|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago Alves P Feitoza

Registrado: 08/10/11 Idade: 38 Mensagens: 15 Localização: Campo Mourão - PR
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 11:06 am Assunto: Juniperus horizontalis - Jacaré 12 anos o que fazer? |
|
|
Olá Amigos!
Ganhei esse exemplar de um amigo, o mesmo chegou para mim bem doente e com poucas chances de recuperação, mas acredito que até o momento está reagindo bem, mas infelizmente não havia trabalhado com pinheiro antes, então a ajuda de vocês e inevitavel. Sugestões e critícas.. Sejam bem vindas
 _________________ Somos o que somos pela vontade de não sermos o que poderiamos ser
Editado pela última vez por Tiago Alves P Feitoza em Sex Out 21, 2011 10:49 am; num total de 5 vezes |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qui Out 20, 2011 12:26 pm Assunto: |
|
|
meu a minha ficou assim e morreu, tambem quero saber o que poderia ser feito |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 3:48 pm Assunto: Re |
|
|
Kra, o meu está ficando assim também, está murchando, me disseram que o Juniperus Horizontales é assim mesmo, seca galho por galho e morre  |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 5:48 pm Assunto: |
|
|
falaram para eu coloca-lo no sol, mais nao adiantou.
ainda tirei com pinsa todos so galhos secos, mesmo assim nada
sua reguiao é muito quente? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 5:54 pm Assunto: |
|
|
Tiago, infelizmente está morrendo.
Pelo volume de ervas daninhas e musgo no tronco, é por excesso de umidade.
Pode tentar salvá-lo retirando desse vaso, limpar todas as raízes do substrato velho e de raízes morta e colocar em areia pura (areia grossa)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Tiago Alves P Feitoza

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 6:06 pm Assunto: |
|
|
Pessoal
É isso ai, vamos então seguir o conselho do Elio. Farei isso esse final de semana mesmo, e vamos tentar ajudar nosso amigo ai.. depois posto novas fotos para ver como ficou... obrigado a quem já ajudou e aguardo novas opiniões.. Valeu Elio.. t+ _________________ Somos o que somos pela vontade de não sermos o que poderiamos ser |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 7:05 pm Assunto: |
|
|
Elio,
por não ter muita experiencia com essa planta, ficaram as seguintes duvidas;
não seria arriscado d+ mexer nas raizes dela agora?
talvez um falso transplante, apenas a retirada dela desse vaso passando para um maior só com areia grossa, dimunuissão das regas e almento na exposição ao sol?
vc não acha que seira suficiente ou é necessario a retirada das raizes mortas?
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 21, 2011 8:40 pm Assunto: |
|
|
Filipe, quando uma planta está debilitada assim, seja por doença ou praga, muitas raízes já morreram e só aumentam a gravidade da planta.
Portanto, o melhor é "limpar" as raizes, SEM podar nenhuma que esteja bem, mas retirando as que estiverem pretas totalmente. Isso vale para todas as espécies.
Colocando na areia pura ela tem chances de se recuperar, a não ser que o problema seja vírus.
Contudo, quando uma conífera se apresenta já nesse estado, a morte é quase certa (é uma particularidade das coníferas).
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Tiago Alves P Feitoza

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Elio Obrigado pela ajuda! Fiz suas recomendações esse final de semana, retirei do vaso, cortei as raizes mortas, algumas estavam já em estado de decomposição e deixei o restante, apliquei um enraizador para auxilar no processo, fiz a limpeza do caule e dos galhos, e aumentei a exposição no sol para todo o período da manhã, depois posto umas fotos de como ficou. mas uma vez obrigado.
Felipe, obrigado pelas perguntas também serviram para aumentar um pouco mais meu conhecimento e fazer o processo sugerido pelo Elio com mais segurança. Valeu abração. _________________ Somos o que somos pela vontade de não sermos o que poderiamos ser |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|