 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Jul 20, 2011 10:16 pm Assunto: |
|
|
Precisando de ajuda na estilização e cuidados da minha acerola, quem puder da uma ajuda agradeço muito. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 10:10 am Assunto: bonsai |
|
|
Pedro, em primeiro lugar proceda a uma desfolha completa, cortando fora todas as folhas com uma tesoura de ponta fina, no pecíolo (talinho) de cada folha. Isso irá permitir a voce visualizar a estrutura aerea, de modo a que possa então estar cortando o excesso de galhos, eliminando os que crescem acima e abaixo dos galhos primários, mantendo apenas os galhos laterais (um galho lateral, não os dois na ponta de cada galho principal, para orientar melhor a formação).
Feito essa seleção, resta agora aramar e dar aos galhos um movimento levemente sinuoso, harmonizando-os com o tronco. A condução dos galhos deve ser feita sempre observando uma regrinha básica: reduzimos o comprimento dos galhos, eliminamos o excesso de brotações neles, para criarmos um galho primário, vindo na sequencia um galho secundário, sobre este um galho terciário e finalizando com a ramificação fina. Veja alguns exemplos práticos desse tipo de condução:
[img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR04o6HVDaCGSG4PBagyBn60n4S9Ai18G0ezmWCZjdkEtgWjIbB&t=1[/img]
Os futuros galhos de sua planta deverão ficar mais ou menos parecidos com a imagem mostrada abaixo:
Parece dificil conseguir isso, mas é relativamente simples na verdade, se voce seguir corretamente as podas e fazer a aramação necessária à educação dos galhos. Um bonsai de qualidade é construído com um minimo de galhos, devendo então o excesso ser sumariamente eliminado, para facilitar o trabalho de formação estrutural. Com um minimo de galhos, não só fica mais fácil construir a planta de maneira adequada, mas tambem possibilita uma formação de galho como mostrado na imagem acima. Veja então o exemplo abaixo, que retrata o corte redutor, bem como as maneiras de eliminar o excesso de folhagem, dependendo da espécie. No caso da sua, como citei no inicio, o exemplo abaixo é o da direita no canto inferior da imagem:
Sem folhas na planta, corte todos os galhos reduzindo seu comprimento:
O objetivo: formar galhos primários e secundários:
Exemplo de galho primário:
Exemplo de galho secundário:
Exemplo de galhos terciários:
Com uma boa redução no comprimento dos galhos, bem como uma correta seleção dos mais bem posicionados, é possível que ao final do trabalho sua planta apresente uma formação estrutural adequada, parecida com a da imagem abaixo:
Galhos curtos, bem distribuídos ao longo do tronco, ramificação planejada, permite que ao final de alguns anos de cultivo vc possa ter em mãos um bonsai parecido com esse meu:
Com frutos, ficará ainda mais atrativo, não é?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 12:47 pm Assunto: |
|
|
Nicky para variar muito obrigado pelo post.
Como pedido já desfolhei minha acerola e as imagens seguem abaixo:
Achei interessante fotografar estas partes tambem:
Bom Nicky aí estão, se puder me ajudar a selecionar os galhos, porque aidna não confio em mim mesmo, outra coisa quando eu for podar sempre usando a técnica de cortar o galho a diagonal?
Grato amigo. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO


Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 8:31 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
.a
Editado pela última vez por Renan Leite Gaigher em Qui Jul 21, 2011 8:36 pm; num total de 2 vezes |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO


Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 8:32 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury que aula em mano, gostaria de saber onde você arrumou essa materia, para eu estar me aprofundando pq isso é uma das minhas grandes dificuldades nessa arte :/ |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 12:13 pm Assunto: |
|
|
Nicky tomei coragem e fiz eu mesmo as intervenções que você me mostrou nos post.
Critique.
Mais uma vez a ajuda de todos é fundamental. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
José Reinaldo 1.o PASSO

Registrado: 14/05/11 Idade: 46 Mensagens: 104 Localização: São Luis-MA
|
Enviada: Seg Out 10, 2011 10:35 am Assunto: |
|
|
Olá pedro.
Eu estava acompanhando seu topico, gostaria de saber como está sua aceroleira. Posta foto ai cara............ _________________ "Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."
Isaac Newton |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Seg Out 10, 2011 7:00 pm Assunto: |
|
|
José ta um pouco mal, fiz algumas podas erradas, vou esperar ela da uma melhorada e posto pra vocês. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|