FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cambuí yamadori < atualizado hoje >
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

caro amigo Nicky concordo com vc, mas acho que vc se enganou, pois esse topico eu abri a um mês e nosso nobre amigo Ricardo Paiva respondeu uma pergunta minha sobre o estilo HOKIDACHI com o exemplo de um cambui dele o qual tinha uma semelhança com o meu.

amigo Green eu achei essa especie com um desenvolvimento lento apesar de ser muito bela...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 7:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, peço desculpas por minha desatenção. Realmente, o tópico é seu. Embarassed Embarassed

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 7:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caro nickyfury não precisa pedir desculpas não, afinal estamos entre amigos e mais ainda todos juntos com um objetivo, conhecimento sobre uma bela arte... oque me diz sobre essa minha planta amigo?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 7:51 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, sua planta está indo bem, com uma recuperação vigorosa. Creio que o melhor por agora é aguardar que densifique mais, para então mais à frente, digamos no próximo ano, voce possa estar melhorando a distribuição dos galhos via aramação, formatando igualmente o ápice, para deixá-lo proporcional e harmonico com o resto da planta. Até lá, é manter o excelente cultivo que vem promovendo e intensificando a adubação organica. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado nickyfury, essa especie e demorada assim mesmo, para ter que intervir só daqui um ano? não entendi quanto a formatação da apice de que maneira eu teria que fazer para igualar??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 9:25 am    Assunto: bonsai Responder com citação

De fato, essa espécie tem um crescimento menos acelerado que outras, mas nada que seja tão diferente assim. Prova disso é que respondeu bem às suas intervenções e forma de cultivo, retornando com vigorosa brotação.

Em relação a minha colocação sobre a formatação e reposicionamento do ápice, há que considerar que na ultima imagem as brotações parecem estar todas posicionadas do lado esquerdo, fora do arco da curva. Isso estaria cem por cento certo se houvesse ao menos algo com que contrapor do lado direito. O ápice segue em sua culminância um pouco dentro desse mesmo formato, mas desalinhado com a base.

Para corrigir, será preciso então no próximo reenvase replantar inclinando um pouco para a esquerda, alinhando-o corretamente com a base, ao mesmo tempo que terá que redistribuir os galhos, via aramação, para criar proporcionalidade visual, isto é, galhos em toda a volta do caule da planta e não apenas de um lado dela. Alguem poderia, desavisadamente, achar que nesse caso predominaria o estilo FUKINAGASHI, varrido pelo vento, mas devo ressaltar que não, em virtude do excelente movimento do caule, que predomina e determina outro estilo de formação.

Com a inclinação do tronco reposicionando o ápice, a redistribuição dos galhos ao longo do caule, via aramação, o excelente movimento do caule será então melhor aproveitado, sendo o estilo ERETO INFORMAL (MOYOGI) o mais indicado para a estilização final. Claro, tal posicionamento sempre irá resultar da vontade do cultivador em seguir essa orientação. Poderá, ao cabo de determinado tempo, dada a uma maior densificação da planta, optar por outro estilo, sem nenhum problema. Mas apenas para esclarecer definitivamente o que escrevi anteriormente, é que fiz as ressalvas tendo o MOYOGI como estilo final.

Costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. O importante agora é continuar com o cultivo, preenchendo os galhos e incentivando novas brotações ao longo do caule, para favorecer a densificação da planta e quiçá obter melhorias significativas no próximo ano. Wink

marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Amigo nickyfury muito obrigado pela aula, vou tentar seguir a risca tudo que o amigo sugeriu, tinha em mente o estilo HOKIDACHI mas o moyogi valorizaria mais o movimento do caule.

ja aproveitando o topico alguem teria uma posivel projeção pois nessa arte não domino muito bem...
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 2:52 pm    Assunto: Atualizando... Responder com citação

Amigos estou atualizando este Cambui Só para mostrar as brotações que vierão, aceito Sugestões para a condução...

[/img]

Se alguem puder arriscar uma projeção agradeço...[/img]
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Aguardo opiniões sobre a condução dos Nobres amigos...
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

???
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 6:46 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio, ela tem um movimento muito bom no tronco...Então pensei q vc poderia fazer como ápice o segundo galho, abaixando o primeiro e o resto do tronco.Fiz essa projeção pra ilustrar minha ideia:

Porém, como o nicky falou, o melhor é esperar ela se recuperar antes de qualquer intervenção... Wink

Abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Mateus abrigado por responder.
Acho que seria essa a ideia, porem sera que conseguiria via aramação dar esse movimentos nos galhos pois a madeira do cambui é totalmente dura igual a da jabuticaba...
Mas vou esperar vai que alguem resolve fazer uma projeção para eu ter mais caminhos e alternativas para seguir...
Abraços..
Mateus
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

Aham...Tinha esquecido desse detalhe hehehe
Mas será q tem algum metodo pra madeira ficar mais maleável? Laughing
De toda forma, é sempre bom ter muitas opinioes pra ver qual o melhor caminho a seguir...

Abrçs!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio..

Uma das coisas mais difíceis de aprender na arte do Bonsai, talvez não seja nenhuma técnica e nenhuma manha e sim esperar... rs..

Como o amigo Ricardo Paiva e Nickfury falaram, o melhor é esperar ela crescer, por pelo menos um ano, e com uma boa adubação. Até porque suas raízes estão se desenvolvendo e depois desse tempo eu entraria com uma poda drástica mais baixa, para transformá-lo em um hokidachi que é na minha humilde opinião, o estilo mais apropriado.

Enquanto isso, aconselho que adquira mudas de calliandra, ficus, pingo de ouro, ulmus.. assim vc pode já ir praticando outras técnicas e aprendendo mais, deixando a bichinha esquecida por este tempo.

Aproveite para pesquisar bastante, ver vídeos do youtube. Aprende-se muito. Tem um tradutor no google, coloque lá por exemplo transplante de bonsai e coloque na saída em japonês e cole no youtube.. Cara.. vc vê cada coisa... Muito show mesmo.. aposto que vai gostar

Espero ter ajudado...

Grande abraço
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Valew amigo Mc, as especies que me indicou ja tenho um exemplar de todas e ja encaminhadas, porem olho para esse Cambui e vejo como esta descabelado ai ja viu né, fico doido só de pensando em passar a tesoura nele rsrsr.
Quanto ao estilo ainda não vejo um caminho para ele gostaria que todos contribui-se e desse seu pitaco para eu avaliar mas ta dificil rsrs
Vou aguardar mais opiniões abraços....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: