|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Out 05, 2011 11:36 pm Assunto: Duvida so Alguns Materiais |
|
|
bom pessoal eu moro num local onde ta dificil conseguir alguns itens para trabalhar como por ex: farinha de osso, TM, osmocote entre outros, então to procurando produtos q eu consiga na natureza pra me facilitar a vida aki, ja q comprar esses itens pela net fica muito caro.... vamos la entaão.
Cupinzero (não akele de barro, e sim akele q da nas arvores) vi q tem coloração forte e quem sabe ele num tem algum agente NPK bom né. alguem sabe se presta ou qual o principio ativo q ele tem?
pau podre. no sitio tem muitas torras podres no meio do pasto la, e é facil conseguir ate granular elas, ja fiz com alguns pedaços aki e depois de peneirado misturei ao substrato, oq deixo ele fofo e bem drenante, esse material e como uma buxa q segura bem a agua e não deixa o substrato compactar, mais num sei se tem efeitos colaterais, algum pode dizer alguma coisa a respeito? e tb em que area ele vai afetar a planta tipo NPK pra eu poder controlar melhor?
Esterco de Gado. 01 akele esterco seco e farelado q fica tipo fora do cural, ele ja e considerado fermentado? ou terei q molhar novamente e esperar alguns dias pra usar?
esterco de Gado. 02 pensei em enxer uma lata com o esterco e deixar 1 furo em baixo, e colocando agua em cima terei tipo e concentrado do esterco q chega sair meio verde, gostaria de saber se posso fazer isso pra usar essa agua como fertilizante? (no caso o esterco seco ali de cima)
NPK
Esterco de gado 0.40 0.20 0.44
duvida grande tb sobre como funciona o cauculo do NPK e quanto a planta preciza, tipo digamos q 100g do esterco de gado tenha akela proporção NPK ali dita, pra mim ter o mesmo efeito de 1 adubo tipo o osmocote 14-14-14 eu teria q usar uns 2kg? ou num importa a quantia vai da sempre a mesma quantia de NPK (oq inviabilizaria o produto) e quanto uma planta tipo uma pitanga de 40cm precizaria pra da uma boa florada e frutificada tipo uns 5-5-5 ou 50-50-50
humus. muita gente ja falo q ele e otimo e tals mais... qualquer minhoca serve? qual NPK dele? pra quais plantas e como utilizar normalmente?
esterco de galinha como curtir? ou posso pega akele seco la do galinhero e manda brasa?
sobre alporque, qual produto mais indicado para colocar em contato com a madeira para as raises sairem nele, buxa, casca de coco, buxa(akela q tem no mato), terra, esterco tipo de boi? material q enrola tem q ser escuro ou pode ser 1 plastico branco?, quanto tempo deve fica com o alporque? tenho q regar? com q frequencia? o material tem q ficar bem apertado +ou- ou não pode apertar?
bom acho q e so essa mixaria de duvida so... se num quiser responder todas sem problema... |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 07, 2011 7:43 pm Assunto: |
|
|
poxa pessoal num preciza responder todas. fala so sobre oq vc sabe... alguem ae .... |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sex Out 07, 2011 7:49 pm Assunto: |
|
|
Da uma olhada nesse link ai, derrepente te da uma luz.
http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
blzounem
Registrado: 22/08/11 Idade: 47 Mensagens: 51 Localização: Campinas-SP
|
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 07, 2011 8:41 pm Assunto: |
|
|
ele esplica como curtir o esterco de gado. mais como disse ali, akele q ta seco la ja farelado ja esta curtido? ou tenho q fazer o precesso de curtir?
blzounem escreveu: | www.obonsai.com.br ou www.idealbonsai.com.br vc encontra tudo que voce precisa a um preco acessivel |
o frete minimo pra minha região fica em torno de 18 reais oq quase dobra quase todos os produtos... |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sex Out 07, 2011 9:01 pm Assunto: |
|
|
SMART2, as vezes temos que investir alguns reais em nossas plantas, alem de manter a saúde e a beleza delas, a arte nos proporciona muita paz, nos faz observar mais a natureza, nos reeduca em questão a paciência...etc.Quem sabe essas coisas tão boas que o bonsai nos proporciona...pode estar futuramente nos evitando alguma doença causada por stress ou uns dias a mais de vida.As vezes gastamos com tanta coisa que não nos trás nenhum beneficio, que não é o caso da Arte do Bonsai.
Não pense que vai gastar, e sim investir no seu hobby, no seu lazer, na sua terapia...em uma arte milenar, em um ser vivo...alias...dois seres vivos...você e a planta.
Você é a única pessoa responsável pela saúde e beleza da planta que mantém confinada num recipiente, faça por onde dar...proporcionar o melhor para ela.
Todos nos temos compromissos e contas, poucos são os que não precisam se preocupar com isso, mas creio que o mínimo que pudermos fazer pelas nossas companheiras de dia a dia...é essencial!
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 4:21 pm Assunto: |
|
|
SMART2
Eu deixaria curtir mesmo estando seco, é melhor prevenir do que remediar né! Se não estiver curtido vai queimar a planta, coloquei esterco seco aqui em casa em uma cantoneira e queimou todas as folhas das flores que estavam lá, e depois tive de arrancá-las pois não se recuperavam mais. Quando o esterco não está bem curtido ele libera calor o qual acaba com as plantas.
Abraço! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 12, 2011 9:22 pm Assunto: Re: Duvida so Alguns Materiais |
|
|
SMART2 escreveu: | bom pessoal eu moro num local onde ta dificil conseguir alguns itens para trabalhar como por ex: farinha de osso, TM, osmocote entre outros, então to procurando produtos q eu consiga na natureza pra me facilitar a vida aki, ja q comprar esses itens pela net fica muito caro.... vamos la entaão.
Cupinzero (não akele de barro, e sim akele q da nas arvores) vi q tem coloração forte e quem sabe ele num tem algum agente NPK bom né. alguem sabe se presta ou qual o principio ativo q ele tem?
R: Não conheço!
pau podre. no sitio tem muitas torras podres no meio do pasto la, e é facil conseguir ate granular elas, ja fiz com alguns pedaços aki e depois de peneirado misturei ao substrato, oq deixo ele fofo e bem drenante, esse material e como uma buxa q segura bem a agua e não deixa o substrato compactar, mais num sei se tem efeitos colaterais, algum pode dizer alguma coisa a respeito? e tb em que area ele vai afetar a planta tipo NPK pra eu poder controlar melhor?
R: Nem pense em usar. Vai encher tuas plantas de fungo!
Esterco de Gado. 01 akele esterco seco e farelado q fica tipo fora do cural, ele ja e considerado fermentado? ou terei q molhar novamente e esperar alguns dias pra usar?
R: Tem que juntar água e deixar curtir por uns 30 dias.
esterco de Gado. 02 pensei em enxer uma lata com o esterco e deixar 1 furo em baixo, e colocando agua em cima terei tipo e concentrado do esterco q chega sair meio verde, gostaria de saber se posso fazer isso pra usar essa agua como fertilizante? (no caso o esterco seco ali de cima)
R: Pode usar, como no ítem anterior, agua (chorume)., depois de curtido. 100 ml de chorume para 01 litro de água, aí é só regar as plantas. Excelente adubo!
NPK
Esterco de gado 0.40 0.20 0.44
duvida grande tb sobre como funciona o cauculo do NPK e quanto a planta preciza, tipo digamos q 100g do esterco de gado tenha akela proporção NPK ali dita, pra mim ter o mesmo efeito de 1 adubo tipo o osmocote 14-14-14 eu teria q usar uns 2kg? ou num importa a quantia vai da sempre a mesma quantia de NPK (oq inviabilizaria o produto) e quanto uma planta tipo uma pitanga de 40cm precizaria pra da uma boa florada e frutificada tipo uns 5-5-5 ou 50-50-50
R: Smart, nem esquenta a cabeça com esses cálculos. Deixa que a planta se vira. Em se tratando de adubo orgânico é tranquilo.
humus. muita gente ja falo q ele e otimo e tals mais... qualquer minhoca serve? qual NPK dele? pra quais plantas e como utilizar normalmente?
R: O húmus, embora sendo bom para a planta, com o tempo ele compacta. Assim, se for usar, use bem pouco.
esterco de galinha como curtir? ou posso pega akele seco la do galinhero e manda brasa?
R: O uso de esterco de galinha deve ser muito comedido pois é muito forte. Queima fácil as raízes se não souber usar.
sobre alporque, qual produto mais indicado para colocar em contato com a madeira para as raises sairem nele, buxa, casca de coco, buxa(akela q tem no mato), terra, esterco tipo de boi? material q enrola tem q ser escuro ou pode ser 1 plastico branco?, quanto tempo deve fica com o alporque? tenho q regar? com q frequencia? o material tem q ficar bem apertado +ou- ou não pode apertar?
R; Pode usar, buxa, casca de coco, areia grossa, serragem, vermiculita, esfagno. Não use esterco! Plástico pode ser incolor ou preto. Deve ficar até começar as aparecerem as raízes amarronzadas. Se fechar o plástico em cima e embaixo, não precisa regar. Não é conveniente apertar muito.
bom acho q e so essa mixaria de duvida so... se num quiser responder todas sem problema... |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 10:01 pm Assunto: |
|
|
nossa helio vlw pelas respostas... vamos la então
o cupinzeiro q me referia erra desse tipo da foto ae.
o esterco entendi q terei q curtir por 30 dias mesmo sendo o q eu pego seco. né
quanto ao da lata posso proceder como me referi, porem somente com esterco ja curtido. né
me desanimei com o pau podre, ja ate usei em alguns mais depois dessa parei... realmente ele deixa a terra bem arejada, mais realmente terá fungos nela... talvez se deixasse num forno para esterilizar, porem recerio q se esterilizar o material perdera suas propriedades
o alporque tentei 3 nesse ultimo final de semana vamos ver no que vai dar, usei casca de coco bem desfiada e bem umidecia com tiamina (vitamina B1) 2 em acerola e 1 e amora.
uma ultima duvida, to com e estaca e 1 muda de amora + o alporque de amora no momento, e tão tudo frutificando, mesmo as estacas q acabei de plantar as gemas sairam 2 filhas e 2 frutas em kda e cada folha q sai, sai +1 fruta, Eu deveria retira-las né |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 12, 2011 10:32 pm Assunto: |
|
|
Smart, me parece mais um ninho de vespa!
Quanto a retirar os frutos do alporque e estaca........com certeza! A planta não pode gastar energia com frutificação nesse momento.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sex Out 14, 2011 10:31 pm Assunto: Cupinzeiro... |
|
|
Véio...
Assim esse cupinzeiro aí que vc falou e postou fotos, se não me engano, é de um tipo de abelha, de cor preta, que somente fica no alto das árvores...
Se realmente for essa de que falo, usar você pode pois é feita de terra mesmo, a abelha não tem ferrão...
O problema é conseguir chegar perto...
É que esse tipo de abelha não tem ferrão, mas se gruda aos cabelos de que ameaça o ninho...tipo, apenas uma abelha vai colocar vc pra correr, sem ferroar, quem conhece sabe...
Mas essa daí parece (eu disse parece!) não haver nenhuma...
Abraço e boa sorte!!! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
não e de abelha, eu sei de qual vc6 se referem, mais não e dessa.
e dakeles q ataka arvores e come madeira da muito em forro de casa, aki na região tem muitos na natureza, o material deles e escuro e por isso tenho uma suspeita q pode ser bom mais num sei né, errei feio no pau podre então pra errar pior nele num custa nada heiuheu...
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 11:39 pm Assunto: |
|
|
Smart, na dúvida, pegue um pouco, aperte bem com a mão para ver se esfarela, molhe e deixe uns dois dias para ver se não fica uma lama (creio que não!)
abraço _________________ Elio
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 12:12 am Assunto: |
|
|
certeza q não e feito com terra. e bem provavel q seja feito de farelos de madeira mais deve ter alguma coisa estra pra dar liga e virar tipo uma cola pra eles fazerem tipo tuneis... |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 11:44 pm Assunto: Terra de cupim |
|
|
Hummm...
E se for de madeira, ao entrar em contato com água será que não possibilita a proliferação de fungos também?
Socializa pra gente...
Abraço aí... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|