Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Debora B

|
Enviada: Dom Set 25, 2011 2:15 pm Assunto: Meu primeiro Jacaré |
|
|
Como ja sabem sou muuuuito iniciante no assunto.
Segue algumas fotinhas do meu BB ^^
Notas:
Quando eu peguei ele ele tinha muitos galhos retirei a maioria deles, e deixei apenas as pontas e alguns brotinhos(não sei se da pra ver). E como puderam ver, eu machuquei e muito ele na hora de tirar um galhinho que tinha "sobrando", li em algum lugar sobre passar pasta selante e na ausencia dela utilizar graxa de sapato(hã?), isso resolve mesmo, deixa um aspecto natural? seria melhor tirar o galho todo ao inves de tentar concertar o erro?
Eu esto pensando em fazer estilo Moyogi, acho que é o que melhor se adapta ao seu formato atual.
Estou esperando ele se recuperar um pouco para fazer uma aramação, não sei se é a melhor época.
Também estou pensando em dar uma diminuida nos "bracinhos" dele, to achando ele muito espalhado ainda mas tenho medo de matar ele.
Bom, espero dicas, sugestões e preparada para todos os puxões de orelha hehehe
Abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 9:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Debora, voce passou perto do caminho correto na condução da sua planta. A melhor época para implementar mudanças nessa espécie é justamente agora, na primavera. Apesar dos cortes já realizados, observamos que a planta retornou com vigorosas brotações, o que demonstra que a planta está saudável, portanto.
Dessa maneira, então, podemos continuar tentando melhorar um pouco mais sua aparencia, formatando algo dentro do estilo moyogi. Minha sugestão é fazer alguns cortes, além de uma leve aramação, para reposicionar o caule e o primeiro galho da direita. Com esse intuito, fiz algumas linhas de possiveis areas de mudança, que visam imprimir as mudanças necessárias. Trabalhei usando a terceira imagem (de cima para baixo), que a meu ver apresenta uma frente melhor:
Antes de promover as alterações que sugeri, porém, faça a retirada das pedrinhas brancas e do "matinho": essas coisas entopem o vaso, impedindo que voce tenha um controle visual melhor do solo, algo muito importante no cultivo de coníferas. Sem esses empecilhos voce poderá visualizar melhor o substrato, cuidando de que não promova uma rega muito excessiva, pois é recomendável evitar encharcar em demasia. Além disso, ao promover um cultivo em que a planta fique exposta ao sol o dia inteiro, que é o certo para essa espécie, o solo irá secar melhor, graças a uma maior ventilação.
Faça, tambem, alguns furos extras nesse vasinho plastico, nas laterais, para favorecer melhor o escoamento da agua da rega, bem como aumentar a oxigenação nas raizes, o que irá redundar em melhoria na planta como um todo. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Debora B

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 12:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Nicky,
Obrigada pelas dicas, vou ver se acho o arame hoje, dai faço essas modificações e espero amanha postar as fotinhas pra tu ver como ficou.
Abraços. |
|
|
 |
Debora B

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 6:53 pm Assunto: |
|
|
Eu não resisti! Diante das dicas do nosso colega resolvi por a mão na massa hehehehe
Segue fotos de tudo o que eu fiz:
Como estava no inicio e retiradas as pedrinhas.

A terra estava muito dura então "quebrei" ela com +/- 3 dedos de distância do tronco com muito cuidado para não quebrar nenhuma raiz junto, desmanchei a terra que tirei e misturei com um pouco de areia e terra preta que tinha aqui em casa.
Podei conforme o que eu entendi que Nick sugeriu.
Aramação, sei que sugerio mais pra baixo o galho da direita mas conforme eu fui pressionando devagar para baixo a casca deu uma partidinha proximo ao tronco, então creio que tenho que ir pressionando aos poucos,
Furinhos sugeridos

Ao fim do trabalho ele ganhou uma rega para ver se o solo drenou legal.
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 28, 2011 7:41 pm Assunto: |
|
|
Ficou muito boa a intervenção! |
|
|