|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andretanure
Registrado: 08/08/11 Idade: 34 Mensagens: 56 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Sáb Out 15, 2011 10:50 pm Assunto: Serissa chinesa - Dúvida |
|
|
Olá pessoal.
Já ví que em algumas espécies nao é recomendado utilzar galhos de sacrifício, por isso gostaria de saber se a serissa chinesa é uma delas.
A técnica de utilizar galho de sacrifício no ápice da planta funciona bem com a serissa chinesa?
Quero dizer, deixar o ápice crescer muito para depois podar é uma maneira eficiente de engrossar essa espécie, dando uma boa conicidade?
E galhos de sacrifício baixos, funcionam?
Já posto fotos da planta que me trouxe essas dúvidas.
Obrigado
Editado pela última vez por andretanure em Seg Out 24, 2011 6:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 6:31 pm Assunto: Fotos |
|
|
Como dito, seguem as fotos:
By andretanure at 2011-10-17
E então, compensa deixar aquele galho de sacrifício?
_____
Ganhei de um amigo (Wayne, da AGB) já encaminhada, mas aceito sugestoes quanto à estilizacão.
Apenas abaixei um pouco o primeiro galho, pois tinha a intenção de mostrar mais as raízes, mas mesmo assim ele ficaria um pouco acima do ideal (1/3 da planta), entao seria uma boa ideia mostrar mais as raízes?
Também falta tridimensionalidade, está sem galhos de fundo. Até as raízes estão em 2D.
Tentei fazer um enxerto de raiz (foto 03) para testar, se der certo faço mais para consertar o problema da raiz 2D.
Editado pela última vez por andretanure em Seg Out 17, 2011 8:17 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 6:39 pm Assunto: |
|
|
Bem, é isso, aguardo sugestões. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 3:27 pm Assunto: |
|
|
Acho que teu trabalho esta bom, mas a serissa demora um pouco para engrossar galhos e nunca tentei manter uma assim tão alta, mas ja tentei ate fundir dois caules mas não obtive um bom resultado kkkk.
Boa sorte e parabéns. |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 8:46 pm Assunto: |
|
|
E aí pessoal, será que tiro logo o galho alto? |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 6:03 pm Assunto: |
|
|
... |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 2:15 pm Assunto: |
|
|
... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 12:23 pm Assunto: |
|
|
Amigo, se minha esta planta eu faria a experiencia de manter o galho o mais alto possivel para tentar engrossar a base do tronco mas sou tbm iniciante por isto a usaria como laboratório.
Atenciosamente |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 1:17 pm Assunto: |
|
|
Eu concordo com o Djalmo.
A pesar de nunca ter tentado isso na serissa, acredito que dê certo sim. O que dizem sobre os galhos de sacrifícil se baseia só naqueles mantidos na base do caule da planta, que em algumas espécies, ao invés de engrossar o caule, criam um calo no ponto onde fica o galho, gerando assim um desconforto visual no expectador, isso quando não gera problemas com a conicidade. No entanto, os galhos que crescem para cima não geram esse problema, mesmo porque, se criar um calo, basta você cortar um pouco abaixo da protuberância que está resolvido.
Eu só aconselho a você, a pesar de manter o ápice em crescimento, não descuidar da copa mais em baixo, pois assim, quando cortar o galho de sacrifício, sua plantinha já estará melhor encaminhada.
Eu utilizo essa mesma técnica que você está utilizando em algumas das minhas plantinhas. Uma das minhas aroeiras já engrossou, passando da espessura de uma caneta bic para a espessura de um frasco de detergente líquido em 7 meses. Mas aliada a essa técnica, eu utilizei de uma boa adubação rica em nitrogênio e um vaso bem grande. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 8:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Pela minha experiencia com serissa chinesa, que cultivo tanto no chão quanto em escorredores, bacias plasticas e vasos, não adianta manter galhos de sacrificio visando engrossar o tronco. Para engrossar, só funciona chão e mais nada. Com uma boa rega diária, solo bem adubado, sua planta poderá engrossar bastante se ficar plantada no chão uns cinco anos ou mais. Durante esse tempo, vc poderá ir podando as brotações sempre constantes na base do caule e raizes, mas preservando os galhos atuais, deixando-os crescer livremente junto com a planta.
As brotações cortadas, sejam as da base quanto as da raíz, renderão novas plantas, bastando tão somente enterrar na areia, pois essa espécie é muito vigorosa, pega bem por estaquia. Bonsai feito a partir de estacas de raizes grossas rendem lindos trabalhos, vez que o raizame é bem vigoroso e funciona muitissimo bem se plantado na areia grossa tambem, via estaca.
Minha sugestão para sua planta fica então nesses dois caminhos: ou deixa como está, e passa para um vaso para educar como bonsai, o que renderia um trabalho interessante, pelo formato que ela tem, ou então passa para o chão, plantando e cultivando dentro dos parametros que elenquei acima, com um retorno sem data definida.
De qualquer maneira, vc pode ir desenvolvendo novas plantas a partir das estacas feitas com esse galho alongado do apice. Corte todo ele em seções de uns tres a quatro cm cada e enterre na areia. O enraizamento é coisa de no máximo 15 dias. Plante todos no mesmo recipiente e depois que enraizarem é só passar para vasos plasticos individuais. O melhor adubo é organico, a rega deve ser diária, sempre ao final da tarde. O cultivo é super simples, não tem mistério algum.
Para formatar e densificar os galhos, deixe crescer livremente todos os ramos do galho depois corte, deixando apenas um par ou dois de folhas em cada galho. Isso favorece a brotação lateral e a densificação, deixando a planta mais bonita, sem os espaços tão abertos quanto aparecem agora na sua planta. Com o uso dessa técnica de corte, veja o resultado que alcancei numa serissa que cultivo:
Essa serissa foi plantada inicialmente num vaso plastico preto médio, depois em uma garrafa pet, sem o fundo, enterrada até a metade no solo. Após quatro anos de cultivo, retirei tudo e separei as melhores raizes, que usei para envolver uma pedra de tapiocanga (dessas vermelhas, que temos no cerrado), enterrando todo o conjunto num vaso preto grande, por mais tres anos. O resultado pode então ser apreciado aqui:
A continuidade é cuidar de manter sempre a poda de manutenção, com os cortes nos ramos preservando sempre um par ou dois de folhas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 9:35 am Assunto: |
|
|
nickyfury,
Aproveitando o gancho, como é a taxa de crescimento dela?
Eu digo isso porque ganhei algumas de presente do nosso amigo Caio (que anda bastante sumido, por sinal), e estou analisando a melhor maneira de conduzir.
Um abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:04 am Assunto: bonsai |
|
|
Como escrevi, a taxa de crescimento é maior e mais intensa no chão que quando cultivada em recipiente, qualquer recipiente. Só que, no caso, rápida não significa um dia ou dois, mas cinco anos no minimo, para ter acesso a um material de maior grossura no tronco, altura da planta e permitir trabalhos mais compensadores.
Tal situação ficará sempre a critério do cultivador, pois podemos formar lindos bonsai mame e mini, com serissas finas e jovens, como podemos tambem formar bonsai maiores, como esse que mostrei enraizado na pedra. A espécie é uma das preferidas mundialmente, por ser um arbusto que se reproduz facilmente e rapidamente. Veja alguns trabalhos que julgo interessantes:
Se a imagem acima não aparecer, clique na imagem pequena nesta pagina:
http://bonsai.abusca.com/2011/06/10/floresta-ou-paisagem-penjing-yose-ue/bonsai-penjing-snow-rose-serissa-japonica-rubiaceae-2/
Lindas peças chinesas, expostas na bancada. Repare na densificação dos galhos:
[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2009/04/serissa-4.jpg?w=450&h=320[/img]
Um penging muito interessante e bem composto:
Bonsai mini a partir de estaca de raiz:
Repare na imagem abaixo, que as ramas foram "abandonadas", restando ao cultivador a tarefa de podar toda a planta (formada por varios troncos, uma floresta é vista como um bonsai unico), eliminando as brotações e mantendo apenas um par ou dois de folhas em cada galhinho desses que aparecem crescendo retos e altos, acima da camada densa da folhagem:
Cada um desses galhinhos pode render uma nova planta, via estaquia. O enraizamente ocorrerá em até 15 dias, o engrossamento irá depender de se no chão ou em vaso, sendo que no primeiro, uns cinco anos, e no segundo, dependendo do tamanho do vaso, até uns 10 ou 15 anos para mais, mesmo com adubação constante e rega diária. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:27 am Assunto: |
|
|
Obrigado, nicky. Vou plantar tudo no chão então.
Abraços. |
|
|
 |
andretanure
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:59 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Djalmo e Thiago.
Nicky, não tenho muitos posts no Fórum mas eu o acesso todos os dias, assim, já percebi que todos os seus comentários são verdadeiras aulas sobre o assunto proposto.
Creio que todos que postam suas dúvidas neste fórum tem a esperança de ganhar uma de suas aulas.
Muito obrigado.
Como moro em apartamento não posso plantá-la no chão, terei que manter no escorredor e mamadeira (o melhor que posso oferecer à planta por agora).
Cortarei o galho superior e farei inúmeras estacas. Acho a serissa chinesa uma bela planta.
Mais uma vez, obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 10:11 am Assunto: bonsai |
|
|
André, um amigo aqui em Brasilia, morador de apartamento como voce, conseguiu autorização para plantar algumas mudinhas de serissa no jardim do prédio. A intenção dele, óbvio, é bem mais que simplesmente enfeitar seu prédio, mas sim, daqui a alguns anos, ser "obrigado" a retirar as plantas mais grossas e replantar outras, mais finas, para continuar a manter o mesmo padrão exigido por esse tipo de cultivo em areas de condominio.
Não tendo essa "garantia", nada obsta que voce possa estar formatando plantas menores, em vasos pequenos, como o mini bonsai que ilustrei em minha colocação acima. Ele foi desenvolvido a partir de estaca de raiz, e é bem pequeno, como pode ver ao comparar com a caixa de fosforos ao lado. O vaso é japones, importado pela Nipon Bonsai. Mas os ceramistas nacionais, como o Izumi, o Sergio Onodera, dentre outros, estão produzindo peças pequenas para nos auxiliar nesse ponto. Sacada de apartamento, por menor que seja, sempre caberá uma ou duas dessas mini serissas, agregando beleza com sua linda floração.
Além disso, pode ser mantida dentro do apartamento por até cinco dias consecutivos, sem nenhum problema, desde que, findo esse período, volte para o sol, onde alterna mais uma semana ou duas, antes de voltar novamente para a sala de visitas. Eu costumo revesar as minhas, trocando por azaleas, carmonas, piracantas, resedás, jabu, pitangueira, dentre outras, todas mini bonsai, que vez ou outra mantenho por cinco dias dentro da minha sala.
Não é por ser mini que o bonsai deixa de ter valor, quer por sua complexa e técnica estrutura aerea, quer por sua beleza e de suas folhas reduzidas, flores e frutos que aumentam ainda mais o valor artistico da peça. Nem todos podemos ter bonsai gigantes ou de tamanho maior que o radinho de pilha, então é fazer o melhor com o pouco que temos e o espaço reduzido de que dispomos. O amigo que citei, aliás, provavelmente no ano que vem estará "resgatando" a primeira serissa que plantou no solo do jardim do condominio, com a incumbencia de replantar novas mudinhas no lugar. Tem shohin (25cm) a caminho por lá, com toda certeza.....rss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|