FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticabinha
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 10:04 am    Assunto: Responder com citação

João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Acho que exagerei na pode de raiz e ela veio a óbito.

At.

Lembrando João que a quantidade de raízes deve ser proporcional a copa da árvore. No seu caso, acredito que se tivesse feito uma poda na copa, proporcionalmente ao tamanho das raízes, mesmo tendo cortado-as demasiadamente, teria uma chance maior de recuperação.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lucas da Silva e Silva

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

O importante é nao se desmotivar. Eu to aprendendo isso agora perdi uma pitangueira que plantei desde semente... Bola pra frente! Very Happy
"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nitiren Daishonin)
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Lucas da Silva e Silva escreveu:
O importante é nao se desmotivar. Eu to aprendendo isso agora perdi uma pitangueira que plantei desde semente... Bola pra frente! Very Happy

Sou iniciante (um ano apenas) e graças a Deus ainda não perdi nenhuma, mas é isso aí mesmo Lucas, bola pra frente!
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 2:30 pm    Assunto: Responder com citação

Que pena, mas faz parte, aprendemos com nossos erros para não cometer novamente no futuro.

Quando podo raiz geralmente me limito a retirar 30% das mesmas, no seu caso parece que foi uns 70% aproximadamente, quando podamos raízes, é aconselhável podarmos a copa tb, para evitar que a planta perca líquido mas do que possa recuperar, ou seja quanto mais folhas maior a desidratação. Outra coisa que não gosto muito é retirar todo o substrato das raízes pois junto ao substrato existem micorrizas que são muito benéficas para a planta, mas se fizer isso, pra arrumar o nebari, é importante ficar borrifando água nas raízes para elas não secarem totalmente, um contato prolongado com o ar pode ter feito secar as poucas capilares que sobraram.Depois da poda de raiz deixar a planta na sombra por alguns dias , e ir gradativamente expondo ao sol, antes de deixar a sol pleno novamente, ou seja deixando alguns dias a meia sombra e sem adubação nenhuma, uma adubação agora poderia secar as raízes que já estão fragilizadas.

O que pode ter levado a sua planta a morte, deve ter sido a inobservância de um, ou mais desses detalhes, como já foi dito o importante é não desanimar, mas aprender com os erros.Abraço e sucesso.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: