Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 6:13 pm Assunto: Há salvação? eugenia e buxinho |
|
|
Caros, neste meu primeiro tópico venho pedir ajuda. Achei estas duas plantas perdidas num viveiro e resolvi resgatá-las!! O preço era bom e os troncos relativamente grossos. Gosto muito de alguns bonsais que vi na net destas espécies e, como estou começando, estou com medo de ir metendo a mão e machucar minhas plantinhas.
E aí, o que acham? Tem conserto? quem quiser dar os palpites, sou todo ouvidos, e com a humildade que todo iniciante deve ter...
 |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 6:54 pm Assunto: |
|
|
Esse buxus tem muito potencial!!! pense com calma na hora de escolher a forma!!! acompanhando  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qua Out 19, 2011 9:32 pm Assunto: |
|
|
Caramba que lindas plantas, vc tem um ótimo material! Parabéns. |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 4:17 pm Assunto: |
|
|
Matsena, não só acho que tem salvação como escolheu belissimos exemplares.
Eugenias com troncos grossos não são fáceis de encontrar. Também tenho uma que fiz um trabalho de jin e depois posto a foto pra vc ver, apesar de não estar finalizada.
Uma coisa que eu faria e retirar um pouco de terra de cima para conferir se trata-se de uma planta de dois troncos ou duas plantas juntas no recipiente, e se assim for, voce pode separa-las e ganhar mais uma.
O buxinho achei fantastico o nebari e poderá ter diversas projeções possíveis. Vamos ver oque o pessoal sugere.
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 5:39 pm Assunto: Me animei |
|
|
Neste fim de semana já tiro a terra pra ver se são duas ou uma só. Que bom que as plantas tem salvação. Preciso mesmo é comprar as ferramentas, pois o que tenho feito aqui em casa é usar faca, um alicate comum e a tesoura de poda destas de jardim. Mas como são ruins!!! As ferramentas certamente farão muita diferença.
Abraço e obrigado aos que responderam. Espero mais sugestões. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 7:15 pm Assunto: Re: Me animei |
|
|
realmente esse buxinho é de fato um grande achado. Acompanhando!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 5:57 pm Assunto: |
|
|
E aí pessoal,
quanto ao buxinho, minha maior dúvida é como abaixar a copa, pra que eu aproveite o diâmetro do tronco. Mas como fazer isto semos galhos secarem?
Abraços e aguardo mais pitacos!! |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 8:59 pm Assunto: BUXINHO |
|
|
Matsena
olha foi um achado essas duas plantas, com certeza tem potencial .
os troncos das duas plantas ja estão formados,ja é meio caminho andado.
agora toma cuidado com o buxinho este ai acho que é mais milindroso.
logo o pessoal te ajuda ai com mais opiniões.
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 8:31 am Assunto: |
|
|
Pois é Marcelo,
estou com medo de perder o buxinho pois já sei que é melindroso.
Mas minha maior preocupação é arranjar um estilo pra ele, pois nunca fiz um bonsai. Vou fazer um curso em BH estes dias, lá no Morro Velho.
Espero que ajude.
Abtaço e obrigado.
Matheus |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 11:52 am Assunto: |
|
|
Olha, cara, já posso te adiantar que esse seu buxinho você pode abaixar ele sem problema, pois ele tem muitas brotações baixas. Não tem risco de perder a planta não. So que o que ocorre é que quando um galho fica totalmente sem folhas ele seca. Então, sugiro sempre cortar acima das brotações mais baixas, mantendo, assim, o máximo possível de folhas nos galhos podados. Você vai ver que quando você poda um galho nessas condições, ela começa a brotar para todos os lados.
Visando uma futura formação estrutural, para aproveitar ao máximo o potencial técnico da sua já bela planta, eu reduziria a altura de todos os galhos que já apresentam brotações mais baixas. Mas é difícil dar muitos pitacos assim olhando por fotos, pois não dá para ver quais são os galhos melhor posicionados e quais merecem ser retirados.
A princípio, observando a terceira foto de baixo para cima, eu podaria esse tronco da esquerda na altura do galho mais baixo, pois esse é o tronco mais fino e por isso é bom que seja mais baixo do que o outro mais grosso.
Nesse caso, como pude observar que esse galho não tem brotações em baixo, ele deve ser preservado como está para não secar. Mais pela frente, à medida que surgirem mais brotações, você vai abaixando ele com calma.
Vale ressaltar que uma adubação rica em nitrogênio auxilia na brotação. Os meus buxinhos brotam que é uma beleza ao longo do tronco e às vezes, quando eu perco algum galho (acontece às vezes de quebrar algum galhinho por imperícia), ele é rapidamente substituído por outro, às vezes, melhor posicionados do que o antigo.
Um forte abraço. |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 12:25 pm Assunto: |
|
|
Caro Thiago,
muito obrigado pela dica. Já vou providenciar o adubo. No caso a torta de mamona pode ser uma boa não é mesmo? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 1:18 pm Assunto: |
|
|
Sim, claro. É, aliás, o mais utilizado, pelo que reparei, pelo pessoal aqui do fórum, mas é comumente utilizado com a farinha de osso. Como eu te falei, eu não uso e, por isso, não sei te explicar exatamente a proporção. Mas se você der uma pesquisada na ferramenta de busca do fórum, vai encontrar muitas informações sobre adubação. |
|
|
 |
matsena

|
|
|
 |
|