|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 1:49 am Assunto: Poda aérea |
|
|
Elio, boa noite!
Mais uma vez venho solicitar tua ajuda...
Primeiramente aproveitei tuas dicas no substrato em dois juníperos, menores que esse.
Também vou trocar o substrato desse da mesma forma.
Entretanto, minha dúvida está nos seus galhos...
Vou usar fotos para exemplificar. Essa imagem mostra um galho entre 17 e 19cm.
Essa segunda imagem, mostra a continuação do galho.
Então. O junípero possui vários galhos mais ou menos do mesmo tamanho que saem do tronco principal.
Como, no geral, o junípero se recuperou mostrando novas brotações, pergunto se esses galhos devem ser podados.
Nessa terceira imagem para comparar, note as brotações começando...
Faço essa pergunta pois, embora há muitas novas brotações aparecendo,
a cor do junípero não está muito boa. Sei que se eu tirar totalmente os galhos,
deixando sem os "espinhos/folhas", ele não brota mais...e voltando na tua dica
anterior onde eu poderia tirar galhos velhos e feios, posso estar errado,
mas eu não deveria encurtar esses galhos, possibilitando à planta uma renovação mas vigorosa dos brotos?
Por outro lado, se eu podá-lo dessa forma, posso estar dificultando à planta engrossar o tronco?
Não sei se me fiz entender...
Como esse junípero creceu meio que "liberal", tenho baixado da net inúmeras fotos que me "abram a mente",
digo que me deem ideias de quais galhos deixar ou quais cortar...
Deduzo que as raízes dele se recuperaram muito bem...por esse fato, pergunto sobre as podas.
Com galhos menores ele tende a se recuperar de vez?
Sei que já me ajudou muito e têm dado certo...agora é hora de dar aquele plus no monstrinho rsrs
Abraço e mais uma vez, obrigado. _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 2:54 pm Assunto: |
|
|
Seph, eu não sou um profundo conhecedor desse Junípero, assim, seria cauteloso com a poda.
Veja, retirar galhos secos e feios, somente os que estão totalmente assim, sem brotação.
Os que brotaram, como vc mostra na palma da mão, é sinal que se recuperaram. As agulhas secas não voltam mais ao verde natural.
Como estão longos, com certeza terá que encurtá-los.
Temos aí 2 opções:
1. Só fazer isso no final do próximo inverno. Com isso esses brotinhos que aparecem no meio das agulhas velhas, crescerão vigorosos.
2. Podar os galhos agora, logo após onde haja novas brotações (novamente vendo os brotinhos na palma da tua mão). Podar uns 2 galhos a cada semana.
Como disse, não sou expert nessa espécie, assim, é vc pensar e escolher a opção.
Vamos ver se alguém com maior experiência nessa espécie possa ajudar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 3:24 pm Assunto: Valeu |
|
|
Obrigado Elio
Mesmo assim, entendo que o amigo possui mais conhecimento do que este que vos escreve. Vou preparar o substrato e aguardar algumas dicas do pessoal também...
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 25, 2011 8:15 am Assunto: Agulhas |
|
|
Bom dia!
Se eu retirar (pinçar) as agulhas secas que recobrem os galhos primário e secundário do junípero, bem como as agulhas secas entre as verdes eu prejudico a brotação do mesmo?
Agradeço a atenção! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 8:37 am Assunto: |
|
|
Seph
Também estou aprendendo sobre a espécie.
O que eu descobri é que o jacaré tem capacidade de brotação interna, assim, limpe as agulhas secas que vai ajudar nesta rebrotação.
Eu tenho pinçado os brotos novos, mas apenas os que saem da forma original, e tem reagido bem, ramificando no ponto de pinçagem.
Mas nada de tesoura, a não ser para os galhos secos.
Abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|