|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
carlos ita

Registrado: 04/06/09 Idade: 49 Mensagens: 87 Localização: Itajubá-MG
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 8:16 pm Assunto: pré de jabuticaba |
|
|
Tenho este pré de jabuticaba tem alguns problemas como a conicidade invertida por exemplo mas eu gosto muito do movimento do tronco.Gostaria da ajuda de voces,eu quero melhorar a ramificação e engrossar os galhos para ficar mais proporcional com o tronco principal,gostaria d
Uploaded with ImageShack.use saber oque fazer primeiro e o que fazer?[img][/img] |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 7:45 am Assunto: |
|
|
bom dia,
se quer ramificação e engrossamento... é plantar no chão ou mamadeira adubar e esperar... ela tendo espaço para mais raízes vai ter como beber e se alimentar mais para crescer =D
abraço _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Out 24, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Olha, a jabuticaba é difícil de melhorar a conicidade porque a alporquia é complicada, mas a enxertia pode ser uma boa opção. Eu não vou me aprofundar no assunto por pura falta de conhecimento, já que nunca fiz uma enxertia. Mas acredito que utilizando a técnica correta, não deva ser difícil alcançar bons resultados.
Quanto à espessura dos galhos, é bom deixá-los crescer bastante, pois um galho longo é obrigado a engrossar para sustentar o próprio peso. Galhos curtos, ao invés, não tendem a engrossar muito. Então, nesse sentido, creio eu que você deveria selecionar os galhos mas adequados à formação estrutural primária e deixá-los crescerem livremente até atingirem o diâmetro desejado.
Uma boa adubação regular e frequente também é crucial para que obtenha um bom resultado. Também deixo essa parte para os outros colegas comentarem, já que a contrário sensu da maioria dos bonsaistas, eu não utilizo osmocote, torta de mamona, ou farinha de osso, mas apenas adubo químico granulado, pois tenho maior facilidade de acesso a este.
Um recipiente de cultivo maior também se faz necessário, tendo em vista que a limitação ao crescimento radicular também importa numa diminuição do crescimento estrutural, ou seja, os galhos não tendem a crescer tanto, se as raízes não têm espaço. Então, aconselharia-te a adotar um recipiente maior do que este, como bem disse o nosso caro colega Lrgullo, adotando o chão ou a mamadeira. Pode, também ser usada a sempre citada pelo colega Nickfurry "bacia grande bem perfurada no fundo e nas laterais". A escolha cabe a você.
De resto, paciência é o melhor remédio.
Um forte abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|