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FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
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Autor |
Mensagem |
Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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LUIZ ARTHUR 3.o PASSO


Registrado: 01/09/11 Mensagens: 438 Localização: GUARAPUAVA-PR
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Enviada: Dom Set 25, 2011 7:37 pm Assunto: |
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Belo Acer Thomas!
To doido para comprar um, há um tempo trouxeram uma leva na floricultura mas, quando fui lá já não tinha mais nada rsrsrs, com trabalho
e dedicação além, da famosa paciência com certeza chegará no que você deseja.
Abraço! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Dom Set 25, 2011 7:51 pm Assunto: |
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LUIZ ARTHUR escreveu: | Belo Acer Thomas!
To doido para comprar um, há um tempo trouxeram uma leva na floricultura mas, quando fui lá já não tinha mais nada rsrsrs, com trabalho
e dedicação além, da famosa paciência com certeza chegará no que você deseja.
Abraço! |
Claro, bonsai é pura paciência e dedicação, e é uma arte nunca terminada, fica de geração em geração, sempre se transformando com o tempo.
Acer e Ulmus são os meus favoritos, tenho alguns bonsais aqui, um de cada espécie, acer buergerianum, ulmus parvifolia, juniperus jacaré, cheflera e juniperus shimpaku, esse eu tenho 2.
Ja tive varios bonsais, tive 2 shimpakus com mais de 30 anos cada, mas eu tinha 11 anos, e nao soube cuidar, um deles durou até meus 16 anos, mas fiz a burrada de nao transplantar ele, que acabou morrendo por falta de nutrientes... É triste mas só assim aprendemos como cuidar de um bonsai, e essas experiencias se refletem nas plantas que possuo hoje...
Nao perca a oportunidade de comprar um acer, é uma planta expetacular, estou atraz de um palmatum, mas ta dificil de encontrar. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Set 26, 2011 9:29 am Assunto: bonsai |
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Thomas, como vc mesmo escreveu, é uma questão de paciência e dedicação até que nossas plantas retornem bonsai, após elaborado, sistemático e continuo cultivo. No caso desse acer, minha sugestão é que vc aproveite a primavera e faça um alporque uns dois cm acima desse primeiro galho da esquerda, reduzindo a altura da planta, ao mesmo tempo que obtem, com esse primeiro terço do tronco, um material melhor com que formar um bonsai mais técnico e de qualidade.
A parte superior, aliás, deve ser desmembrada tambem em duas, com outro alporque na linha entre o segundo terço, de maneira a que possa contar com mais duas outras possibilidades de trabalho ao final, melhores que o conjunto atual, na minha humilde opinião.
Em meu viveiro venho cultivando essa espécie há alguns anos, sendo de longe a minha preferida. Corrigir troncos, via alporquia é um recurso excelente, pois possibilita que adquiramos um material de qualidade técnica superior, de forma a ter uma planta melhor num futuro não muito distante. Com os cortes nas areas que estou sugerindo, vc poderá trabalhar com uma melhor conicidade, além de obter uma linha de estilização mais facilmente conduzível, além de condizível, com o material atual.
Por outro lado, se for manter como está, será necessário corrigir dois pontos essenciais: um, cortando fora o galho grosso no meio do segundo terço do tronco. O outro, refazendo o galho apical, promovendo um corte melhor no tronco nessa parte final, vez que o atual impede qualquer correção objetiva. O galho grosso da esquerda começa a nascer um pouco acima da area que sugeri para o primeiro alporque, criando um ressalto que culmina numa conicidade invertida dificil de ser corrigida sem um corte profundo nessa area. Mas facilmente corrigida se promovido o alporque nesse ponto, por outro lado.
Há dois galhos crescendo retos, ou seja, um apice competindo com outro, mais baixo. É preciso priorizar outro ápice, então, selecionando uma nova brotação após corrigir o corte do tronco nessa area, deixando-o em posição diagonal, ao invés da posição horizontal atual.
Por ultimo: qualquer que seja sua decisão, troque o lindo vaso atual por outro, maior e mais profundo, que irá permitir a imprementação de qualuqer tipo de cultivo com um melhor retorno por parte da planta, graças a um aumento na area do sistema radicular fino. Ao cabo do período de formação da planta, poderá sempre retornar a esse vaso então.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Seg Set 26, 2011 10:12 am Assunto: |
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Muito interessante suas colocações, acho que vou tentar um alporque...
Não entendi muito a razão de mudar o vaso, eu acho que ela vai brotar ben nesse vaso, plantei a alguns meses nele.
Abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Set 26, 2011 12:41 pm Assunto: bonsai |
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Um vaso maior, mesmo sendo em ceramica, irá proporcionar um espaço maior para as raízes capilares (de alimentação) aumentarem seu volume. Quanto mais raízes capilares tem uma planta qualquer, mais resposta há em relação a novas brotações, crescimento e desenvolvimento da planta, aumento na massa de folhas, etc. A saúde da planta, de uma maneira geral, fica definitivamente estabelecida, com um bom retorno incluso na situação do alporque, com uma resposta mais rapida.
Entretanto, como o envase nesse recipiente é recente, melhor então manter como está, ao menos até a proxima primavera. Nessa espécie, pela experiencia que tenho, quanto maior o recipiente de cultivo, mais rápidas são as respostas da planta às nossas intervenções, sejam elas desfolhas, podas, aramação, alporquias ou enxertias. Um aumento no sistema radicular proporciona isso.
Ao final do período de cultivo formador, estando a planta finalizada, podemos então efetuar o envase num recipiente de apresentação, ou seja, um vaso ceramico de tamanho, altura e largura compatíveis com o estilo desenvolvido e com a planta em si. Enquanto em formação, porém, como é o caso da sua planta, o ideal é usar um vaso de treinamento, ou qualquer outro recipiente maior que cumpra bem essa finalidade, dentro das caracteristicas e visando a finalidade que descrevi. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Seg Set 26, 2011 1:16 pm Assunto: |
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Bacana, vamos ver como ela vai estar na próxima primavera.
Eu gosto de vazos baixos, esse é o limite de altura que eu tenho, eu gosto disso pra mais baixo... Esse vaso foi ben caro por que é importado, porisso vou manter nesse vaso, ta no tamanho certinho pra ela, as raízes encostam em todos os lados do vaso... _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Dom Out 09, 2011 8:06 am Assunto: bonsai |
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Esse vaso pode ser caro, bonito e importado, mas é imcompatível com o tamanho da planta!!!
Por isso, minha sugestão é reduzir a altura da planta, via alporquia, o que irá melhorar tambem seu aspecto, vez que um formato reduzido irá proporcionar conicidade, corrigindo esse defeito no tronco atual. Pode retirar duas novas plantas a partir de alporquia realizada na area que demarquei em vermelho, na imagem abaixo:
Mesmo que a planta fique totalmente preenchida com folhagem densa, o defeito irá continuar, bem como podemos considerar como "defeito" tambem a sua insistência em manter a planta nesse vaso, que não tem altura, largura nem formato adequados, ainda que voce o considere "bonito".
Com a redução do tronco, considerando o corte no primeiro terço do tronco, poderá formar um estilo Hokidachi, que poderá então ser cultivado sem nenhum problema dentro desse vaso atual, vez que estará com uma altura e formato proporcionais a ele.
Infelizmente, nem sempre consideramos o formato da arvore ao escolher um vaso para cultivá-la. Temos que analisar bem esse aspecto, para que o resultado tenha proporcionalidade entre a altura e o formato, isto é, o estilo da arvore, adequando a planta ao vaso específico. Outra caracteristica importante a ser considerada é se a planta tem um aspecto "masculino" ou "feminino", escolhendo então um vaso de acordo com esse ponto, para que o resultado fique ainda melhor.
Se nos basearmos apenas no formato e na altura, sua planta está definida como Chokkan, o que pede um vaso retangular ou oval, de bordas baixas e com amplitude de area maior, para realçar o estilo, definindo-o e qualificando-o. Como se trata de uma variedade diversa de uma conifera, um vaso oval é bem melhor que um retangular, ainda que seja possível usar um vaso retangular com bordas ou com grafismo, isto é, desenho nas laterais, particularmente a frente. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Dom Out 09, 2011 9:26 am Assunto: |
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Se eu mudar o vaso eu posso manter a planta como esta? Eu gosto do formato dela, proporcionamelte o tronco esta perfeito para mim, nao gosto de troncos groços, esse é o limite pra mim... Nao fui eu que escolhi o vaso, eu fui na loja e lá ela me indicou esse vaso, no bonsai okuda. Entã im vaso oval mais baixo e mais largo? _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Seg Out 10, 2011 8:57 am Assunto: bonsai |
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Thomas, se o tronco não apresentasse essa protuberância no centro, indicando que nesse ponto há um inicio de conicidade invertida (quando o meio do tronco é mais largo que a base), o que pode acarretar um sério defeito à medida em que os anos passam e o cultivo se adensa, não teria nenhum problema em manter o tronco como está, em outro vaso.
Mas esse problema só tem correção com o corte que estou sugerindo, reduzindo o tronco na altura máxima da primeira linha, para que fique um tronco com conicidade correta(base larga que se afunila ligeiramente). Infelizmente, ainda que com uma massa de folhagem densa o defeito suma por um tempo, quando desfolhar ou no inverno quando as folhas caírem, o defeito irá continuar lá, no mesmo ponto e só aumentando com o passar dos anos. Por isso, minha sugestão é a melhor saída.
O bom disso é que voce poderá formar tres novas plantas a partir dos alporques que sugeri. O tronco principal, que é a base, poderá ser desenvolvida, deixando um galho apical crescer até chegar ao mesmo tamanho desse tronco atual, engrossando aos poucos, com o passar do tempo, adquirindo uma ótima conicidade e permitindo ainda que, com os galhos que irão brotar nele, voce forme um bonsai com mais qualidade técnica e beleza que esse daí.
Só que, para que isso ocorra bem, vc terá primeiro que fazer as alporquias, depois aguardar que a base emita novas e vigorosas brotações. Em seguida, na primavera do ano que vem, promover o reenvase da base em uma bacia plastica grande, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, onde deixará a planta crescer livremente, isto é, sem ficar podando os galhos apicais, para que cresçam sempre para cima, puxando a força da planta. Um desses galhos, o mais bem posicionado, será então escolhido eliminando-se ou reduzindo-se a altura dos outros, para que possa ser formatado como o novo tronco da planta.
Essa técnica dá ótimos resultados, em tempo recorde: em cinco anos vc pode ter uma planta cem vezes melhor que essa atual. Basta regar, adubar e deixar crescer. Não tem dificuldade nenhuma. Enquanto que se for manter como está, nem em mil anos conseguirá um bonsai de qualidade razoável com essa planta. Por que mesmo cortando todos os galhos atuais, deixando o tronco sem nada e trabalhando apenas com as novas brotações ao longo dele, ou seja, recomeçando toda a estrutura aerea a partir do zero, o problema da conicidade invertida no meio do tronco não irá sumir, nem reduzir. Pelo contrário, só irá aumentar ainda mais.
Considerando esse tipo de cultivo que estou sugerindo, veja um exemplo prático, em que a base é ligeiramente parecida com a da sua planta:
Nesse caso, o cultivador preferiu usar um escorredor apoiado sobre uma bacia (mamadeira), mas da maneira como sugeri tambem funciona bem:
Neste outro exemplo, foi feita até mesmo uma projeção, para um possivel continuamento do tronco, melhorando a planta:
Corrigindo o problema atual de sua planta, em uns cinco anos poderá ter em mãos um exemplar bem parecido com o da imagem abaixo:
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Thomas Eckert 4.o PASSO


Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
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Enviada: Seg Out 10, 2011 2:52 pm Assunto: |
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O Acer eu posso retirar totalmente a casca ou devo deixar uma ponte? Posso usar telha moída em vez de vermiculita? Devo retirar cerca de 4 cm da casca? _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
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Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
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Enviada: Seg Out 10, 2011 3:56 pm Assunto: |
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Acompanhando! _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
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nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
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Enviada: Ter Out 11, 2011 8:26 am Assunto: bonsai |
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Thomas, o anelamento, isto é, a retirada da casca deve ser total, para que resulte melhor. Geralmente, cortamos um segmento de casca que tenha de altura a medida da circunferencia no ponto de corte, mas isso é muito relativo, pois alguns preferem fazer ou maior ou menor esse corte e retirada da casca.
O certo é que após retirar a casca, escave um pouco a madeira, desbastando para retirar um pouco do cerne mais duro, o que irá garantir melhor o resultado. Antes de cobrir, aplique uma camada de solução enraizante no local, cobrindo em seguida com musgo esfagno previamente umedecido em solução enraizadora, prendendo-o no local com um pedaço de plastico transparente, amarrando com barbante a parte inferior bem mais apertada que a superior. Faça furos com a ponta de uma tesoura, para permitir uma oxigenação e garantir tambem a drenagem da agua da rega diária, pois é preciso que o alporque se mantenha ligeiramente umido. Evite encharcar em demasia. Não volte a aplicar solução enraizante depois de fechado o alporque.
Para colocar o musgo, use como referencia sua mão:
O plastico transparente garante acesso de luz e calor solar na area bem como uma melhor visualização das novas raízes. Só corte depois que as raízes começarem a mudar de cor, passando do branco inicial para levemente marrom escura. Aí, então, estarão no ponto certo para ser retirado o alporque:
Veja na imagem abaixo, um galhinho de acer palmatum alporqueado, as raízes são brancas (linhas mais finas):
As novas raízes irão sair na parte superior do corte, por isso capriche nesse ponto na hora em que for aplicar a solução enraizante, antes de cobrir com o musgo e fechar com o plastico. Veja um exemplo disso na imagem abaixo:
Após retirar o alporque, cortando na parte inferior ao ponto onde o plastico está preso, ficará um toquinho. Quando for plantar o alporque, retire o plastico, mas não remova o musgo, pois as raízes são frageis e precisam do musgo para se firmarem melhor, até que adquiram força e engrossem dentro do novo substrato onde for plantar o alporque. Depois de um ano ou dois é que irá então reenvasar, sendo que nessa oportunidade poderá cortar o toquinho com mais segurança, aplicando pasta selante no local.
Não há mistério algum, nem dificuldade nesse trabalho:
Alguns cultivadores mais experientes preferem usar um vasinho plastico, cortado no sentido da altura, para prender o musgo e fechar o alporque. A desvantagem é que não é possível verificar o estado das raízes, a não ser abrindo o vasinho, o que implica em risco para danificar as frageis raizes. A vantagem está no fato de que podemos acrescentar substrato ao alporque, garantindo um maior volume de raizes. Nesse caso, fazemos o alporque nessa primavera e só iremos retirar daqui a um ano, ou seja na primavera do ano que vem:
Esse metodo é muito utilizado em grandes floriculturas, em que a quantidade de plantas é imensa e facilita a vida do pessoal que faz os alporques, pois não é necessário ficar fazendo controle mes a mes, a espera das novas raízes.
Prefiro o metodo do plastico, por facilitar a visualização e facilitar os cuidados necessários, além de permitir uma retirada mais tranquila. Para voce, que ainda não fez nenhum alporque, tambem é o metodo mais recomendado.
O musgo esfagno que utilizamos é aquele vendido para o pessoal que prepara cestas de café da manhã, sendo encontrável em floriculturas e afins. Antes de usar, corte com uma tesoura em pedaços bem pequenos, depois mergulhe em solução contendo hormonio enraizante (prefiro Superthrive), deixando de molho por uns vinte ou trinta minutos, tempo mais que suficiente para fazer o corte de anelamento e raspar o cerne. Corte primeiro o plastico que deve ter um pouco mais do dobro do tamanho da area de corte, tanto na altura quanto na largura.
Corte dois pedaços de barbante de algodão para prender as extremidades, fechando o plastico com mais força na parte de baixo que na de cima, pois é por essa parte que irá entrar agua da reta e oxigenio. Depois que prender, faça os furos, para facilitar a oxigenação nas raizes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
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