FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajudas com meu primeiro Acer
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 26, 2011 11:15 pm    Assunto: Ajudas com meu primeiro Acer Responder com citação

Olá galera do fórum.

Comprei este acer, na intenção de fazer um shoin. Eu acho que veio lá do Carlos Tramujas mas não tenho certeza. Estou pensando em fazer um transplante nele, visto que está cheio de raízes por baixo. A época é propícia? Falo isso pq fiz uma caca com uma muda de Acer e perdi a planta.
Vou fazer o certo agora.

Frente

lateral 1

costas

lateral 2

com a mão para se ter um parâmetro

e vista aérea

Críticas e sugestões serão muito bem vindas.
O pessoal que tiver mais experiência e puder me ajudar, serei muito grato.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 8:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mc, certas espécies apresentam caracteristicas particulares, em seu ciclo vegetativo, que nós devemos aprender a conhecer e respeitar, antes de meter a enxada e desbravar.

Essa variedade de acer é a minha predileta. Seu cultivo é relativamente fácil, bem como é tambem facil formar lindos bonsai a partir de material bruto, como esse, em tempo relativamente curto, se comparada a outras espécies (como o pinheiro negro, por exemplo).

Ao adquirir uma planta como essa, é preciso estar atento a forma como ela estava sendo cultivada até então. Na maioria das vezes, algumas plantas crescem e são mantidas em areas cobertas com sombrite, ou então a area é aberta mas o clima é bem diferente do local onde residimos, sendo que as regas são mais intensas e continuas, bem como há um aporte regular de adubação, com materiais que ignoramos quais sejam.

Nesse particular, importante então que iniciemos o cultivo em nossa area atentando para isso, de maneira que a planta precisará, primeiro, passar por um pequeno período de adaptação, às nossas condições de cultivo principalmente, bem como ao clima em nosso viveiro, quase sempre bem diferente do que ela estava até então habituada. Isto posto, temos que providenciar a adaptação gradativa, para que a planta tenha respostas adequadas e mantenha-se saudável e com vigor, antes que empreendermos intervenções radicais nela.

Minha sugestão, então, é que voce mantenha a planta no recipiente atual, por enquanto, para que a planta não se ressinta muito e continue vigorosa, como aparentemente está. Entretanto, voce pode reduzir um pouco a borda do recipiente plastico, cortando-a até que fique nivelada com a superficie do solo. Dessa maneira, não irá acumular agua da rega e voce poderá visualizar melhor se a agua escoa bem, se o solo permeia a umidade e retem apenas o minimo necessário, drenando o excedente, o que pode servir de parametro para um controle na rega diária mais intenso.

Um solo drenante não é um ponto muito correto, pois o excesso de raizes capilares permeia a agua e a libera na mesma velocidade que um substrato com granulometria padrão. Isso significa que se o subsolo de sua planta estiver repleto de raízes e com pouco substrato, a agua da rega diária irá escorrer e fluir rapidamente pelos orificios drenantes, restando porém pouca umidade nas raizes. A função do substrato correto, com uma boa granulometria e na quantidade correta é justamente permitir que a umidade permaneça por um tempo maior nas raizes capilares, favorecendo-as.

Visualizando o substrato, com a retirada do excesso da borda do recipiente atual, voce poderá estar modificando-o um pouco, sem precisar reenvasar. Pode acrescentar um pouco de caco ceramico na superficie do solo, por exemplo, ou mesmo "limpar" um pouco de excesso das raizes que estiverem mais próximas da borda interna, cortando-as com uma tesoura fina e acrescentando o caco ceramico nessa area liberada, após retirar o excesso cortado.

Ao mesmo tempo que realiza esse trabalho, sugiro proceder primeiro a uma desfolha completa na planta, usando uma tesoura de pontas finas para cortar o pecíolo (talinho). Com isso vc poderá observar melhor a estrutura aerea, analisando com mais critério o que cortar e o que manter, e se há necessidade de proceder a um alporque para reduzir a altura da planta (caso mantenha a opção do shohin - leia xôrrim).

Sem a folhagem, é possivel analisar melhor não só a estrutura aerea, como tambem se os pontos de origem dos galhos está correta, ou se é necessário intervir para adicionar novos galhos em posições mais bem estabelecidas. Com o corte da borda do vaso e a planta nua, é possível tambem analisar com mais critério uma possível frente, o que irá abrir um campo maior e melhor em relação ao cultivo e a correta formação estrutural de sua planta.

Após cortar a borda do recipiente, faça uma limpeza leve na superficie do solo, usando uma vareta de bambu, removendo impurezas, gramineas e outros materiais, de maneira a permitir visualização do nebari, caso haja algum, bem como das raízes grossas ou ressaltos na base do tronco, caso tenham. Não use ganchos nem outro instrumento para fazer essa limpeza, apenas a vareta de bambu. Se não tiver, faça uma, que é bem simples de ser feita, com bambu ou madeira. O importante é cuidar de não danificar as raízes além do necessário. A limpeza não deve ser muito profunda, apenas o bastante para garantir uma boa visualização.

Se quiser, após realizar esses primeiros trabalhos, fotografe a planta marcando quatro posições distintas (use um papel numerado, de um a quatro), de maneira que podemos então ajudar na escolha da melhor frente. Lembrando que o que define uma boa frente é a amplitude da base, aliada ao melhor angulo de nebari, ao melhor aspecto do tachiagari, e não a estrutura de galhos. Isso por que, nessa espécie, os galhos podem ser reiniciados do zero, a qualquer momento, sem nenhum problema, seja através de novas brotações, seja via enxertia.

O movimento do tronco só é importante na escolha da frente quando pretendemos adotar determinados estilos. Então, o importante mesmo são os aspectos que ressaltei. Analisa-los com discricionariedade é que irá, de fato, permitir a escolha correta da melhor frente. E é a partir dela que voce irá definir todos os demais trabalhos necessários a serem realizados em sua planta, para garantir um lindo e expressivo bonsai, de qualidade técnica superior, como tem de ser. Aguardemos, portanto, as novas imagens de sua planta, desnuda e com a borda do recipiente reduzida, bem como com ao menos quatro posições destacadas, segundo seu critério, para uma analise mais detida e correta. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
blzounem

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Muito lindo seu Acer, pode falar aonde comprou e quanto pagou?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Nick.... Muitíssimo obrigado. Como vc disse, eu tb pensei na adaptação, pois de onde eu comprei fica sobre uma lona que deixa passar pouca luminosidade. Coloquei em um lugar onde vai tomar apenas 2 horas de sol da manhã. Ao poucos vou aumentando a exposição.

Vou fazer o que disse e postarei fotos aqui pra vcs analisarem melhor.
Grande abraço

Blzounen
Esta muda eu adquiri em um gardem na av dos bandeirantes, não me lembro o nome. O valor foi 29,00.

Abração
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito!!! Qual o tipo desse acer?
Pow gostei do preço, pena que por aki não achamos Acer, e pela internet eles metem a mão :/
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Renan Leite Gaigher escreveu:
Muito bonito!!! Qual o tipo desse acer?
Pow gostei do preço, pena que por aki não achamos Acer, e pela internet eles metem a mão :/

Renan... esta espécie se chama acer kaede buergerianun... tb chamado de tridente...

é muito legal... se um dia vier a Sampa dá um toque que eu te levo lá..

Abraço
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 7:15 pm    Assunto: acer Responder com citação

Legal, Mac!!

Estava afinzão de um Acer, agora já tem!!! Dá um tempinho para ela e logo logo comece a intervenção.

As 2 que adquiri nesse garden estão muito bonitas tb, um pessego anão e uma cereja do Rio Grande. Na real, não sei nada sobre essas espécies e tb não tenho os manuais explicativos. Vc tem algo que fale delas?

Grande abraço
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 7:54 pm    Assunto: Re: acer Responder com citação

Marcio Misso escreveu:
Legal, Mac!!

Estava afinzão de um Acer, agora já tem!!! Dá um tempinho para ela e logo logo comece a intervenção.

As 2 que adquiri nesse garden estão muito bonitas tb, um pessego anão e uma cereja do Rio Grande. Na real, não sei nada sobre essas espécies e tb não tenho os manuais explicativos. Vc tem algo que fale delas?

Grande abraço

Marcio...

Pior é que não sei muito não pra ser honesto...
Mas nós somos curiosos e aprendemos rápido..hehehehehehehehe

Agora é adaptar a bichinha....

Semana que vem eu desfolho ela e posto aqui...

Valeu...
abração
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Mc, tambem quero conserguir um acer, mas aqui é mais caro,em torno de cento e vinte. Vou procurar nas floriculturas e ver se consigo por menos
abraço
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2011 12:15 am    Assunto: Responder com citação

JAIR FLORES escreveu:
Mc, tambem quero conserguir um acer, mas aqui é mais caro,em torno de cento e vinte. Vou procurar nas floriculturas e ver se consigo por menos
abraço

Jair... que bica heim... caro mesmo... Jájá vc consegue uma planta num preço bom tb.... boa sorte.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 02, 2011 12:27 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal....

Fiquei meio assim em mecher logo de cara na planta, deixei ela exposta diretamente ao sol de 2 a 3 horas diárias. Vamos ver como ela reage.
Fiz o que o Nick sugeriu e as notícias não são as melhores.
Peguei um rachi desses de comida japonesa e cuidadosamente começei a limpar por cima. Minha supresa foi ver que o substrato é apenas terra preta (argilosa). Retirei aproximadamente 1,5cm e percebi que teria que escavar mais. Não quis me arriscar, afinal, tive que fazer alguns cortes como nosso amigo falou, pois as raízes davam a volta no pequeno vaso.

Dêem uma olhada como estava antes.

No mesmo dia fiz o procedimento e vejam como ficou.

Não fiz a desfolha na hora e só tive tempo hoje. Demorou heim! caprichei. Uma a uma, sem danificar galho nenhum. Está ai o resultado.

Agora com uma aproximação maior

Depois de quase duas horas e meia desfolhando.. hehehehehe.. Esse foi o resultado..

Agora, vamos ver o que vou fazer...

Mas desde já agradecido pelas instruções.
Abração
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 8:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mac, conforme solicitado, fiz minha preleção sobre como conduzir adequadamente sua planta. A melhor frente que escolhi pode não ser a mesma que voce tenha preferencia. É muito importante isso, pois ao contrário de voce, não tenho uma visão real da planta, e as imagens não apresentam, por melhor que sejam, a real aparencia atual da planta. Então, vá pela sua visão, ainda que adotando os caminhos que aponto, pois eles podem ser convertidos, independentemente.

O formato do tronco sempre deve prevalecer mas apenas depois de uma analise criteriosa da base. Geralmente, escolhemos a melhor frente observando o inicial do tronco, sua amplitude (maior largura na base), proporcionada pelo conjunto nebari/tachiagari. Só depois é que então analisamos o restante do tronco, adequando-o a essa primeira visão, se houver possibilidade para isso.

Como sua planta apresenta uma curva acentuada na parte superior da continuidade do tronco, sem respaldo de igualdade na parte de baixo, então é preferível trabalhar com duas frentes, ou seja, a da primeira imagem e a oposta a essa, para tentar ocultar um pouco esse movimento. Todavia, como postulei acima, sua visão pode ser outra, tendo a planta real, e sua escolha poderá recair justamente na opção de usar essa curvatura para formar um bonsai diferenciado. Não tem problema nenhum nisso, e de uma maneira ou de outra tal situação poderá ser convertida num ponto a favor dentro da futura construção aerea da planta.

Fica a seu critério então adotar ou não o posicionamento que sugeri. O mais importante é a sua percepção e a sua preferencia. Sempre.

Outras possibilidades de trabalho podem apontar na necessidade de se fazer um alporque no ponto onde a curvatura da segunda parte do tronco começa. Assim, o que ficar abaixo do alporque poderá ser convertido num shohin estilo hokidachi ou moyogi (dependerá do angulo do plantio), e a parte superior dará ensejo a construção de outra planta, em outro estilo tambem. Pode tambem fazer um alporque no meio da curva, ou ligeiramente um pouco mais abaixo, para usar esse movimento na construção de um moyogi mais interessante. Veja abaixo uma imagem dentro dessa possibilidade de trabalho:

Uma construção seguindo a orientação da primeira imagem, mantendo a planta sem cortes, pode seguir algo parecido ao da imagem abaixo (um acer palmatum):

Seja sua escolha uma ou outra, o importante é sempre realizar primeiro a construção correta do sistema radicular e nebari, para depois o aprimoramento dos galhos, que deverão sofrer redução visando o desenvolvimento sequencial (galhos primários, secundários, terciários e sobre esses, a ramificação fina). Todos os galhos devem ter conicidade e entrenós curtos, o que pode ser conseguido via poda sistemática, aramação e desfolha, bem como controle no uso dos nutrientes corretos (redução do nitrogenio ou supressão total, na mistura NPK).

Desfolhas só devem ser realizadas em plantas saudáveis, em pleno vigor, para corrigir galhos, facilitar o aporte e fixação de aramação, redução no tamanho das folhas (essa ultima, apenas nas fases finais de formação, nunca antes). Podemos desfolhar tambem como forma de auxiliar a planta durante o inverno, quando a desfolha natural nem sempre ocorre, por fatore climáticos adversos. Então, com o uso de uma tesoura de pontas finas, cortamos fora todas as folhas pelo pecíolo (talinho), deixando a planta nua.

Para densificar, isto é, aumentar a quantidade de folhas e aproximá-las do tronco, podemos tambem aramar os galhos dando a eles um movimento bem sinuoso, ainda que mais tarde tenham que ser cortados reduzindo seu comprimento, para uma correção (geralmente galhos terciários). O ideal, então, é sempre cuidar de manter os galhos curtos, para salvar os entrenós (mais curtos, maior densificação). Plantas novas, como a sua, portanto, deixamos os galhos alongarem-se bem, para então desfolhar, aramar e provocar, com movimentos sinuosos, a intensidade de novas brotações ao longo do galho, facilitando a densificação.

Bem, Mac, desculpe meu alongamento. Qualquer dúvida, é só retornar, aqui ou via MP, terei prazer em ajudar, dentro do meu limitado conhecimento. Se não souber a resposta, vou atrás e acho quem possa explicar mais e melhor, ok? Um abraço e boa sorte com seu acer. Não deixe de postar aqui a evolução, bem como mostrar o trabalho realizado nele a partir das dicas atuais. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Que aula!!!!!!!!!!!!!! Show de bola.... ou melhor.. show de bonsai...rs

Bom Nick... Como a planta está em um lugar novo, agora vou pensar somente na adaptação. Creio que em uns 6 meses esteja bem. Quanto ao transplante, acho que será feito no inverno que vem apenas. O que vc acha?

Abração
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 10:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mac, se voce morasse aqui no planalto central, onde o clima é do tipo deserto do saara, minha dica seria no sentido de aguardar para reenvasar apenas no período que voce cita. Mas voce mora num ótimo local para cultivar não só essa espécie, mas igualmente outras variedades de acer, como o palmatum e mesmo o negundo (acer com folhas variegadas). Então, aproveite que estamos na primavera e faça o reenvase agora, além dos cortes redutores que indiquei, para que sua planta possa estar indo bem desde já, recuperando e desenvolvendo-se dentro das condições e especificações que defini e ousei sugerir.

Não há risco, se voce seguir ao "pé da letra" as indicações de controle. Um abraço e poste as imagens da sequencia. Wink

Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2011 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza então...
Farei o transplante até o final da semana.... postarei as fotos..

Abração
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: