FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

como adubar
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rodnovo

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 9:47 pm    Assunto: como adubar Responder com citação

Olá galera,
queria saber como que o melhor jeito de adubar e tal.. se tenho q retirar o bonsai do vaso e misturar na terra, ou apenas jogar por cima, ou enterrar um pouco.. gostaria de saber tambem se tem problema adubar agora pois meu bonsai esta passando pro um stress hidrico pois ficou sem rega por alguns dias mas parece estar se recuperando, n sei se adubaçao iria ajuda-lo ou prejudica-lo.

vlw ae qm puder ajudar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 19, 2011 10:15 am    Assunto: Responder com citação

rodnovo

Adubação é um assunto tão amplo, tantas vertentes... que vai ser difícil explicar em uma discussão. Depende da época do ano, do tipo da árvore, do estágio da árvore, do tamanho da árvore, do objetivo, do substrato, do vaso, ufa!

Procure no fórum que você vai achar muito assunto e muita discussão sobre adubação, orgânica, química, etc...

Se você está começando recomendo adubação orgânica, tipo TM+FO ou algum adubo líquido não químico.

Para a árvore em questão, espera um pouco ela se recuperar antes de adubar. Não sei quanto sua árvore sofreu, mas se perdeu muitas folhas, espera voltar uma brotação mais intensa (4 semanas eu diria).

Abraços
lubisomem01
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

normalmente só se aduba plantas saudaveis... espere um tempo ate o seu bonsai se recuperar para depois começar com a abudação ...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 7:54 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Adubar bonsai é o mesmo que adubar qualquer outra planta. É algo relativamente simples de se fazer, mas é preciso atentar para que a planta esteja saudável, com um bom crescimento/desenvolvimento, antes de fazer qualquer tipo de aporte de adubação.

Geralmente, recomenda-se usar matéria organica na adubação inicial, isto é, quando a planta ainda não é um bonsai pronto, formatado devidamente. Isso se deve ao fato de que para um bonsai considerado pronto, no ultimo estágio do cultivo, é preciso certa prática e experiencia, sob o risco de perder a estrutura aerea da planta, comprometendo-a pelo excesso de nutrientes.

Mas não parece ser o caso da sua planta. Como ela está debilitada, então melhor evitar adubar, pois o adubo não irá fazer com que ela se recupere mais rapidamente, pelo contrário, por menos que vc use em termos de adubação, poderá comprometer seriamente a planta, a ponto de perda total de material.

O ideal é manter uma rega leve, sem encharcar em demasia o solo, expondo a planta ao sol apenas pela manhã, evitando o sol forte da tarde, até que a planta se recupere bem. Digamos então que pelos próximos quatro meses vc mantenha a planta apenas dentro dessas condições que escrevi, sem adubar de maneira nenhuma, como nenhum produto. Se depois desse período observar que a planta está bem recuperada, com novas e vigorosas brotações, então poderá adubar levemente.

O adubo mais recomendado é uma mistura de um produto vendido no mercado a base de torta de mamona, juntamente com outro, a base de farinha de osso. A torta é rica em nitrogenio e a farinha rica em fosfóro. Em conjunto, eles realizam uma boa nutrição para a planta, o que poderá ser percebido pelas brotações repletas de folhas em toda a planta. A quantidade dessa mistura irá depender do tamanho da planta, bem como da grossura do tronco. Quanto maior e mais grosso, mais adubo será necessário.

Geralmente costuma-se misturar os dois componentes, adicionando agua contendo adubo liquido, com a finalidade de enriquecer ainda mais a mistura inicial. Prepara-se uma massa, enchendo então um copinho desses de cafezinho, descartáveis, perfurados antes no fundo, emborcando-o sobre a superficie do solo, sempre próximo da borda do recipiente de cultivo, longe/afastado do tronco. Uma planta de tamanho médio, digamos aí uns 30 a 60cm, com um tronco da grossura de uma caneta bic para mais, pode receber até uns seis copinhos desses de cada vez, sem nenhum problema.

Se não quiser usar o copinho, use então recortar fundos de garrafas pet de agua mineral (500ml), perfurando bem o fundo, ou então tampinhas de garrafas pet de refrigerante, fazendo tambem um furo nelas, para vazar a agua da rega contra o adubo e favorecer a lixivação (a agua irá levar o adubo para as raizes).

Ao preparar a mistura TM+FO+adubo liquido, o adubo liquido deve antes ser diluído em agua, geralmente uma tampinha do produto para cada 20 litros de agua. Adicione então a mistura aos ingredientes principais, fazendo uma massa firme, pastosa, que poderá ser colocada diretamente na superficie dos recipientes de cultivo ou então deixada "curtir": essa mistura, graças a farinha de osso exala um odor extremamente forte, que atrai insetos (moscas principalmente) e animais domésticos e silvestres, como passaros.

Use sempre proteção para as mãos, olhos e nariz ao manusear esses produtos, pois alguns são tóxicos. Pode-se fazer rolinhos com a massa e cortar em rodelas ou bolinhas, que depois de secas poderão ser então colocadas diretamente no solo dos recipientes, sem precisar usar copinhos ou contendores plasticos. A adubação deve ser realizada a partir da primavera, repetindo-se a quantidade a cada 45 dias, exceto no inverno, quando é suspensa.

Ao fazer o aporte de um novo adubo, sempre retire o excedente anterior, para não acidificar demais o substrato nos recipientes de cultivo (bacias, escorredores ou vasos). Essa mistura é a mais recomendada, devendo o cultivador iniciante evitar o uso de compostos quimicos, por terem um manuseio muito dificultoso, podendo acarretar perdas irreversíveis de material, quando usados de maneira desordenada e sem conhecimento técnico necessário. Pela mesma razão, evite usar tambem adubo tipo esterco animal, principalmente de aves, pois contem guano, que é um composto extremamente forte.

De olho no mercado consumidor, alguns comerciantes tem lançado produtos que dizem ser especialmente preparados para bonsai. Evite, que é o melhor remédio, pelo menos até aprender a usar o adubo corretamente. Fuja tambem de receitas prontas bem como de adubos para samambaia e similares.

Por experiencia própria, recomendo o adubo liquido FOSWAY, comercializado pela empresa Tecnutri. Ele é ótimo para ser usado isoladamente ou em mistura com torta e farinha, pois é inodoro e incolor.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodnovo

MensagemEnviada: Sex Set 23, 2011 10:26 am    Assunto: Responder com citação

po q bacana cara.. esclareceu bastante coisa p mim.. brigadao..

so tenho uma duvida. Eu gostei desse metodo de fazer bolinhas ou rodelas e colocar sobre o solo do bonsai... meu bonsai tem uns 4 anos, quantas bolinhas ou rodelas devo colocar pelas bordas do vaso? e qual a quantidade q devo usar pra preparar as massas de cada bolinha?

tenho os adubos de farinha e torta de mamona, e nas recomendaçoes existe dosagem pra plantas ornamentais, é essa dosagem q devo usar ou devo diminuir?

obrigado,
Atenciosamente.

PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 25, 2011 9:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sugiro que o nobre colega fotografe sua planta e depois poste aqui nessa pagina mesmo, para que eu possa analisar melhor e indicar uma proporção correta quanto a melhor aplicação de adubação, ok? Aguardo.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
rodnovo

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

ai vai as imagens da minha PITANGA que se recuperou de um estresse hidrico e esta com novas brotaçoes(tinha perdido a maioria das folhas) e tive q transplantala pra um novo substrato sem podar as raizes pois as podei a uns 2 meses atras porem errei na composiçao do substrato que estava muito compacto, dessa forma tive q trasplanta-la novamente.. portanto creio q nao seja uma boa ideia aduba-la agora.

e o outro é o meu SHIMPAKU, que aparenta estar bem saudável portanto seria o candidato a adubação.

o que você me orientaria fazer? e se for pra adubar qual a quantidade da Farinha de Osso e Torta de Mamona que devo usar para fazer as rodelas ou botar no copinho de café.. que foram as ideias que mais gostei.

atenciosamente,
Rodrigo.
rodnovo

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

rodnovo

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 9:12 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Realmente, melhor deixar a pitangueira em paz, enquanto ela se recupera do estresse, sem adubar. Só faça adubação então lá para o meio do verão.

Em relação ao shimpaku, minha orientação é no sentido de vc fazer uma boa limpeza nele primeiro, para depois adubar. Segure um galho qualquer entre seus dedos, na posição horizontal. Em seguida, usando as pontas dos dedos, puxe para cima e torça para que as acículas se soltem. Faça isso em todas as acículas que crescem na parte inferior e na parte superior do galho, seja ele fininho ou mais grosso. Ao deixar na horizontal, o formato do galho deve ser o de um lique aberto, o que irá facilitar remover as acículas.

Essa pinçagem nas acículas tem por finalidade abrir espaço entre elas para permitir a entrada de luz e calor solar ao interior, favorecendo novas brotações e reforçando as antigas, vez que com a luminosidade, haverá mais oxigenio circulando entre elas tambem. Locais fechados e escuros só atraem insetos e outros agentes nocivos, que prejudicam o desenvolvimento da sua planta.

Nas condições atuais, ao adubar, vc estará atrasando o desenvolvimento da planta, ao invés de estimular que ela cresça com maior vigor e apresente um verde mais exuberante e intenso nas acículas de uma maneira geral, aumentando a saúde de sua planta. Pinçar uma conífera, seja um pinheiro ou um junipero, é algo que devemos sempre estar fazendo, para garantir o sucesso do cultivo.

Veja um exemplo de limpeza por pinçagem de acículas na imagem abaixo. Repare como os galhos ficam mais leves e soltos, além de apresentarem espaços onde circula melhor o ar, a luz e o calor solar:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1538570/img_1538570_38390754_5?1223363075[/img]

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1505292/img_1505292_37905793_2?1293358055[/img]

Repare na planta que aparece na imagem abaixo. Ela recebeu pinçagem do excesso de acículas, brotando novas onde eram necessárias. Com o preechimento gradual, os galhos ficaram com outra aparencia. Veja como os galhinhos selecionados voltam-se para cima, para preencher visualmente o galho principal, dando volume e densidade ao galho. Isso só é possível graças a pinçagem:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1581231/img_1581231_39545138_0?1233470230[/img]

Nessa outra imagem é possível visualizar o arame usado pelo cultivador para reposicionar o galho e estabilizar:

[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/ab/f3/bonsaibunka2006/folder/1581231/img_1581231_39862190_4?1223362150[/img]

Depois que pinçar todas as acículas na planta inteira, aí aguarda umas duas semanas e começa a adubação. Use o copinho de café, cheio até a borda, emborcado em pelo menos cinco pontos dentro do recipiente onde está a planta, sempre próximo da borda. A cada 45 dias, repita, retirando primeiro o que tiver sobrado da adubação anterior, para não acidificar demais o solo.

A melhor mistura é torta de mamona + farinha de osso. Ao preparar a massa, ao invés de agua pura, use um adubo liquido bem diluído em agua (uma tampinha para cada 20 litros de agua). O melhor adubo liquido do mercado é o FOSWAY, da empresa Tecnutri. Eu uso e recomendo.

rodnovo

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 9:59 am    Assunto: Responder com citação

intendi, bem bacana..

so n intendi bem o que eh a acícula.. seria essa parte mais externa do tronco intao?

eu teria q fazer a limpeza desde o tronco ate os galhos menores?

teria algum video que você me recomendaria pra me ajudar nesse processo?

brigadao cara..

Atenciosamente.
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 14, 2011 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Acícula é a "folha" em forma de agulha, presente nas coníferas (apesar da minha professora de sistemática vegetal considerar que o Shimpaku tem folhas escamiformes em vez de acículas, por estas não possuírem forma de agulha).

Tava pensando em colocar um adubo de liberação rápida dentro de um coador de café, e amarrar este para que fique um saquinho. Claro que em 6 meses já vai ter começado a se decompor, mas acho que retardaria a liberação, quando um adubo de liberação lenta é necessário. Só uma ideia que me ocorreu. O quê acham?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2011 8:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Helio, idéia excelente essa de ensacar o adubo. O nobre amigo Elio, de Curitiba/PR, há muito usa esse recurso para dispersar o adubo que coloca em seus vasos e tem tido sucesso, então, mãos à obra.

Em relação as acículas do junipero, sua professora não está errada, mas temos que partir do princípio de que temos folhas em forma de agulhas para as coníferas em geral, que engloba tanto os pinheiros e piceas quanto os juniperos. A classificação que enquadra o junipero na categoria de uma conífera é que permite essa denominação de suas folhas (em forma de escamas, realmente) como acículas. E é por isso que, do mesmo modo que nos pinheiros, "pinçamos" as "acículas" dos juniperos.

Aliás, algumas variedades, como a Chamaecyparis gracilis nana, tem uma folhagem mais chegada para a caracteristica de escamas que o shimpaku, por exemplo, e até mesmo a maneira de retirar as escamas é diferente. Por outro lado, o junipero rígida, que os japoneses chamam de Toshô possui acículas duras e rígidas, mais parecidas com as dos pinheiros. O mesmo vale para o Junipero procumbens, nosso conhecido "jacaré".

rodnovo

MensagemEnviada: Sáb Out 15, 2011 4:01 pm    Assunto: Responder com citação

nickyfury,

comecei a limpar o shimpaku. estou retirando tipo uns "cascalhos" que ficam por fora do tronco dos galhos que saem facilmente deixando o tronco com um aspecto parecido como oq vc mostrou do shimpaku na foto anteriormente. isso funciona ate chegar nos galhos menores mais moles, que começa a ficar dificiu dexa-los totalmente limpos.. quando vai chegando pra perto dos galhos moles com folhas possui umas estruturas escuras tipo em forma de escama, bem pequenas.. nao estou conseguindo tirar totalmente essas estruturas mas perto das folhas nos galhos moles..

tem tambem umas "bolinhas" que saem facilmente ao percorrer de todo o tronco do shimpaku e parece q nas fotos que me mostrou as plantas tao sem isso com o tronco mais liso.. gostaria de saber se eh melhor tirar tambem essas "bolinhas" que ficam mais sobresalentes..

conto com a orientaçao
atenciosamente.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 16, 2011 7:33 am    Assunto: bonsai Responder com citação

"Cascalhos e bolinhas"? Sinceramente não sei do que voce está falando. Que tal fotografar e nos mostrar do que se trata, para que eu possa então esclarecer se vc continua a retirar esse material? Shocked

A minha idéia de "limpeza" é retirar, "pinçando" com as pontas dos dedos, as acículas, para reduzir o volume e permitir uma boa aeração nos galhos, além de permitir maior incidência de luz e calor solar, que contribuem para deixar a planta mais leve e saudável. Rolling Eyes

Não sei sobre o que voce se refere ao dizer que fez essa limpeza. Então, fotografe, mostre em "close up", isto é, uma imagem bem aproximada e nítida, para que possa estar verificando do que se trata e dizer se deve continuar ou não. Shocked

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: