FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Macieira Ajuda
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Sáb Set 10, 2011 8:00 pm    Assunto: Macieira Ajuda Responder com citação

Amigos, eu tenho essa muda de maça que obtive por semente daquelas maças vermelhonas, variedade "red", como alguns chamam. Bem, faz uns 15 dias que eu transplantei pra esse vaso grande, pensando já no início da primavera e visando a um maior desenvolvimento da muda, pra ganhar mais calibre de tronco, nem cheguei a mexer no torrão. Acontece que ela ainda não soltou brotações, e olha que o tempo por aqui já esquentou bastante. Algumas folhas dela estão ficando avermelhadas, passando depois ao amarelo até cairem... enfim, queria saber o que os amigos acham, será que ela ainda está em dormência do inverno?

Seguem algumas fotos:

Uploaded with ImageShack.us

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2011 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém?
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

OLÁ,

Como está a maçã atualmente? Soltou brotações? Comprei uma a algumas semanas e está com bastante brotações novas, ao ler o fórum fiquei curioso com a sua!

Abraço.

Nicolau Copérnico
hsp
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2011 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Maça é temperamental, ao menos para mim foram, ja perdi tres (ja com uns tres anos comigo), sempre depois de podas e reenvases. Tome cuidado nos procedimentos, ela nao suporta excesso e nem falta de agua, rs.
Tenho somente uma sobrevivente, que nem mexo de medo, rs, mas ta bem no comeco diferente das que perdi.
Eu sempre podava as pontas dos galhos para bifurcarem, e coloque em uma mamadeira se quiser ter um resultado melhor com a base do tronco.
Abs.
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2011 10:55 pm    Assunto: Responder com citação

Luiz Arthur,

Ela já começou a brotar faz tempo, primeiro só em um desses três galhos/troncos principais, e a poucos dias começou a brotar em mais um também, o último dos três ainda não começou a brotação, inclusive as folhas tão meio avermelhadas, como se fossem cair, mas no geral ela tá saudável, só falta estabilizar as brotações na planta toda, eu acho.

hsp

Essa é minha primeira macieira que vinga, fez 1 ano agora em outubro que eu semeei. Quando eu reenvasei ela não mexi nas raízes, por medo de perder a planta, e também porque passei pra um vaso bem maior do que o anterior. Sobre a rega, não tenho feito com tanta frequencia, até porque por esses tem chovido bastante por aqui... mas obrigado pelas dicas, vou dar mais um tempo a ela pra começar a estudar o que fazer em termos de estilização e etc, até porque ela é bem nova.
outro abraço.
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2011 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Legal,

quando puder coloque fotos dela, para irmos acompanhando,

Abraço

Nicolau Copérnico
Pedro E M. P. Almeida

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Luiz Arthur

Assim que puder atualizo com novas fotos. Poste fotos da sua também pra gente ver como ela está!

Abraços!
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2011 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro E M. P. Almeida,

Segue a foto da minha macieira, a foto foi tirada em 01/10/2011, hoje ela está com três maçãs pequeninas, perdi a maioria das flores devido a ataque de pulgões que tive de utilizar defensivo para conter.

Quando fizer sol aqui tiro uma foto com as frutas, tá totalmente disforme deixei de podar e tem chovido bastante nos últimos dias por aqui, estamos quase virando sapos rsrsrs! Deu uma chuva de pedra feia também, por sorte estava em casa e recolhi os bonsai.

Abraço

Nicolau Copérnico
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:52 am    Assunto: Responder com citação

tenho algumas macieiras tbem, todas começaram de sementes retiradas de varias espécies, para mim de cada 10 ou 15 sementes que emitiram brotação apenas uma sobreviveu após 1 ou 2 meses devido a fragilidade da espécie. agora tenho 8 brotos de 10 cm +- esperando o replante! vamos ver no que vai dar!

estava pensando em mexer em uma de 45 cm que esta aparentemente grande para o vaso em que está, mas vcs me fizeram mudar de idéia! vou esperar mais um ano!

a macieira florida está com quantos anos? foi obtida através de sementes ou de estáquia?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: