FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estacas de Goiabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 6:51 pm    Assunto: Estacas de Goiabeira Responder com citação

Pessoal, estou com uma tremenda dúvida...
achei algumas informações na internet a respeito de estacas de goiabeira.

1 - Até que calibre é possível gerar raízes?

2 - Posso deixar diretamente no sol ou precisa ser na sombra?

3 - Pelas pesquisas de internet vi que é preciso no primeiro mês colocá-la na sombra, alguém tem alguma experiência?

4 - Tenho algumas estacas comigo, elas estão na areia, mas depois de quanto tempo eu preciso por fertilizante de raiz ou alguma adubação?

Amanhã postarei fotos de algumas estacas que peguei...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 9:20 pm    Assunto: Re: Estacas de Goiabeira Responder com citação

AguiaR escreveu:
Pessoal, estou com uma tremenda dúvida...
achei algumas informações na internet a respeito de estacas de goiabeira.

1 - Até que calibre é possível gerar raízes?

AGUIAR, EU FIZ UM TRABALHO PRA FACULDADE SOBRE ESTAQUIA E LI Q NO CASO DA GOIABA ATE O DIAMETRO DE UM LAPIS, UM POUKO MAIS TBM, PEGA COM UM POUCO DE FACILIDADE, JAH CALIBRES MAIS GROSSO NAO TENHO MUITA CERTEZA MAS É POSSIVEL PODE DEMORAR MAS NAUM CUSTA TENTAR....

2 - Posso deixar diretamente no sol ou precisa ser na sombra?

SOMBRA COM CERTEZA, SE DEIXAR NO SOL A ESTACA PODERÁ SECAR E PERDER MATERIAL....

3 - Pelas pesquisas de internet vi que é preciso no primeiro mês colocá-la na sombra, alguém tem alguma experiência?

DEIXA NA SOMBRA NOS PRIMEIROS MESES APOS O ENRAIZAMENTO E A EMISSÃO DE FOLHAS, E DEPOIS GRADATIVAMENTE VAI PONDO ELA AOS POCO NO SOL. SOL DO COMEÇO DA MANHA E AO FIM DO DIA TBM....

4 - Tenho algumas estacas comigo, elas estão na areia, mas depois de quanto tempo eu preciso por fertilizante de raiz ou alguma adubação?

ESPERE ENRAIZAREM BEM, APOS UM 3,4 OU ATE 5 MESES. DEPOIS VC PODE COMEÇAR COM UMA ADUBAÇÃO ORGANICA, UM QUIMICO DE LIBERAÇÃO LENTA (NAS MINHAS ESTACAS EU COMEÇAVA COM UMA ADUBAÇÃO LIQUIDA BEM DILUIDA PRA NAO OCORRER QUEIMA DAS RAIZES)

Amanhã postarei fotos de algumas estacas que peguei...

ESTAREMOS NO AGUARDO...RSRSRS

Abraços

BOM É A MINHA PEQUENA EXPERIENCIA, ESPERO Q TE AJUDE UM POUKO... Wink

E VAMOS ESPERAR O EXPERIENTES FALAREM TAMBEM.... Rolling Eyes Wink

ABRAÇOS....

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

bom eu pessoalmente Não uso fertilizante em estacas e mudas novas, somente vitamina B1 q e o tal enraizador, no meu caso Tiamina, e para mudas ja formadas to comessando na esperiencia de ração animal, procurei todos os rotulos e achei 1 bem completa e com uma boa proporção de B1, (Ração de gato), mais como o mano ali disse so depois de um tempo...

pelo q sei para estacas e transplantes e muito indicado o enraizador, inclusive deixar a estaca de molho por 1 certo tempo (acho q e 1h num limbro) para depois plantar...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

RCasagrande,
velho muito obrigado pelas respostas! Very Happy
Tinha deixado as plantas na laje do prédio que moro para pegar o sol o dia todo, pensando que isso iria ajudar a planta, mas acabei de ir lá tirar e colocar dentro do apartamento! Razz

Amanhã colocarei as fotos! Very Happy

SMART2,
bem interessante essa sua opinião a respeito de utilizar ração animal e tal, mas penso eu que, se no mercado existem produtos próprios para plantas, pode ser que sejam o mais indicado, ou deveria Razz
Mas vale a pena saber dessas outras opiniões e eu vou levar em consideração, com certeza! Além do que, eu estou no início agora, estou cheio de estacas de plantas que acho no meio da rua e tal...

