
|
|
Boa Lando!
Como sempre, eu sou muito sinóptico na escrita e acabo esquecendo alguns detalhes.
Esse lugar é em frente ao “praião” de Piratininga em Niterói, RJ.
A planta foi a sensação, na verdade um grande achado na época e como disse anteriormente é o Jorge que a detém.
Ele é quem estava fazendo os trabalhos de modelagens eu apenas ajudei na coleta e fiz os trabalhos iniciais......... Bem que eu a queria, mas quem não iria desejá-la, não é mesmo?
Então pode deixar que assim que eu tiver uma chance irei fazer umas fotos, ok?
Um abraço, |
|
|
 |
|