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ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira e Tuia Prata - Dúvidas
30.12.2011

 
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Autor Mensagem
Mandy_Guanasc



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MensagemEnviada: Ter Set 27, 2011 11:59 pm    Assunto: Cerejeira e Tuia Prata - Dúvidas Responder com citação

Tenho uma cerejeira e uma tuia prata, são novinhas eu acho (não sei bem, pq foram compradas em supermercado e não falava a idade), eu vinha fazendo podas somente das gemas apicais (até por medo de fazer besteira), então elas estão com a copa bem cheia, e acho que chegou a hora de replantar. Essa é a melhor época?

Eu estava eu pesando em podar um pouquinho a raiz e desfolhar a cerejeira para ter uma noção melhor e poder podar alguns galhos. Besteira?

Gostaria da opinião se devo plantar no escorredor para fazer mamadeira depois.

E também que me dessem sugestões de qual melhor estilo para elas.

O único problema é que não consigo upar as fotos no ImageShack. Tem como passar aqui as do orkut? Alguém me socorre
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 8:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mandy, um programinha que acho ótimo para carregar imagens é o PIKASA, distribuido gratuitamente no site BAIXAKI. Com ele, voce primeiro cria um album virtual no setor de fotos do Google, depois é só abrir as imagens que quer expor no forum, carregando primeiro no site de imagens do Google, depois clique sobre a imagem, copie e cole o endereço aqui nesse espaço, usando o icone acima onde aparece escrito "img". Abra, com esse icone, o espaço para colar a imagem a ser carregada. Depois, clique novamente no icone, para fechar o espaço. Em seguida, para testar se carregou corretamente a imagem, antes de clicar em "enviar", clique em "prever": dessa forma, se tiver cometido algum erro no caminho, poderá refazer tudo mais facilmente.

Eu uso apenas o PIKASA para visualizar, corrigir e enviar imagens para meu album na net. Apenas imagens que estejam na net é que podem ser carregadas para esse espaço no forum, de maneira que com esse programinha básico isso é muito simples e fácil de ser conseguido.

Em relação a suas plantas, antes de implementar qualquer mudança ou intervenção nelas, sugiro que voce as fotografe, mostrando ao menos quatro lados diferentes, e depois poste aqui mesmo, nesse espaço que abriu, para que todos possam estar visualizando e opinando a respeito, com maior segurança, evitando dessa forma que voce possa cometer algum erro irreversível ao lidar com elas.

Por isso, mantenha apenas uma rega diária, exposição solar o dia inteiro, e um leve aporte de adubação, que pode ser organica ou liquida, em porções reduzidas (uma colher de sopa para cada planta). Isso irá estimular as plantas, deixando-as mais saudáveis e aptas a suportar qualquer mudança que seja necessária ser realizada, depois da analise no forum, ok? Planta saudável, com crescimento vigoroso e novas brotações, são o ideal.
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Filipe Henrique
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MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

EU PREFIRO POSTAR NO ORKUT.
ele já padroniza o tamanho da imagem... depois de postada e com a imagem aberta e só clicar com o botão direito na foto, COPIAR ENDEREÇO DA IMAGEM e colar aqui emtre [img]endereço da umagem[/img].
pronto

abraços
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Mandy_Guanasc



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MensagemEnviada: Qua Set 28, 2011 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigada pela ajuda, Nickyfury e Filipe.
Tirei as fotos dos meus mausais e marquei com números os lados, assim fica mais fácil para vocês me ajudarem (eu acho).

Cerejeira











Tuia Prata

Não reparem na intrusa ali atrás.










Eu deixei os dois encherem bem para fazer as intervenções.

Desde já, obrigada a todos que responderem.
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nickyfury
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MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 7:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mandy, sua cerejeira está bem encaminhada, e como primeira providência sugiro que voce retire as pedrinhas brancas da superfície do solo. Elas não servem para nada, além de dificultar a visão que voce deve ter do solo, vez que se não cuidar adequadamente, com uma boa observação diária, minuciosa, a agua da rega pode comprometer as raízes, encharcando o solo em excesso, prejudicando o cultivo e colocando em risco toda a saude da planta.

Na sequencia, retire tambem essa erva daninha que cresce junto ao tronco. Ela pode até parecer "bonitinha", mas só serve para competir com a planta pelos nutrientes e umidade, comprometendo a saúde da planta, além de permitir o acesso às raizes da planta para insetos e fungos nocivos. Fora com ela, portanto!

Em seguida, faça uma desfolha completa na sua cerejeira, usando uma tesoura de pontas finas, cortando folha por folha pelo pecíolo (talinho). Assim, após a planta estar toda nua, fotografe novamente mostrando os quatro lados, para que possamos analisar melhor a estrutura aerea e indicar qual o melhor caminho quanto a futura estilização dela, ok? Além disso, sem folhas fica mais fácil aramar os galhos, se for o caso, bem como o tronco, se precisar tambem de arame condutor.

Quanto a essa outra planta, lamento dizer que não serve para nada. Na arte bonsai, essa espécie é uma das mais dificultosas, não só para iniciantes mas mesmo para bonsaistas mais experimentados, que aliás, sabedores disso, nem tentam trabalhar com a espécie. Vendida por comerciantes inescrupulosos como "bonsai", é uma pedra dentro do sapato, isso sim. Nada que voce faça irá impedir que mais cedo ou mais tarde ela seque todos os galhos e morra.

Parece um vatícinio terrivel para uma espécie que atrai como um imã a maioria dos iniciantes e leigos, que acreditam piamente que dê para se fazer um bonsai mais decente com esse tipo de "tuia". Mas é apenas a realidade. Se não quiser jogar fora, continue a cultivar como vem fazendo, mantendo a rega diária, leve exposição solar pela manhã, e um reduzido aporte de adubação organica. Ao cabo de algum tempo, verá que não há solução para ela, por mais que voce tente. Pode aramar, transplantar, podar. O resultado, ao final, será sempre de uma inutilidade tamanha que só tem maior o desanimo e o arrependimento de ter investido tempo, dinheiro, paciência e trabalho em algo tão inutil.

Essa espécie cresce e se desenvolve bem apenas em regiões de clima frio, o que não é o caso do Brasil, mesmo na região sul, onde costuma, vez ou outra, nevar. Por lá, tambem, o pessoal não usa essa espécie como bonsai. Preferem vender para o resto do país..... Laughing Laughing Laughing

Tuia azul, tuia prata, tuia limão, tuia holandesa.... é uma infinidade de tuia que só tem serventia para lenha mesmo. Invista em espécies que tragam um retorno mais certo e garantido: piracanta, serissa chinesa, carmona, resedá, bouganvillea (primavera), ulmus, pitangueira, jabuticabeira, aceroleira, ficus, celtis, acer burgerianum, mini cerejeira, caliandra, junipero chines (shimpaku), mini roseira, buxinho, dentre outras. São todas espécies mais fáceis de cuidar e de formatar, visando transformar mudas em um lindo bonsai.

Com todo certeza, ao escolher qualquer uma dessas plantas voce terá um retorno garantido, tanto no quesito monetário, quanto ao tempo, paciência e implementos necessários ao cultivo, como insumos (adubo, rega, defensivos), arame, etc.
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Mandy_Guanasc



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MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Coitadinha da tuia Laughing já dei ela pra minha vózinha plantar num vaso que ela tinha sobrando.
Pronto, deixei a cerejeira pelada e fotografei.













Nicky, desde já, obrigada pela paciência, franquesa e por toda a ajuda. Wink
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sex Set 30, 2011 8:04 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Não há o que agradecer. No forum, temos que ser sempre uns pelos outros, ajudando no que pudermos, com o pouco que sabemos, para que todos possam avançar por igual dentro da nobre arte bonsai. Só assim fazendo poderemos, qualquer dia desses, ter o bonsai nacional com a qualidade técnica superior que almejamos.

Senão vejamos sua planta: vc observa que os galhos estão bem formados, mas os entrenós, que é o espaço entre uma brotação e outra dentro de um mesmo galho, estão um pouco longos. O ideal é que eles sejam menores, o que garante uma ramificação mais interessante, pois irá possibilitar a construção de um galho primário, seguido por um secundário, um terciário e por ultimo da ramificação fina.

Com os entrenós curtos, conseguimos ainda um preenchimento melhor na densificação, que é a quantidade de folhas do galho, além de permitir tambem uma aproximação maior da folhagem ao tronco. Isso porque nessa espécie manter a folhagem afastada do tronco, ou seja, na extremidade do galho, deve ser uma coisa a ser evitada.

Como podemos melhorar isso então: o ideal é cortar os galhos com entrenós longos, reduzindo-os até a primeira brotação. Com isso, ganharemos a chance de que novas brotações irão surgir a partir do ponto na extremidade do galho, abrindo incluso bifurcações ou trifurcações. Com elas, poderemos ir definindo o galho, seguindo direção em zigue=zague (se mantermos apenas uma brotação e eliminarmos as outras), ou então ir reduzindo, via corte, as novas brotações, deixando-as curtas tambem, quando chegar o momento de fazê-lo.

Um bonsai até pode ficar parecendo com uma arvore na natureza, mas é preciso que nós nos empenhemos em construir, passo a passo, todos os galhos, para que isso possa de fato ocorrer, com a garantir de que o resultado seja, tecnicamente falando, o mais perfeito possível. Minha orientação para sua planta poderia ser apenas que voce cortasse todos os galhos, reduzindo o comprimento deles.

Mas é preciso fazer isso aplicando técnica correta de corte, para evitar danos aos futuros galhos da planta. A construção correta de cada galho importa para todo o conjunto, e é preciso determinados critérios a serem observados nesse sentido, para evitar erros que tolham esse caminho e atrasem a finalidade a que se propõe. Então, veja na imagem abaixo como corrigir, cortando exatamente e evitando erros.

A primeira parte de um galho, considerando seu nascedouro no caule da planta, é chamada de galho primário. Nele, iremos formatar a sequencia de brotações, construindo os galhos secundários e terciários, que nada mais são que as ramificações laterais do galho trabalhado:





De nada nos vale ter todo um trabalho de formação quanto aos primários, secundários e terciários, se não cuidarmos primeiro da sequencia de movimento do galho. Ora, na natureza, galho nenhum nasce e cresce totalmente reto em seu primeiro terço. Logo, no bonsai, tambem não poderemos fazer isso, sob risco de ficar muito artificial. Por isso, observe na imagem abaixo a comparação entre o galho errado e o galho certo, paqra aprender como executar corretamente a formação, desde o inicio, de um galho:



Eu falei sobre ramificação fina. Isso não significa galhinhos fininhos, mas sim o término do galho, a parte mais externa construída após as ramificações terciárias sendo então a continuidade destas. Se observar uma arvore na natureza, verá que o galho mais baixo é bem grosso, e vai paulatinamente afinando até suas extremidades, após dividir-se em vários outros, ao longo do caminho. O mesmo vale para o bonsai e deve ser rigorosamente buscado pelo cultivador, para que seu bonsai fique perfeito:



Esses resultados podem ser obtidos nessa espécie quase que só com o uso de uma poda, constante e regular, dispensando o uso de aramação. Mas nem sempre isso será possível, é claro. O uso do arame na formação inicial do galho, para dar-lhe um ligeiro movimento é de suma importancia, bem como o uso de arame para criar o "arcabouço" estrutural necessário ao posicionamento correto do galho dentro da planta. O formato da folhagem, contudo, deve ser perseguido, para não subtrair a beleza final do trabalho:



Um galho bem formado, visto de cima, é algo possível de ser obtido, se o cultivador atentar para a construção do galho desde sua fase mais inicial, reduzindo seus entrenós, desfolhando, aramando e podando com regularidade:



Observe na imagem abaixo, o resultado de um trabalho realizado dentro dos parametros que estabeleci aqui, tendo como referenciais as imagens que mostram as sequencias corretas de corte e de apresentação. Repare que se trata de uma planta decídua, mas que pode ser qualquer outra tambem, que tem galhos primarios, secundários, terciários e ramificação fina:



Como a sua planta, essa tambem adotou o melhor estilo para o tronco, que é o Hokidachi. Para poder atingir toda a plenitude que sua planta poderá alcançar, porém, será necessário que voce efetue um reenvase, utilizando como recipiente de cultivo uma bacia plastica, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura máxima de 10cm. A bacia, no caso dessa espécie, é melhor que o escorredor, pois irá permitir um aumento substancial no volume radicular, isto é, das raízes capilares, que são as finas raizes de alimentação.

Quanto mais raizes finas, maior a capacidade da planta de atingir um bom patamar de desenvolvimento, com um bom engrossamento do tronco e tripartição dos galhos, facilitando a formação das ramificações dentro de cada galho, aumento da massa verde de folhas, bem como permitirá um controle mais efetivo do cultivo. A tudo isso, some então um cultivo a pleno sol, rega diária e um aporte regular de adubação organica, a ser iniciada 45 dias após o reenvase. O substrato ideal deverá ser composto por pedrisco, caco ceramico, terra granulada, carvão, casca de pinus, todos os ingredientes em partes iguais, que irão permitir ótima aeração nas raízes, bem como uma correta e regular umidificação nelas, ensejando melhorias no crescimento da planta.

Estamos na primavera, então o replantio poderá ser a primeira providência a ser tomada por voce, juntamente com um corte efetivo no comprimento de todos os galhos, cuidando de fazer isso apenas até a primeira brotação (ou nó ou gema). Ao replantar, use um palito de bambu para remover toda a terra atual das raizes, deixando-as limpas e soltas. Replante então distribuindo-as o mais radialmente possivel, isto é, com raizes em toda a volta do caule, se possível. Pela imagem numero 1, observo que a planta está um pouco inclinada para a direita, então ao replantar corrija, deixando-a mais ereta.

Os galhos externos estão mais compridos que os internos, quando deveria ser o contrário. Mantenha apenas um galho interno maior, pois será o galho apical da planta (o que "puxará" o ápice para cima, ajudando a planta a crescer e engrossar o caule). Considerando a primeira imagem, teci uma area de possiveis cortes, a serem realizados cada um a cada ano diferente, isto é, a medida em que os anos forem passando, aumenta-se a area de corte, ampliando-a e distanciando do ponto inicial, para possibilitar uma correta construção aerea:



Pela imagem acima, observe que os primeiros cortes serão os mais redutores. Ano que vem, na próxima primavera, irá fazer o corte na altura da primeira linha. No próximo ano, na altura da segunda linha, e no outro ano, na terceira linha. Assim, e seguindo sempre o planejamento especificado pelas imagens aqui disponibilizadas, vc poderá construir, aos poucos e em uns seis a oito anos, um lindo bonsai de cerejeira. Wink

Se o tempo para fazer esse bonsai parece demasiado longo agora, vá fazendo mil e umas outras coisas tambem, além de trabalhar com outras plantas, ao mesmo tempo. Assim, a espera não será tão longa e o resultado será mais saboroso ao final. Wink
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Mandy_Guanasc



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MensagemEnviada: Sex Set 30, 2011 9:51 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, no começo fiquei perdida, mas lendo direitinho entendi tudo. Hoje mesmo ou amanhã já cuidarei de replantá-la. E o mais rápido possível buscarei novas plantas Laughing . Me encanta muito essa arte, é um prazer vê-las respondendo aos cuidados. Very Happy
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José Reinaldo
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MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, nicky. Mandy, descupa usar seu forum para tirar uma duvida.

Nicky, posso fazer o mesmo com jabuticaba, si não, por que?

Desde já obrigado.
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Isaac Newton
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Anderson Neuhaus
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MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Ta precisando de uma mamadeira para engrossar um pouco.
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Helio Mayer
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MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 5:53 am    Assunto: Responder com citação

A imagem é bem didática Nicky, mas... BONSAI CANNABIS??
De onde tirou isso? hahhaha
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"Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire
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