Muito obrigado galera!
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2011 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

D NADA ... TAMOS TODOS AKE PRA NOS AJUDARMOS UNS AOS OUTRO...
A QUESTAO Q O SMART DALOU EH UM PROADUTO DE BOMBA OS ANIMAIS E O NOSSO EXPERIENTE ELIO ESTA FAZENDO TESTES COM ESSES PRODUTOS PRA VER SE OS RESULTADOS SAO BONS AOS BONSAIS...

TAMO AI QUALQUER COISA EH SOH PERGUNTAR....

ABRAÇOS...

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 12:49 am    Assunto: Responder com citação

então, a algum tempo percebi q as mesmas vitaminas q nos necesitamos, as plantas tb consomem de forma meio diferente mais são as mesmas, ou pelomenos algumas delas, se vc ler la no rotulo a ração tem muita coisa nela. observe a minha...

enriquecimento por KG de produto.
nome da ração: Gatto (sabor Peixe)

VITAMINA A 10.000,00 u.i
VITAMINA B1 10,00 mg (essa aki eu sei q e o enraizador)
VITAMINA B2 8,00 mg
VITAMINA B6 8,00 mg
VITAMINA B12 25,00 mg
VITAMINA D3 1.200,00 u.i
VITAMINA E 70,00 mg
VITAMINA k 1,00 mg
Pantotenato de Cálcio 10,00 mg
Niacina 100,00 mg
Acido folico 2,00 mg
Biotina 0,50 mg
Colina 2.400,00 mg
Manganes 10,00 mg
Cobre 15,00 mg
Yodo/Iodo 2,00mg
Selenio 0,15 mg
Zinco 120,00 mg
Ferro 100,00 mg
Antioxidante 125,00 mg
Taurina 0,20 mg

e so isso ae, alem do material em decomposição né, como podem ver tem muita variedade de nutrientes e alguns q sabemos fazer bem a elas, como a B1, zinco, maganes etc...
ainda to testando tb, quem ja uso disse ser exelente para frutificação de bonsai's, tive meu primero problema com elas aki, como moro em zona urbana de cidade pequena, adubei a tardinha e no outro dia tinha 3 bonsai cavucado... gatos filhoas da P****.... fora isso disolve rapido, e barato, acha em qualquer buteco... aki na minha cidade ninguem conesse osmocote, farinha de osso e torta de mamona... so Quimico e esterco de galinha....
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 8:06 am    Assunto: Re: Estacas de Goiabeira Responder com citação

Aguiar, eu com minhas estacas costumo deixar a sombra a té começarem a brotar e quando estão com uma boa brotação é que começo a coloca-las no sol aos poucos para irem se adaptando. Quanto á adubação vigora o seguinte: sem folhas e sem raiz sem adubo até por que não tem como a planta o absorver a proporção que a planta lança galhos e raizes surge assim a necessidade de alimento, vai devagar e de preferencia com uma adubação organica como citou o Ricardo.
Espero ter ajudado!! abraço.
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

SMART2,
interessante isso!
Realmente quanto à quantidade de nutrientes é bem abundante, digamos assim! Mas como seria o processo? É só colocar os "grãos" da ração em cima do substrato e regar? Quantos grãos seriam?
Aqui eu ainda consigo encontrar a torta de mamona e a farinha de osso, é tanto que eu estou com algum pellets (acho que é assim que se escreve), só estou dando o tempo certo para colocar nas mudas, mas, quando acabar eu vou fazer alguns testes desse que você indica! Very Happy
Valeu mais uma vez!

Otoniel Santos,
pois é, como tinha dito, coloquei elas na sombra de novo! Razz
Pensei que sol fosse necessário, mas pelo visto não é!
A minha dúvida maior é que as vezes algumas plantas brotam suas folhas e tal, mas não significa que ela esteja com raízes ainda. Tenho uma primavera que peguei dois galhos dela, um coloquei dentro de uma garrafa com água, outro coloquei dentro de um vaso com terra para jardim, a que estava na água brotou as folhas beeem mais rápido, cerca de 20 dias a 1 mês, já a que estava na terra demorou quase 1 mês e meio ou mais. A que está dentro da garrafa d'água não tem raiz nenhuma, então suponho que a que está no vaso também não. Nesse caso como saberia o tempo certo para adubar? Acredito que numa terra dessas ela tenha alguns nutrientes ainda por um bom tempo, como vi Elio uma vez falando que se for plantada em terra, as estacas, poderiam ser adubadas após 6 meses aproximadamente. No caso de estarem em terra, tinha algumas outras primaveras que estavam em areia, sempre reguei da maneira adequada, chegaram a brotarem alguns olhinhos, mas depois ressecaram e morreram, e a planta apodreceu, perdeu a seiva (estavam no sol), mas a minha primavera no vaso de terra que está brotando passou pelo mesmo processo dessas que apodreceram (sol + rega). Pensei que fosse a necessidade de colocar algum adubo ou fertilizante para ajudar elas a desenvolverem suas raízes, pois a areia é estéril... essas estacas estão aqui no fórum neste tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19123&highlight=

Enfim... acredito que estou aprendendo bastante com essas experiências! Very Happy

Obrigado a todos!
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

então, tenho algumas esperiencias com estacas... ja perdi umas 10 de acerola e todas nesse sentido ae brota com poucos dias e depois de alguns dias muxa e seca, me falaram q e pq ela ainda tinha energia no tronco e so gasto ela e como realmente ela não crio raiz acredito q seja isso, aconteceu mesma coisa com 2 primaveras minhas mais essas ainda tão com o caule verde a +ou- 2 meses, acredito q ja ja elas brotem denovo...

AguiaR

quanto a ração, por ser considerado adubo organico, acredito q seja igual esterco de gado, dificil ter superdosagem, eu coloquei com base nakeles copinhos de cafe, tipo 1 ou 2 depende do tamanho do vaso e da planta... assim q vc rega ela ja amolece no com uns 3 dias ja tão quse todas deretidas, outra tatica q usei com adubo quimico foi misturar 1 quantia bem insignificante na agua da rega so pra da akele estra. tipo o meu aki e 1 10-10-10 vitalplant de misturar na terra (oque e imposivel com vasos pequenos) então eles recomendão coloca de 2 a 4 colher por planta, eu coloquei tipo 1/4 de colher em 2 litros de agua e reguei as plantas q deram pra regar com os 2L, tipo um pequeno energisante, e posso usar tipo 2 veses por semana, ja q nem considero como adubo, essa mixaria... mais no momento to usando a ração pra testes tb, e aconselho enterar-la pq os gatos num me deixam em paiz aki, toda hora tem 1 mexendo nas minhas plantas caçando a ração... Sad
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar uma coisa primordial em estaquia é cortes limpos. não deixe lascar eu corto com ferramente afiada e faço um acabamento com estilete depois passo cicatrizante. veja algumas das estacas de resedá.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19148&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 10:30 pm    Assunto: Responder com citação

Daqui a pouco a planta começa a latir cuidado hein!!!kkkkkk
Tem bastante gente utilizando ração animal "biriba" e tem tido bons resultados, porém temos fertilizantes e adubos próprios....Agora quanto ao Aminomix vamos esperar o Elio com suas experiências.
http://pedique.blogspot.com.br/
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 6:06 pm    Assunto: Responder com citação

Otoniel Santos escreveu:
Aguiar uma coisa primordial em estaquia é cortes limpos. não deixe lascar eu corto com ferramente afiada e faço um acabamento com estilete depois passo cicatrizante. veja algumas das estacas de resedá.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19148&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Disso eu já havia visto! Very Happy
Eu faço os cortes das minhas com uma tesoura de poda, ela muito boa, num corte único faz o serviço.
Por volta de agosto eu peguei alguns galhos e ponteiras de ficus retusa, aqui na cidade tem muitos, e fiz os cortes em diagonal com esta mesma tesoura e e várias das estacas pegaram! Wink
Coisa que eu estava ficando perturbado por não conseguir uma estaca de ficus, quando todo mundo dizia que ela era do tipo, VAI, QUE PEGA!
Hehehehehe

Agora fiquei com uma dúvida, colocando cicatrizante, ela consegue enraizar? Pode explicar? Razz

Mesmo assim, obrigado pela dica! Very Happy

Felipe escreveu:
Daqui a pouco a planta começa a latir cuidado hein!!!kkkkkk
Tem bastante gente utilizando ração animal "biriba" e tem tido bons resultados, porém temos fertilizantes e adubos próprios....Agora quanto ao Aminomix vamos esperar o Elio com suas experiências.

Hehehehehe! Pois é!
O pessoal comentou a respeito dos estudos de Elio... estou no aguardo! Wink

valeu também!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: