FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Germinação de Sementes em Caco de Telha
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 8:57 pm    Assunto: Germinação de Sementes em Caco de Telha Responder com citação

Alguém do fórum já tentou germinar sementes em caco de telha ou tijolo? Por falta de areia ou outro substrato mais adequado eu quebrei umas telhas e semeei algumas sementes. Alguém já fez com sucesso aqui no fórum, que possa relatar sua experiência? Enfim, fico no aguardo, e vamos ver se a minha experiência dá certo.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro,

você teve sucesso nisto. Porque não usar areia de construção que é muito mais simples?
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 26, 2011 8:49 am    Assunto: Responder com citação

concordo com o pmaia, areia é muito mais fácil, se quiser não precisa gastar nada, vai numa construção e pede um balde. Ou senão vai numa loja de materiais para construção e compra uma lata de areia. É melhor e assim não precisa ficar quebrando caco para esta finalidade.
Acho que até germina, o problema é que se as sementes forem muito pequenas podem ser levadas para o fundo do vaso com as regas Crying or Very sad
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 6:41 am    Assunto: Responder com citação

pmaia

eu usei porque não tinha mais areia disponível... é uma coisa provisória, digamos assim, por isso perguntei se alguém já tentou pra saber as minhas chances de sucesso.

Nikkei 100

como eu já disse ao pmaia, eu usei por falta de areia, realmente dá um trabalhinho pra quebrar as telhas, mas foi o que eu tinha disponível... não queria perder as sementes. e eu já passei em algumas lojas de material de construção aqui perto de onde moro, só que não gostei muito do que vi. numa das lojas a areia tava cheia de resíduos de cimento já seco, como não sei se isso pode prejudicar a planta preferi não comprar.

de qualquer forma, obrigado pelas opiniões!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, eu gosto da idéia de tentar novas formas de fazer as coisas. Mesmo que se tenha já uma forma clássica e funcional. Este teste eu não fiz, mas acredito que terá sucesso, especialmente se acertou a granulometria da quebra da telha. Um colega nosso colocou de bobeira umas estaquinhas de shimpaku em caco de tijolo moído bem fino. na verdade a sobra da peneira de 2 mm, ao peneirar tijolo para substrato. Em pouco tempo as estaquinhas enraizaram maravilhosamente. Mas como disse o colega Nikkei o problema é se elas forem para o fundo. Bom isso só vai ocorrer se o caco estiver muito grosso. Creio que para fazer a semeadura tem que se quebrar o tijolo bem fino, parecido com a areia grossa.
Sucesso e nos conte o resultado.
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 8:18 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Como bem salientou o nobre amigo Elio, o importante no caso de usar caco ceramico para germinar sementes, é usar tambem um recipiente raso, que não permita a descida da semente para uma area muito distante da superficie, o que iria comprometer o enraizamento e a sobrevida da nova muda assim germinada.

O caco ceramico, como qualquer outro substrato, tem a capacidade de reter umidade, o que o torna uma ótima opção quando usado como componente dentro de uma mistura de outros materiais na formação do substrato de cultivo, ou mesmo quando usado isoladamente, no cultivo de determinadas espécies, como coníferas. A retenção de umidade, realizada graças aos microporos existentes em partículas do caco ceramico, obtida via agua da rega diária, costuma ocorrer por um tempo maior, se o material estiver ao abrigo da luz e calor solar diretos.

Estando então o material ceramico contido em um recipiente baixo, digamos com no máximo 3cm de altura, e recebendo rega intensa, de maneira a permanecer com uma umidade relativa a maior parte do dia, abrigado da luz e calor solar diretos, como quando usamos cobertura de sombrite a 50%, é um meio tão bom ou melhor até que qualquer outro, para germinar sementes de qualquer espécie. Claro que a granulometria, isto é, o tamanho dos granulos e particulas de caco ceramico terão papel preponderante no resultado.

Isso significa que para sementes grandes, como as de abacate por exemplo, iremos usar granulos maiores, do tamanho de bolinhas de gude para mais. Sementes pequenas, como as de piracanta, coniferas e outras semelhantes, irão requerer uma granulometria fina, com granulos e particulas os mais diminutos possíveis, evitando é claro o pó, porque nesse caso haveria compactação, impedindo o estágio evolutivo advindo da germinação das sementes.

Casos há em que presenciei germinação em materiais diversos, como granulos de carvão e de madeira desidratada, ou casca de pinheiro. Folhas secas, madeira podre, casca de arroz e de outras frutiferas tambem são meios propícios, desde que observadas as particularidades quanto ao tamanho das sementes, intensidade de umidade relativa durante o transcurso do dia e sombra. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2011 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Elio e Nicky

Então, eu fiz mais pela experiência. Se der certo ótimo, um índicio que pode ser usado pelos outros com alguma chance de sucesso, se não der voltamos ao tradicional.

Sobre a granulometria, não sei bem se foi a mais correta (ficou entre 3 e 5mm), até porque isso não passou pela minha cabeça na hora que quebrei as telhas/tijolos. Vou anotar pra não esquecer na próxima vez que fizer.

As sementes que plantei foram Flamboyant, Caliandra Vermelha e Leucena. Bom, pras sementes de Flamboyant acho que não é problema, já que são grandinhas, as de Caliandra eram médias, só as de Leucena que são relativamente pequenas. Plantei elas em dois potes de sorvete de 2L, bem furados no fundo, o caco de telha preenchendo cerca de 1/3 do recipiente, e fechei os potes com filme plástico, daqueles usados em alimentos, pra simular uma estufinha. Como eu fiz como estufinhas isso muda algo na rega?

Abraços, e muito obrigado pela ajuda, Elio e Nicky!

edit: até aqui só as sementes de caliandra começaram a germinar, as de flam e leucena ainda não deram sinal de vida.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: