|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Dom Out 16, 2011 11:23 am Assunto: :::piteco ::: |
|
|
Ola Galera...esse pitheco aquirir no inicio do mês de tanto azucrinar a vida do brother Leonardo liryo,rsrsrsr , o leo havia feito uma poda eu transplantei
para esse vaso pois ele estava na hr. mais não tenho um vaso adequado para ele, e gostaria da opinião dos nobres colegas sobre o vaso e possíveis intervenções visando melhorar o visual...desde ja agradeço a rapaziada..
 _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 16, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Caramba Rafael, o bixinho tah que brota heim!!!
Achei uma boa escolha de vaso para treinamento. Num próximo transplante escolha um vaso redondo ou oval um pouco mais baixo, optaria por um vaso azul ou azulado.
Como está o nebare? Fiquei curioso em saber!
Espere as brotações sem podas no momento, para uma nova seleção de galhos. A planta promete muito, ia até ficar com ela, desistí pois percebí sua ansiedade pela espécie.
Vai postando para acompanharmos.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2011 7:25 pm Assunto: |
|
|
Rafael e Leonardo, parabéns pelo excelente material!!
Quanto a cor do vaso, eu optaria por um marrom claro fosco... acho que ficaria mais bonito, mas a cor azul também não é de se jogar fora pois daria um ótimo contraste!
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 16, 2011 9:03 pm Assunto: |
|
|
valeu Pedro brigado...vou v se acho por aki no ES um nas cores citadas.. ae Leonardo
essa ft da pra ter uma noção do nebari!!!! abçs...
 _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 16, 2011 9:06 pm Assunto: |
|
|
Parece legal! Na parte de trás tem raízes saindo da mesma altura (radial)?
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 8:40 pm Assunto: tem |
|
|
tem sim, mais precisa trabalhar nele para melhorar um pouco mais ...abçs _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 7:37 pm Assunto: |
|
|
iaew brother.
otima aquisição, sem duvida é uma bela planta!
acredito que vc pode realmente valorizar ainda mais seu bonsai tratando com carinho e dando alguns ajustes.
Como se trata de uma planta já bem bonita, talvez vc ache conveniente vir a fazer as coisas que vou sugerir dak a algum tempo.
eu por exemplo quero modificar varias coisas em plantas minhas que já estão em vasos de bonsai, mas por ter poucas já envazadas, estou prefirindo deixar isso para quando alguns pre bonsai vierem para um vaso definitivo, assim tenho alguma coisa pra destrair os olhos, já que muitas vezes passo algumas horas olhando pras plantas. Talvez seja esse o motivo de enxergar tantos deifeitos nos meus bonsai.
bom, as sugestões são as seguintes:
uma poda mais severa nos galhos buscando ramificacaçõesmais proximas ao tronco, deixa crescer bastante até que os novos galhos engrossem um pouco menos que os já existentes e pode novamente mais acima, apartir dai então forma as ramificações segundarias e tercearias.
um alporque para diminuir o tamanho da arvore tornado-a mais robusta que tambem tem como objetivo eliminar essa parte de baixo do tronco que parece mais fina que a parte superior
segue um rabisco da minha ideia para a arvore:
lembrando que são mudanças muito radicais que vão tornar seu bonsai em pre bonsai outra vez, portanto é bom ponderar pra ver se vale a pena efetuar essas intervenções.
se opitar pelo alporque, use tambem um disco preso no tronco logo abaixo ao anel para melhorar a distribuição das novas raizes.
um nebari bem radial ajuda tambem na formação de uma conicidade.
vlwe
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 10:53 pm Assunto: |
|
|
Uma aula do Filipe. Show!
Se minha, não pensava duas vezes. Mandava ver, mas entr aí o gosto do bonsaísta dono da planta.  _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 10:45 am Assunto: |
|
|
Rapa show de bola em felipe....Mano vou pensar direitinho
e leva-la no próximo encontro.e quem sabe vc nao mete a faca pra mim
vou ver pq sinceramente me falta coragem , mais em relação ao nebari
ja vou fazer o que vc sugeriu e começar a trabalhar nele mesmo valeu pelas
dicas abração...  _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 4:47 pm Assunto: |
|
|
Caro Rafael, estou com algumas sementes de piteco e vou acompanhar tua evolução.
Por ora, acho que o vaso de treinamento que está é suficiente até que dê rumo ao estilo aéreo, uma vez que o tronco não possui e dificilmente haverá movimento.
Concordo com as projeções do Felipe, ficaram muito boas.
Abs _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 5:45 pm Assunto: |
|
|
blz,
faço com maior prazer...
passa a faca é comigo mesmo!
hehehehe
mas seria bom medir direitinho a altura que vc vai querer a planta pra assim definir com maior pericia onde deve ser feito o alporque.
vejo um grande potencial na planta e já que vai gastar algum tempo pra obter essas vantagens nas intervenções sugeridas, é melhor faze-lo dentro das regras de propoção e estilo.
altura deve ser de 3 a 5 vezes o diametro do tronco na base.
o vaso deve ter a altura de no maximo o dimetro do tronco.
em cima, 2 terços da arvore é copa, em baixo o 1º terço tronco. (para este estilo acredito que o 1º galho não necessariamente deve sair nessa altura, não tenho certesa mas tarde procuro)
rapaz, eu uso regua mesmo, sem vergonha!
imagino a altura da planta, meço olho... namoro bem a planta vejo outras possibilidades, desenho varios estilos com a planta em questão... isso costuma da resultado.
tempo gasto no planejamento é ganho na execução da empreitada.
claro que podemos burlar ou até mesmo quebrar n algumas dessas regras para melhorar a naturalidade do conjunto, mas é bom lembrar que elas retratam ceculos de arte e não existem por acaso, normamente são elas que deixam o resultado natural, pois foram definidas observando-se a naturesa.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 6:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Filipe, ótima sua projeção para essa planta. Ela realmente é o melhor e mais curto caminho para aprimorar a estruturação, retornando com brotações que irão favorecer uma construção correta dentro do estilo Hokidachi, atendendo aos três princípios básicos: proporção, harmonia visual e equilíbrio. Parabenizo o nobre colega pela excelência do projeto, incluso com uma finalização prevendo uma otimização no nebari.
Em relação ao vaso, importante ressaltar o aspecto de que geralmente fica fora das decisões e opiniões o fato de que ele é a ultima parte na construção do bonsai, vindo a ser requerido apenas quando o bonsai está finalizado. Todos nós, ao iniciarmos na arte, muitas vezes não nos apercebemos disso, apressados que somos em dar por findo nosso trabalho com a planta e expo-la à admiração de nossos familiares, amigos e colegas, buscando o "merecido" aplauso por nosso "fatigante" trabalho!!!
O mais acertado é considerarmos que, seguindo a linha delineada pelo Filipe, essa planta estará finalizada apenas daqui a uns 5 a 8 anos, no mínimo e com sorte. Então, ainda que possamos discutir muito sobre os resultados a serem alcançados dentro da estilização proposta, podemos quando muito apenas pedir opinião sobre vaso qual seria o melhor vaso a ser usado estando o bonsai finalizado. Há que contermos nossa impaciência e aguardar que a planta atinja sua plenitude para só então definir o recipiente que a conterá ao final do processo de cultivo.
O vaso de bonsai deve ser visto mais do que um simples suporte, pois ele é fundamental para complementar a estética do bonsai. Isso significa que a escolha inadequada pode perturbar a composição visual, subtraindo equilíbrio e proporcionalidade que a planta, após os anos necessários à sua locupletação, adquiriu à custa do muito tempo, dedicação e esforço despendido pelo cultivador.
Para escolher corretamente o vaso para essa planta, devemos considerar certos critérios, como o estilo, o formato, as proporções e as cores da planta, aqui importando a tonalidade de sua folhagem e da casca do tronco. O recipiente escolhido deverá fornecer espaço suficiente para o crescimento das raízes durante o intervalo entre as podas. O mais importante: nunca deverá chamar mais atenção do que a arvore.
Nesse caso, deveremos descartar vasos coloridos (como o azul, sugerido) ou com grafismos e desenhos, que geralmente são mais adequados para plantas floríferas e frutíferas. Bem, alguns sempre podem alegar que o pitheco emite floração e os invólucros de suas sementes "parece" um tipo qualquer de fruto. Certo, não contestarei isso, pois corresponde com a realidade. Mas, dentro de sua especificidade botânica, a planta não se enquadra como frutífera nem florífera. Logo, será inadequado o uso de vasos que contradigam esse parâmetro, ao menos dentro da concepção do bonsai de qualidade técnica superior, que é o resultado previsível, se seu cultivador seguir as sábias formulações estipuladas pelo grande Filipe.
Ao moldarmos uma planta, condicionando-a a um crescimento controlado, formatando dentro de um estilo específico que irá defini-la como bonsai, é sabido que nossa finalidade é transformar essa planta em uma arvore com aparência de mais velha do que na realidade é. Esse fator, antiguidade, pede vasos simples, em sóbrias tonalidades cor de terra, com leve variedade dentro desse tom, como o recipiente usado pelo nobre colega para treinamento, por exemplo.
Outro fator que usamos para determinar o tipo/formato do vaso é se a planta é feminina ou masculina. Esse caráter subjetivo, obviamente, não é uma regra estática e muitas vezes podemos "pular" sobre ela, mas quase sempre devemos levá-la em consideração na hora de escolher o vaso correto. Regras, mesmo quando não as seguimos ao “pé da letra” quase sempre prevalecem no final, principalmente se buscamos qualidade técnica em nossos trabalhos. Outra "regrinha" na escolha do vaso diz que, quanto ao tamanho, o comprimento do vaso final deve corresponder aproximadamente a 2/3 da altura ou espessura do tronco, o que for maior. E a altura da peça deve apresentar a mesma medida do diâmetro do tronco ou ser menor.
Por exemplo: se a arvore tem 30 cm de altura e sua copa é menor que 30 cm, a altura é a referencia. Se a largura da copa for maior do que isso, ela é a referencia então.
Muitas vezes ignoramos ou desconhecemos o aspecto que estabelece se o bonsai é masculino ou feminino na hora de escolher o vaso correto. Então vejamos a distinção entre esses dois pontos: bonsai masculino se caracteriza por sua força, expressa pela espessura do tronco em relação à altura da arvore e pela predominância de linhas retas, como um Chokkan ou um Hokidachi. O bonsai feminino, por outro lado, apresenta maior delicadeza de formas, seja pela presença de curvas no tronco, um Literato, ou pela existência de flores, uma azálea. Assim, bonsai masculino pede vasos retangulares ou quadrados, enquanto bonsai feminino requer vasos ovais ou redondos.
As regras, dizem, existem para serem “quebradas”. O bonsai tradicional se apega a elas para justificar o continuísmo. Muitos cultivadores, ditos “progressistas”, fogem delas como o “diabo da cruz”, mesmo dominando-as. Outros, no entanto, não as adotam simplesmente por que as desconhecem, e aqui vale então ressaltar a importância de se ter, ao menos, idéia de sua utilidade. Saber que, na atualidade do bonsai, os modernistas têm buscado posicionamento que chamam de “vanguarda”, incluso na escolha de vasos em formatos diferentes dos tradicionalmente adotados: piramidais, triangulares, hexagonais, pentagonais, formatos os mais diversos e variados. Onde encaixar o conceito masculino/feminino nessas formas diferentes? Boa pergunta!!
As cores também tem recebido o aval de bonsaistas de vanguarda, que adotam, por exemplo, um vaso triangular, de cores fortes ou em dégradé, com leves nuances ou matizados, para acondicionar um pinheiro negro de cento e poucos anos, com sua casca escamosa e tronco retorcido ou reto, um bonsai nitidamente masculino.... certamente, o que buscam eles não é expor o bonsai, mas sim causar perplexidade e assombro aos observadores, ou quem sabe, inovar, ainda que tal inovação fique restrita a uns poucos ortodoxos insatisfeitos...gosto, como se sabe é igual a pescoço: cada um tem o seu e não abre mão. rss _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 3:27 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Quero agradecer a vc Nick ao Felipe realmente vcs instrui de maneira clara e ajuda realmente a rapaziada como eu que esta iniciando na arte.a seguir de forma correta na formacao de um bonsai. Abcs. _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|